Universidade da vida, ação racional e comunicativa de um líder de movimento social
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9796Palavras-chave:
Social Movements, Social Action Oriented to Values, Communicative Action, Extra-School Education, Leadership.Resumo
O objetivo primordial deste artigo é a compreensão das ações sociais desempenhadas por Lourival Soares da Silva, que se destacou por uma vida dedicada à militância nos movimentos dos trabalhadores rurais, atuando há vários anos como presidente da Associação do Assentamento Rio das Pedras, em Uberlândia. Para compreender e analisar suas ações, foi utilizada uma abordagem qualitativa, observacional e também entrevistas semiestruturadas, na perspectiva metodológica da história oral. O referencial teórico consistiu numa combinação da sociologia compreensiva de Max Weber, que tem como fundamento a compreensão da conduta humana dotada de sentido, mais especificamente a ação racional em relação a valores, com a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, centrada nas ações orientadas pelos acordos intersubjetivos que se revelam na linguagem e na comunicação. Conclui-se que os significados vinculados às ações sociais executadas pelo líder de movimento social sintetizam-se nas categorias baseadas nos valores igualdade, justiça, direito ao trabalho, diálogo, democracia e ação social coletiva. Além disso, esses padrões éticos e emancipatórios não se resumem ao seu aspecto finalístico, ou em seus resultados, mas, sobretudo no valor de um proceder cotidiano que está muito presente no imaginário dos movimentos sociais.
Palavras-chave: movimentos sociais, ação social orientada a valores, ação comunicativa, educação extra escolar, liderança.
University of life, rational and communicative action of a social movement leader
ABSTRACT. This article has as objective the understanding of the social actions performed by Lourival Soares da Silva, who stood out for a life dedicated to activism in the movements of rural workers acting for several years as president of the Rio das Pedras Settlement Association, in Uberlândia. To understand and analyze their actions, a qualitative, observational approach was used and also through semi-structured interviews, in the methodological perspective of oral history. The theoretical framework consisted of a combination of Max Weber's comprehensive sociology, which is based on the understanding of human conduct endowed with meaning, more specifically the rational action in relation to values, with Jürgen Habermas' theory of communicative action, centered on oriented actions by the intersubjective agreements that are revealed in language and communication. It is concluded that the meanings linked to the social actions carried out by the social movement leader are summarized in categories based on the values of equality, justice, right to work, dialogue, democracy and collective social action. These ethical and emancipatory standards are not limited to their finalistic aspect, or their results, but above all in the value of a daily course that is very present in the imagination of social movements.
Keywords: social movements, social action oriented to values, communicative action, extra-school education, leadership.
Trayectoria de vida, acción racional y comunicativa de un líder de movimiento social
RESUMEN. Este artículo tiene como objectivo la comprensión de las acciones sociales realizadas por Lourival Soares da Silva, quien se destacó por una vida dedicada a los movimientos de trabajadores rurales, actuando durante varios años como presidente de la Asociación de lo Asentamiento Rio das Pedras, en Uberlândia. Para comprender sus acciones, se utilizó un enfoque cualitativo, observacional y de entrevistas semiestructuradas, con base en la historia oral. El marco teórico consistió en una combinación de la sociología integral de Max Weber, que se basa en la comprensión de la conducta humana dotada de significado, más específicamente la acción racional en relación con los valores, con la teoría de la acción comunicativa de Jürgen Habermas, centrada en acciones orientadas por los acuerdos intersubjetivos que se revelan en el lenguaje y la comunicación. Los significados vinculados a las acciones sociales llevadas a cabo por el líder del movimiento social se resumen en categorías basadas en los valores de igualdad, justicia, derecho al trabajo, diálogo, democracia y acción social colectiva. Estos estándares emancipatorios no se limitan su aspecto finalista o sus resultados, mas sobre todo en el valor de un curso diario que está muy presente en la imaginación de los movimientos sociales.
Palabras clave: movimientos sociales, acción social orientada a valores, acción comunicativa, educación extra escolar, liderazgo.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). (2004). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes.
Baczko, B. (1985). A imaginação social. In Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional.
Cohn, G. (1999). Max Weber: A "objetividade" do conhecimento nas ciências sociais. São Paulo, SP: Ática.
Cohn, G. (2003). Crítica e resignação: Max Weber e a teoria social. São Paulo, SP: Martins Fontes.
Delgado, L. A. N. (2003). História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral, 6, 9-25. Recuperado de: http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=62&path%5B%5D=54
Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freitas, S. M. (2006). História oral: possibilidades e procedimentos. São Paulo: Associação Editorial Humanitas.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
Habermas, J. (1984). The Theory of Communicative Action. Vol. I. Reason and Rationalization of Society. Trad. Thomas McCarthy. Boston: Beacon.
Habermas, J. (2002). Verdad y Justificación. Ensayos Filosóficos. Traducción de Pere Fabra y Luis Díez. Madrid: Trotta.
Harres, M. M. (2008). História oral: algumas questões básicas. Anos 90, 15(28), 99-112. https://doi.org/10.22456/1983-201X.7960
Joutard, P. (1999). Esas voces que nos llegan del pasado. México; Fondo de Cultura Económica.
Kolling, E. J., Nery, Ir., & Molina, M. C. (Orgs.). (1999). Por uma educação básica do campo: memória. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
Melucci, A. (2001). A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Petrópolis: Vozes.
Melucci, A. (1994). Movimentos sociais, renovação cultural e o papel do conhecimento. Novos estudos CEBRAP, 40.
Minayo, M. C. S. (Org.). (2001). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes.
Santos, M. S., & Araujo, O. R. (2007). História Oral: Vozes, Narrativas e Textos. Cadernos de História da Educação, 6, 191-201. Recuperado de: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/282/289
Thompson, P. (1998). A voz do passado. São Paulo: Paz e Terra.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas.
Weber, M. (1989). Conceitos Básicos de Sociologia. São Paulo, SP: Editora Moraes.
Weber, M. (1994). Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília.
Weber, M. (1996). A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo, SP: Pioneira.
Weber, M. (2012). Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UnB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).