v. 2 n. 3 (2017): Dossiê: Ciências da Natureza na Educação do Campo: encontros e desencontros na luta pela Educação Popular

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O dossiê reúne trabalhos que discutem fundamentos sociais, históricos, políticos, culturais, filosóficos, pedagógicos e psicopedagógicos das Ciências da Natureza na Educação do Campo no Brasil, explorando as relações entre a dimensão da formação de professores, sujeitos e práticas de ensino em espaços escolares e não escolares, conhecimento, cultura e desigualdades educacionais. Logo, compreender e difundir a Educação do Campo e, em especial, sua habilitação em Ciências da Natureza, nos diversos setores e níveis educacionais com a proposição de ações efetivas de enfrentamento de seus desafios, constitui-se num passo importante e necessário à valorização da Educação do Campo e a possibilidade da garantia do exercício pleno de direitos pelos povos camponeses.

Publicado: 2017-12-13

Expediente / Masthead

Editorial

  • Ciências da Natureza na Educação do Campo: encontros e desencontros na luta pela Educação Popular

    Wender Faleiro, Gustavo Cunha de Araújo, Cícero da Silva
    833-835
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p833

Dossiê Temático / Thematic Dossier

  • Interculturalidade e conhecimento tradicional sobre a Lua na formação de professores no/do campo

    Rodrigo dos Santos Crepalde, Verônica Klepka, Tânia Halley Oliveira Pinto
    836-860
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p836
  • Uso de objetos educacionais digitais para ensinar sistemas do corpo humano em uma escola do campo

    Silvio Ferreira dos Santos, Marcelo Franco Leão
    861-880
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p861
  • Discutindo a temática agrotóxicos: uma abordagem por meio das controvérsias sociocientíficas

    Eril Medeiros da Fonseca, Leandro Duso, Marilisa Bialvo Hoffmann
    881-898
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p881
  • Júri simulado e tempestade cerebral: entendendo a implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

    Marcos Marques Formigosa, Marli Terezinha Quartieri, José Cláudio Del Pino, Miriam Ines Marchi
    899-920
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p899
  • A sustentabilidade, a educação ambiental e o curso de Educação do Campo: é possível essa aproximação?

    Juliana Pereira Araújo, Maria Paulina de Assis, Elis Regina Costa
    921-940
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p921
  • Formação de professores em Ciências da Natureza para escolas do/no campo na UFFS – Campus Erechim: perspectivas e desafios

    Moises Marques Prsybyciem, Almir Paulo dos Santos, Jerônimo Sartori
    941-964
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p941
  • Fenômenos como mediadores do processo educativo em Ciências da Natureza e Matemática na Educação do Campo

    Marcelo Gules Borges, Juliano Espezim Soares Faria, Elizandro Maurício Brick
    965-990
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p965
  • Ciências da Natureza na Educação do Campo: em defesa de uma abordagem sócio-histórica

    Edilson Fortuna de Moradillo, Hélio da Silva Messeder Neto, Elisa Prestes Massena
    991-1019
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n3p991

Política Editorial / Editorial Policy

Diretrizes e Normas para Publicação / Guidelines and Instructions for Authors

Revista Completa / Full Journal