ABORDAGENS METODOLÓGICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Uma reflexão sobre a proposta didáctica para minimização de dificuldades de modelagem dos problemas conducentes a Equações Lineares com os estudantes da Escola Secundária Samora Machel - cidade de Chimoio, Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12984Palavras-chave:
Proposta Didáctica, Minimização, Dificuldades, Modelagem, Equações LinearesResumo
O presente artigo tem como tema abordagens metodológicas de ensino de matemática e faz uma reflexão sobre a proposta didáctica para minimização de dificuldades de modelagem dos problemas conducentes a equações lineares no ensino secundário. De carácter hipotético, dedutivo e de natureza quantitativa, a pesquisa em relato teve como objectivo propor uma estratégia alternativa que minimize as dificuldades encaradas pelos alunos na modelagem de problemas conducentes a equações lineares. Foram participantes desta pesquisa 60 alunos da 8ª classe e 5 professores de Matemática do 1º ciclo, sendo que 3 leccionam 8ª classe. Como instrumento de recolha de dados foi usado um questionário e foi aplicado testes, a observação de cadernos dos alunos, programas de ensino e livros de matemática da 8a classe. Para o tratamento dos dados foi aplicado o Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 22.0 para o Windows, de acordo com o método adoptado neste estudo para analisar o resultado de pré-teste e pós-teste aplicado aos 60 alunos da 8a classe em relação aos professores a análise foi na base da entrevistas e baseou-se na análise de conteúdo convista a exploração da tese e dos resultados em frequências absoluta e relativa. Em termos de conclusões, os resultados do pós-teste são ilustrativos da diferença existente entre o grupo de controlo e o experimental, isto é, maior parte dos alunos do grupo experimental superaram as dificuldades de modelagem de problemas conducentes a equações lineares, comparativamente ao grupo de controlo
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-04 (2)
- 2022-07-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joao Francisco de Carvalho Choe, José Charles Picardo Mteia, Geraldo Vernijo Deixa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.