IDEIAS DE AMAZÔNIA NO REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE

Autores

Palavras-chave:

Amazônia, Currículo, Discursos, Ensino de Ciências

Resumo

O presente trabalho problematiza os discursos que definem os modos de ver e dizer a Amazônia no Referencial Curricular Amazonense (2020), documento norteador para a educação no estado do Amazonas. Com uma abordagem discursiva foucaultiana, buscamos discutir as ideias de Amazônia e amazônidas presentes no documento, assim como, os efeitos para uma educação ambiental amazonense. Nossos resultados mostram uma produção discursiva em que a Amazônia é vista como natureza que está lá, distante das pessoas. Ao destacar apenas a sua natureza, o documento impossibilita olhar a multiplicidade e a instabilidade presentes nas Amazônias inventivas e despercebidas no cotidiano. Consideramos, com isso, que as propostas curriculares não aparecem de forma inofensiva, mas, ao contrário, possuem vínculo com condições históricas que impulsionam a emergência de enunciados e práticas. A criação de um currículo, desse modo, surge atrelada a um regime de verdade que determina como a Amazônia deve ser representada e interpretada. Nesse sentido, algumas Amazônias são vistas como mais verdadeiras e representativas que outras. Desse modo, este trabalho abre espaço para Amazônias tecidas por inquietações, dúvidas, gentes, incertezas e por um olhar que vislumbra inovações na educação amazônica e ensino de ciências. Uma Amazônia no qual os limites são expandidos e expostos a tensões, dúvidas e fugas que resultem em um movimento que não constitui apenas um único modo de ver e dizer, mas, sim, variadas possibilidades de ser, ver e dizer as Amazônias e os amazônidas.

Biografia do Autor

Fabiane Andrade Batista, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia- PPGEEC na Universidade do Estado do Amazonas - Normal Superior (ENS), atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, currículo escolar, anos inicias, na educação e no ensino de ciências.

Anny Roberta Gonçalves Furtado , Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestranda no Programa de Educação e Ensino de Ciências e Matemática na Amazônia, Orientada pela professora Dra. Mônica Costa, participante do Grupo de Pesquisa Vidar em In-tensões. Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.Término: 2022Experiência Profissional: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, fomentado pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Mediação PIBID na Instituição: Escola Estadual Libertador Simon Bolívar. (Ensino Fundamental). Função: Mediação pedagógica. Período: 1 ano e 9 meses.Participante do PAIC/FAPEAM - Com o projeto ESCOLA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, atuando no Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC, fomentado pela Fapeam.Finalizado: 31/07/2021Orientadora: Professora Mestre Monica Silva AikawaAtualmente participante do PAIC/FAPEAM - HYPOMNÉMATA DO ESTAGIAR: O cuidado de si na relação escola-famíliaem tempos de pandemia, atuando no Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC, fomentado pela FAPEAMFinalizado: 30/07/2022Orientadora: Professora Mestre Monica Silva Aikawa Coordenadora: Professora Doutora Caroline Barrocas da SilvaAtuei no Programa Residência Pedagógica nas Escolas Publicas de Educação Básica, no período de abril de 2021 a abril de 2022.

Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Tenho me mobilizado nas/pelas discussões pós-estruturalistas na formação de professores e no currículo, na educação e no ensino de ciências. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento (Antropologia) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior - ENS/UEA (2021-2023). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Currículo, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

Referências

BUENO, Magali Franco. O imaginário brasileiro sobre a Amazônia: Leitura por meio dos discursos dos viajantes, do estado, livros didáticos de Geografia e da mí-dia impressa. Dissertação (Mestrado em Geografia). FFLCH/USP: São Paulo, 2002.

CHAVES, Silvia Nogueira. Reencantar a ciência e reinventar a docência. São Paulo: Editora da Física, Coleção contextos da ciência, 2013.

CHAVES, Silva Nogueira. Por que Ensinar Ciências para as novas gerações? Uma questão central para a formação docente. Contexto & educação. Editora Unijuí, n. 77, jan./jun. 2007, p. 11-24.

CHASSOT, Attico. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.

CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisa pós-crítica em Educação. Editora Vozes. Petrópolis. 2001

COSTA, Gilcilene Dias da. Currículo e arte: confluências Nietzsche-Deleuze. Revista Teias, v. 14, n. 31, p. 147-161, maio/ago. 2013.

COSTA, M. de O.; OLIVEIRA, C. B. de. Fabricação midiática e literária: tecendo os fios discursivos de uma Amazônia. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 10, n. 2, 2018.

COSTA, Mônica de Oliveira; CHAVES, Silvia Nogueira. A Amazônia do Meio. Semi-nário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2017.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Ou-tros Temas, Cad. Pesqui. (114), 2001.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Uni-versitária, 2008.

GALDINO, Ana Claudia de Araújo; MARTINS, Ana Elisa Pedade Sodero; SILVA, Itamar Miranda da; NICOLLI, Aline Andréia. Ensino de ciências e matemática: pro-blematizando práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto formativo. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24001, 2024. DOI: 10.20873/riecim.v4i. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17854. Acesso em: 28 de jul. 2024.

GARCIA, Hannyn Barbara Alves; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; COSTA, Môni-ca de Oliveira. Atravessados pela Covid-19, acontecimentos que ensinam ciências e muito mais. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24007, 2024. DOI: 10.20873/riecim.v4i. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19297. Acesso em: 24 de jul. 2024.

GONDIM, Neide. A Invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 2007.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Um olhar nacional sobre a Amazônia: apreen-dendo a floresta em textos de Euclides da Cunha. (Tese de doutoramento). Univer-sidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. Editora Cortez. 2011.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras, 2001.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (orgs.). Cur-rículo, Cultura e Sociedade. 11. ed. São Paulo, Cortez, 2009.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. In: Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, 2010, pp. 587-604. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n140/a1440140.pdf>Acesso: 30/07/2024.

PASSOS, Izabel Christina Friche. A Análise Foucaultiana do Discurso e sua Utili-zação em Pesquisa Etnográfica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 2019.

REVEL, Judith. Dicionário Foucault. Tradução de Anderson Alexandre da Silva; revisão técnica Michel Jean Maurice Vincent. – Rio de Janeiro: Forense Universitá-ria, 2011.

SALVO, Fernanda; RODRIGUES, Miguel Felippe França. Jornalismo e sociedade: as concepções de amazônia nos discursos da agência de notícias amazônia real. Jamaxi, 5(2). Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/5993. Acesso em 20 jan. de 2024.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini. Uma Floresta Tocada Apenas por Homens Puros... ou do que aprendemos com os Discursos Contemporâneos Sobre a Amazônia. Tese (Doutorado em Educação). UFRGS: Porto Alegre, 2012.

SCHNORR, Samuel Molina.; RODRIGUES, Carla Gonçalves. Ciência, tecnologia e sociedade: ensino de Ciências no referencial pós-estruturalista. Filosofia E Educa-ção, 9(3), 2017.

SOUZA, Márcio. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.

VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo, cultura e sociedade. Revista Educação Unisinos, v. 8 n. 15, 2004.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

BATISTA, Fabiane Andrade; FURTADO , Anny Roberta Gonçalves; COSTA, Mônica de Oliveira; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de. IDEIAS DE AMAZÔNIA NO REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24009, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19308. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.