ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM DE PRÁTICAS DIDÁTICAS NO CONTEXTO DA EJA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física , Aprendizagem, Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Resumo

O presente texto tem como objetivo relatar a experiência do ensino das escalas termométricas e de calor no ensino de Física. Assim, apresenta algumas abordagens sobre temperaturas no ensino de Física, levando em conta o contexto social dos estudantes, além de discutir como esses conceitos são abordados nos documentos oficiais que regem a educação básica brasileira. Diante disso, a metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, que versa sobre o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos. Dessa forma, foi aplicada em uma unidade Colegial do Estado da Bahia, no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru com estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Etapa VII - 3ª série. Participaram da prática didática 20 estudantes. Sendo assim, após a aplicação e análise das discussões verifica-se como o ensino de Física aplicado ao contexto social contribui para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Concluindo, pode-se dizer que a pratica didática aplicada aos contextos sociais tem grande relevância para os estudantes da EJA.

Biografia do Autor

Erinaldo Ferreira do Nascimento , Universidade Federal de Sergipe ((UFS), Sergipe, Brasil.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-PPGECIMA). Especialização em CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em CIÊNCIAS DA NATUREZA, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO Pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia Campus VII, Senhor do Bonfim (UNEB). Integrante do neuroMATH - Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (CUIB). Licenciado em Física pelo Centro Universitário FAVENI. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Digitais na Educação Matemática, Metodologias Ativas, Ludicidade, Neurociência Cognitiva na Educação Matemática, Metodologias Baseado em Projetos e Resolução de Problemas. Possui experiências no Ensino de Matemática e Geometria no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio.

Francisco Ricardo Miranda Pinto, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil.

Professor Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Coordenador de Gênero e Diversidade da Secretaria de Ações Afirmativas (SEAF-UFCAT - Portaria N 075/2023). Chefe do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Catalão (UFCAT 2024-2026, Portaria N 7/2024). Doutor em Saúde Coletiva. Mestre em Saúde Coletiva. Pós-Graduando Lato Sensu em Obstetrícia e Neonatologia. Especialista em Saúde da Mulher. Especialista em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos. Especialista em Saúde da Família (UNILAB, 2020). Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Docência no Ensino Superior. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Especialista em Coordenação Pedagógica. Especialista em Psicopedagogia Reg. N 1046/2017. Bacharel em Enfermagem COREN N 533892. Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Licenciado em Pedagogia. Interesses de pesquisa em Gênero e Diversidade; Saúde da População LGBTQIA+; Educação Para a Sexualidade; Formação de Professores; Formação de Enfermeiros; Formação de Enfermeiros-Professores; Prematuridade; Saúde da Mulher [Ginecologia e Obstetrícia]; Saúde Coletiva; Saúde Pública.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

FERREIRA DO NASCIMENTO , Erinaldo; MIRANDA PINTO, Francisco Ricardo. ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM DE PRÁTICAS DIDÁTICAS NO CONTEXTO DA EJA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24013, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19457. Acesso em: 19 jan. 2025.

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