This is an outdated version published on 2022-12-30. Read the most recent version.

EDITORIAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.15454

Abstract

O presente número da Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática – RIEcim do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGecim/UFT publica o dossiê “Gênero e sexualidade na educação científica: Perspectivas na américa latina”, organizado pelo Prof. Dr. Yonier Alexander Orozco Marin (UFNT) e pelo Prof. Dr. Jonathan Andrés Mosquera (Universidad Surcolombiana). A chamada pública foi aberta em agosto de 2022 e os processos de avaliação foram concluídos em outubro de 2022, de modo que agradecemos aos organizadores e aos pareceristas pelo empenho na tarefa editorial. A coletânea apresenta dezessete artigos, dois relatos de experiência e quatro entrevista, contando com contribuições de vários paises da America látina, como: Brasil, Chile, Colômbia e México. Além do caráter internacional do periódico e da variedade temática, institucional e regional, almejado em todos os números da RIEcim, o dossiê produzido oferece aos leitores múltiplas perspectivas para o entendimento sobre gênero e sexualidade na educação científica.

Author Biography

Alessandro Tomaz Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), ministrando disciplinas para os cursos de Licenciatura em Biologia, Física e Química. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática PPGEcim-UFT. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre  e Doutor  em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou doutorado sanduíche na Universidade Nacional Timor-Lorosa'e, Timor-Leste. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Decolonialidades e Educação Científica (GPDEC) do PPGEcim-UFT. Tem experiência na área de pesquisa em Educação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Currículo, Análise de Discurso, Pensamento Decolonial e teorias pós-coloniais e anticolonialistas. Representante da região norte pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) entre os anos 2020-2021 e membro do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Ensino de Biologia - SBEnBio (Regional 4 - MG/TO/GO/DF).

Published

2022-12-30

Versions

How to Cite

BARBOSA, Alessandro Tomaz. EDITORIAL. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–2, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.15454. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/15454. Acesso em: 21 nov. 2024.