O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14716

Palabras clave:

Currículo; Ensino de Ciências; Corpo Biológico e Sociocultural.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar Livros Didáticos (LDs) de Ciências para problematizar as construções discursivas sobre o corpo que os compõem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o conceito foucaultiano discurso como ferramenta analítica. O corpus de análise são as imagens e textos de LDs do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020, do 6° ao 9º ano de Ciências. Como resultados podemos destacar a predominância de discursos biológicos, porém há situações que apresentam aberturas para discussões socioculturais sobre o corpo. Assim, consideramos que os professores desempenham papel fundamental na abordagem do corpo para ampliar a enfoque biológico que tem preponderado no Ensino de Ciências e contextualizá-lo nas problemáticas sociais e culturais.

Biografía del autor/a

Tainá Griep Maronn, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. 

Neusete Machado Rigo , Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências- PPGEC/UFFS, Campus Cerro Largo. 

Citas

ALMEIDA, Sílvio. O que é o racismo estrutural? Belo Horizonte, MG: Letramento, 2018.

CUNHA, Ana Maria de Oliveria; FREITAS, Denise de.; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. O corpo da ciência, do ensino, do livro e do aluno. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Coleção explorando o ensino: Ciências, Ensino Fundamental. Brasília, 2010. v. 18, p. 61-76.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 15. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Florense Universitária, 2013.

FURLANI, Jimena. Educação sexual: possibilidades didáticas. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2007

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autentica, 2003.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, p. 29-39, 2007.

GOELLNER, Silvana Vilodre A produção dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 1, n. 2, 2010.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Dicionário de Gênero. In: COLLING, Ana Maria; TEDESCHI. Losandro Antônio. (orgs). Dicionário Crítico de Gênero. Dourados: UFGD, 2015.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

LOPES, Fábio José Orsini. Políticas sobre drogas e modelos de atenção em saúde: desafios e perspectivas. Áskesis, v.8, n.2, 2019, p. 96 – 110.

LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidades. Revista Educação & Realidade, Produção do corpo, vol. 25 (2), 2000.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MORANDO, André. O Ensino de Biologia e suas articulações com práticas médico-moralizantes direcionadas ao governamento do corpo, das sexualidades e dos gêneros. 2021, 219 f. Tese (Pós-Graduação em Educação e Ciências: Química da Vida e da Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/229427. Acesso em: 02 out. 2021

OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, 2010.

PEREIRA, Michelle Capone; GOMES, Maria Margarida; FERREIRA, Marcia Serra. Livros didáticos como fontes em estudos curriculares no ensino de Ciências e Biologia. Revista da SBEnBio. n. 3. Fortaleza: UFC, 2010.

REIS, Hellen José Daiane Alves. O corpo humano é: discursos sobre o corpo em livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental de escolas municipais de São Luís – MA. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade do Maranhão, São Luís, 2017. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2003. Acesso em: 02 jul. 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da (org.).; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais, Petrópolis, RJ: Vozes, 2000

SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 5 ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2003.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. 4 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

SOARES, Emerson de Lima. As representações do corpo humano nas práticas de professoras de ciências do ensino fundamental. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13860. Acesso em: 02 de jul. 2021

SOUZA, Nadia Geisa Silveira de. Que corpo é esse? O corpo na família, mídia, escola, saúde... 2001. 167f. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-Graduação em Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

SOUZA, Ana Laura Dias de. Abordagem sistêmica no currículo de Mato Grosso do Sul e nos livros didáticos de ciências: uma análise documental. 2017. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/152136. Acesso em: 24 jun. 2021.

SCHWENGBER, Maria Simone Vione. O uso das imagens como recurso metodológico. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação, 2012.

VEIGA-NETO, Alfredo. Na oficina de Foucault. In: GONDRA, José; KOHAN, Walter (org.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura C. Há teoria e método em Michel Foucault? Implicações educacionais. In: CLARETO, Sônia M; FERRARI, Anderson. Foucault, Deleuze e educação. 2. ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2013.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

GRIEP MARONN, Tainá; RIGO , Neusete Machado. O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 274–293, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14716. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14716. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.