O PROCESSO DE FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS ENGENHEIRAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Bruna Duarte Ferreira Frohmut CENTRO PAULA SOUZA
  • Rodrigo Avella Ramirez CENTRO PAULA SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14749

Palabras clave:

Identidade profissional, Investigação narrativa, Formação docente

Resumen

Este estudo analisa o processo de formação identitária de professoras engenheiras na educação profissional a partir da análise temática das narrativas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com mulheres engenheiras que atuam como docentes em escolas técnicas estaduais da cidade de São Paulo. No artigo, analisam-se a maneira como estas mulheres se sentem e se veem como professoras, como enxergam a inserção de mulheres engenheiras na docência, como compreendem e encaram o eixo tecnológico de controle e processos industriais ser predominantemente masculino, as dificuldades encontradas no exercício da docência e se acreditam que há uma maneira feminina de lecionar. Na análise foi possível identificar o espaço tridimensional (interação, tempo e espaço) das narrativas de acordo com Clandinin e Connelly e com isso, evidenciar os discursos e práticas sociais que estão incluídos na construção identitária das professoras, que de certa forma, foram responsáveis em moldar os modos de ser e de agir como mulheres e de pensar e atuar com relação à docência.

Citas

ANTUNES, Maria Pinto. Histórias de vida ou método (auto) biográfico: uma experiência na formação de educadores de adultos. Revista Roteiro, Joaçaba, v.36, n.1, p. 33-54, jan./jun. 2011. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/787/pdf_116 > Acesso em: 26 out. 2019.

BARBISAN, Carla; MEIGID Maria Auxiliadora Bueno Andrade. Categorias de narrativas: principais usos em pesquisa e formação de pedagogas. Educação Temática Digital, Campinas, v.20, n.4, p979-996, out./dez. 2018.

BRAUN, V. ; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3 (2). p. 77-101, 2006.Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa > Acesso em: 03 fev. 2021.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: Experiências e história na pesquisa qualitativa. 2ª ed., edUFU. Uberlândia, 2015.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal. 2006.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 24. ed. São Paulo: Loyola. 2014.

FREITAS, Liliane Miranda; GHEDIN, Evandro Luiz. Narrativas de formação: origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. Revista Contemporânea de Educação, v.10, n.19, janeiro/junho de 2015.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, ano 2007, n.3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.

LARROSA, Jorge Bondia. Tecnologias do Eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. P. 35-86.

LOURO, Guacira Lopes. Uma leitura da história da educação sob a perspectiva do gênero. São Paulo, Nov. 1994.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação: construção e desconstrução. Educação & Realidade. 20(2) 101 – 132 jul/dez 1995.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes. 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v.19, n.2 (56) – mai/ago, 2008.

LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v.03, n.04, p.62-70, jan/jul 2011.

PÉREZ -GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor – A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio (Org). Os professores e a sua formação. Lisboa. Dom Quixote, 1992, Cap.5, p. 93-114.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; CUNHA, Renata Barrichelo. Percursos de autoria: exercícios de pesquisa. In: PRADO, G.V.T et al. (Org.) Sobre pesquisa: um exercício e alguns ensaios. Campinas: Alínea, 2007. Cap. 1, p. 15-46.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; CUNHA, Renata Barrichelo. Percursos de autoria: exercícios de pesquisa. In: PRADO, G.V.T et al. (Org.) Sobre o (re)conhecimento da pesquisa do professor: prosa e poesia. Campinas: Alínea, 2007. Cap. 2, p. 47-70.

RAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.

SACRISTÁN, José Gimeno. Educar e conviver na cultura global. Porto Alegre, Artmed Editora, 2002.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 71-99, 1995.

SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, v.71, n.2, p. 51-67, 2006 Disponível em: <https://www.academia.edu/40195402/Pesquisa_com_an%C3%A1lise_qualitativa_de_dados_conhecendo_a_An%C3%A1lise_Tem%C3%A1tica> Acesso em: 03 fev. 2021.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

FROHMUT, Bruna Duarte Ferreira; RAMIREZ, Rodrigo Avella. O PROCESSO DE FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS ENGENHEIRAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 169–185, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14749. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14749. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.