Ára (Tempo/Espaço)

MARCADORES DO TEMPO NA PERSPECTIVA GUARANI NO ESPAÇO DA RESERVA INDÍGENA DE AMAMBAI

Autores

  • Issias Sanches Martins Secretaria Municipal de Amambai
  • MARIA APARECIDA OLIVEIRA UFGD

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12751

Palavras-chave:

marcadores de tempo, Guarani e Kaiowá, etnomatemática, educação indígena, educação escolar indígena

Resumo

O tempo trouxe transformações nos Tekohas (territórios) interferindo na produção do Teko (cultura), causando difrentes formas de ocupação do espaço ao longo do tempo para os povos indígenas. Apesar destas transforções persistem diferentes formas de marcar o tempo na cosmologia de cada povo indígena. Pretendemos refletir o sobre o tempo/espaço a partir da perspectiva dos Guarani e Kaiowá. O trabalho foi desenvolvido em uma Reserva Indígena por meio de observações e conversas com pessoas mais velhas. As diferentes concepções de tempo, presentes nas diferentes situações de lidar e viver no tempo e espaço da reserva evidenciou que é possível abordar o conhecimento matemático a partir de outras formas de percepção de tempo que não apenas a do calendário ocidental.

Biografia do Autor

Issias Sanches Martins, Secretaria Municipal de Amambai

Professora indígena de matemática da Secretaria Municipal de Educação

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

SANCHES MARTINS, Issias; OLIVEIRA, MARIA APARECIDA. Ára (Tempo/Espaço): MARCADORES DO TEMPO NA PERSPECTIVA GUARANI NO ESPAÇO DA RESERVA INDÍGENA DE AMAMBAI. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 142–153, 2021. DOI: 10.20873/riecim.v1i2.12751. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/12751. Acesso em: 25 nov. 2024.

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