OFICINAS DE COMUNICAÇÃO NA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14811

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, raça, oficinas, ensino de ciências

Resumo

Atualmente, o Brasil enfrenta uma onda conservadora, expressa em ações como a banalização do Programa Mais Médicos; mudanças na política de atendimento à saúde mental; o desmonte do combate à AIDS; proibição do termo “violência obstétrica”, etc. Soma-se a isto o descrédito ao científico e a precarização de todo sistema educacional brasileiro, corroborado pelo movimento e projeto de lei “Escola sem Partido”, que afeta diretamente a discussão sobre raça, gênero e sexualidade na escola. Perante este contexto, neste trabalho, apresentamos reflexões resultantes do projeto de extensão, em desenvolvimento, "Comunicação, educação e re-existências", no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ e na Escola Municipal Brant Horta (EMBH). Buscamos dialogar sobre Ciências e a Saúde, utilizando oficinas de educação/comunicação como uma oportunidade para um fazer coletivo e permanente, estimulando a construção de narrativas diversas sobre ser e estar no mundo. Este trabalho iniciou-se em março de 2019, com a realização de encontros quinzenais na EMBH, englobando uma turma de 25 estudantes do Projeto Carioca II (Ensino Fundamental II).

Referências

ADICHIE, Chimamanda. Sejamos todas Feministas. Companhia das Artes, 2014.

ANDER-EGG, E. El taller uma alternativa de renovación pedagógica. Buenos Aires: Editorial Magisterio Del Río de La Plata, 1999.

BANDEIRA, A.; VELOZO, E. Livro didático como artefato cultural: possibilidades e limites para as abordagens das relações de gênero e sexualidade no Ensino de Ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 25, n. 4, p. 1019-1033, Oct. 2019.

CARNEIRO, S. Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil. Selo Negro 1ªed. 2011.

CARVALHO, M. Relações entre Família e Escola e suas Implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa, n° 110, p. 143-155, 2000.

COELHO, L.; CAMPOS, L. Diversidade sexual e ensino de ciências:buscando sentidos. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 4, p. 893-910, 2015.

CRENSHAW, K. Mapping the margins: Intersectionality, identity politics, and violence against women of color. Stanford law review, 1241-1299, 1991.

DAVIS, Angela. Mulheres, Raça e Classe. Rio de Janeiro: Boitempo, 2016.

FRANTZ, F. Pele negra, máscaras brancas.Salvador: EDUFBA, 2008.

FAVRET-SAADA, Jeane. Ser afetado. Caderno de campo, 13, 2005.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra. 7 ed., 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 25 ed.2002.

GESSER, M., OLTRAMARI, L. C., & PANISSON, G. Docência e concepções de sexualidade na Educação Básica. Psicologia & Sociedade, 27(3), 558-568, 2015.

GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e pesquisa, 29(1), 167-182, 2003.

HOOKS, B. Yearnings: Race, gender, and cultural politics. Boston: South End Press., 1990.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica n. 41. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf

KAPLÚN, G. Una pedagogía de la comunicación. La Habana: Editorial Caminos, 2002.

KRASILCHIK, M.. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, p. 85-93, 2000.

LEITE, A; RANNIERY, T. Profanar a saúde: será (im)possível um olhar queer? Revista Periódicus, 2a edição, 2015.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6a ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

LUGONES, M. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 935-952, 2014.

LUGONES, M. Colonidad y género. Tabula Rasa (9), pp.73-101. Núcleo Interdisciplinar De Estudos De Gênero - Universidade Federal De Viçosa. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, 2013/2014, 2008.

NASCIMENTO, A. Entrevista com Abdias Nascimento. Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, jul./dez. 2009.

OLIVEIRA, Dalia; DUARTE, Marisa; FOGAÇA, Azuete. Política e trabalho na escola: administração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA Gender Series. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004.

PINHO, Raquel.; BASTOS, Felipe. Sentidos de sexualidade nos Anais dos Encontros Regionais de Ensino de Biologia RJ/ES (2001-2015). Revista da SBEnBio, Maringá/PR, n.9, 2016.

SOKÉ, Sobonfu. O Espírito da Intimidade. São Paulo: Odysseus, 2003.

VERRANGIA, D.;SILVA, B. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 705-718, set./dez. 2010

Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-30

Como Citar

MENDONÇA MACHADO, Rebeca Patricia; ANA LÚCIA NUNES DE SOUSA; GISELE DOS SANTOS COSTA. OFICINAS DE COMUNICAÇÃO NA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 336–351, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14811. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14811. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.