Limites e desafios da educação inclusiva no campo: a experiência do projeto educativo do MST

Autores

  • Luis Henrique dos Santos Barcellos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP https://orcid.org/0000-0001-6104-7054
  • Cláudio Rodrigues Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP https://orcid.org/0000-0001-5775-3431
  • Agnes Iara Domingos Moraes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Julio Cesar Torres Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP https://orcid.org/0000-0002-1002-0078

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10660

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a questão da Educação Inclusiva em documentos orientadores do MST, mais especificamente, em sua proposta de educação. Para o desenvolvimento do estudo, trabalhou-se com a pesquisa de natureza bibliográfica e análise documental. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é o principal movimento brasileiro de luta e resistência pela terra e contra o avanço do capitalismo e, para defender suas bandeiras, elege como um dos eixos principais o desenvolvimento de uma educação emancipadora, que congregue trabalho e educação na gestão da produção, por meio de relações e ações democráticas. Buscou-se investigar como o Movimento trata a inclusão em seu projeto educativo e, para tanto, buscou-se estabelecer uma aproximação entre Educação Especial e Inclusiva, e estas com a Educação do Campo, a partir das diretrizes expressas no projeto educativo do MST. Foi possível constatar princípios organizativos gerais, mas, devido à própria dimensão territorial das ações do Movimento, e o respeito às particularidades das ações tomadas nas localidades, as diferentes experiências educativas do MST podem destoar, em maior ou menor grau, entre si.

Palavras-chave: Educação do Campo, Educação Inclusiva, Educação Especial, MST.

 

Limits and challenges of inclusive education in the countryside: the experience of the MST educational project

Abstract: The objective of this research was to analyze the Inclusive Education in MST guiding documents, more specifically, in its education proposal. For the development of the study, bibliographic research and documentary analysis were used. The Movement of Landless Rural Workers (MST) is the main Brazilian movement of struggle and resistance for land and against the advancement of capitalism. To defend its ideas, the MST chooses as one of the central lines the development of an emancipatory education, which combines work and education in the management of production, through democratic relations and actions. The research seeks to investigate how the Movement treats inclusion in its educational project, therefore, an approximation was established between Special and Inclusive Education, and these with Rural Education, based on the guidelines expressed in the MST pedagogical project. It was possible to verify general organizational principles, but, due to the territorial dimension of the Movement's actions, and the respect for the particularities of the actions taken in the localities, the different educational experiences of the MST may disagree, to a greater or lesser extent, with each other.

Keywords: Rural Education, Inclusive Education, Special Education, MST.

 

Límites y retos de la educación inclusiva en el campo: la experiencia del proyecto educativo MST

Resumen: El objetivo de esta investigación fue analizar la cuestión de la Educación Inclusiva en los documentos orientadores del MST, más específicamente, en si propuesta educativa. Para el desarrollo del estudio se trabajó con la investigación bibliográfica y el análisis de documentos. El Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) es el principal movimiento brasileño de lucha y resistencia por la tierra y contra el avance del capitalismo y, para defender sus banderas, elige como uno de los ejes principales el desarrollo de una educación emancipadora, que reúne trabajo u educación en gestión de la producción, a través de relaciones y acciones democráticas. Se buscó investigar cómo el Movimiento trata la inclusión en su proyecto y, para ello, se buscó establecer un acercamiento entre la Educación Especial e Inclusiva, y estas con la Educación del Campo, a partir de las orientaciones expresadas en el proyecto educativo del MST. Se pudo constatar principios organizativos generales, pero, por la dimensión territorial de las acciones del Movimiento, y el respeto a las particularidades de las acciones realizadas en las localidades, las diferentes experiencias educativas del MST pueden contradecir, en mayor o menor extensión, entre sí.

Palabras clave: Educación del Campo, Educación Inclusiva, Educación Especial, MST.

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Biografia do Autor

Luis Henrique dos Santos Barcellos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestre em Educação pela UNESP/Marília. Especialista em Educação Especial e Inclusiva (FAHE). Licenciado em Pedagogia (UNESP)/São José do Rio Preto e em História (UNIMES). Atua como professor infantil e professor de história na rede pública, do município de São José do Rio Preto/SP.  Vinculado ao Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia (UNESP)/Marília.

Cláudio Rodrigues Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutorado em Educação. Desenvolve pesquisa sobre educação inclusiva e educação em movimentos sociais. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia (UNESP)/Marília.

Agnes Iara Domingos Moraes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutora em Educação, com período sanduíche na Universidad de Salamanca - Espanha, Mestre em Educação, Especialista em Atendimento Educacional Especializado: área da Deficiência Intelectual e Graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Intelectual, todos pela (UNESP)/Marília. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Paranaíba.

Julio Cesar Torres, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Graduação em Administração Pública (Bacharelado) e Licenciatura em Pedagogia, com especialização em Educação Inclusiva. Cursou o Mestrado e o Doutorado em Sociologia, tendo também realizado pós-graduação lato sensu em Gerência de Cidades (Gestão Pública). Atualmente, é professor do Departamento de Educação da (UNESP)/São José do Rio Preto. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia (UNESP)/Marília.

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Barcellos, L. H. dos S., Silva, C. R., Moraes, A. I. D., & Torres, J. C. (2020). Limites e desafios da educação inclusiva no campo: a experiência do projeto educativo do MST. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e10660. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10660

Edição

Seção

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos

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