Transdisciplinaridade no ensino de construções e instalações rurais com foco na avicultura caipira
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11309Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a prática de ensino em forma de Projeto de Trabalho para aprendizagem significativa da disciplina de Construções e Instalações Rurais, ministrada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Pará, Brasil. O tema do Projeto de Trabalho consistiu na construção de um diagnóstico sobre o sistema de criação de galinhas caipiras. O estudo enquadrou-se no conceito de pesquisa-ação com análise qualitativa e aplicação de questionário pré e pós-atividades. Os resultados demonstraram contribuição positiva para a construção de um conhecimento autônomo e consistente por parte dos discentes participantes, e evidenciaram maior poder de compreensão pelo conteúdo ministrado na disciplina, entre outros, materiais de construções alternativos, elementos de projetos arquitetônicos, ambiência e conforto animal.
Palavras-chave: projeto de trabalho, aprendizagem significativa, diagnóstico de sistema de criação.
Transdisciplinarity in teaching rural buildings and facilities with a focus on poultry farming
ABSTRACT. The objective of this research was to evaluate the teaching practice in the form of Work Project for meaningful learning of the discipline of Rural Constructions and Instalactions, taught at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Pará, Brazil. The theme of the Work Project consisted in the construction of a diagnosis on the system of breeding of rustic chickens. The study was based on the concept of action research with qualitative analysis and application of pre-and post-activity questionnaires. The results showed positive contribution to the construction of an autonomous and consistent knowledge by the participating students, and evidenced greater comprehension power by the content taught in the discipline, among others, materials of alternative constructions, architectural design elements, ambience and animal comfort.
Keywords: word project, significant learning, diagnosis of creation system.
Transdisciplinariedad en la enseñanza de edificios e instalaciones rurales, con especial atención a la avicultura
RESUMEN. El objetivo de esta investigación fue evaluar la práctica docente en la forma de un Proyecto de Trabajo para el aprendizaje significativo de la disciplina de Construcciones e Instalaciones Rurales, impartido en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Pará, Brasil. El tema del Proyecto de Trabajo consistió en la construcción de un diagnóstico sobre el sistema de cría de pollos rústicos. El estudio se basó en el concepto de investigación de acción con análisis cualitativo y aplicación de cuestionarios previos y posteriores a la actividad. Los resultados mostraron una contribución positiva a la construcción de un conocimiento autónomo y consistente por parte de los estudiantes participantes, y evidenció mayor poder de comprensión por el contenido enseñado en la disciplina, entre otros, materiales de construcciones alternativos, elementos de diseño arquitectónico, ambientación y confort animal.
Palabras clave: proyecto de trabajo, aprendizaje significativo, diagnóstico del sistema de creación.
Downloads
Referências
Albino, L. F. T., Tavernari, F. C., Vieira, R. A., & Silva, E. P. (2013). Criação de frango e galinha caipira: sistemas alternativos de criação de aves. Viçosa, MG: Aprenda Fácil.
Alcântara, D., Lima, F. T., & Lima, J. G. (2020). Educação, pesquisa e recursos didáticos: Fazer educação utilizando a pesquisa como ferramenta didático-pedagógica. Brazilian Journal of Development, 6(12), 95581-95595. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-155
Alves Júnior, C. W. (2013). A afirmação do aluno como protagonista da própria aprendizagem. Revista de Educação, 16(20/21), 3-17. Recuperado de: file:///C:/Users/usuario/Downloads/2876-Texto%20do%20artigo-11043-1-10-20150727%20(1).pdf
Ausubel, D. P. (2000). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, PT: Plátano Edições Técnicas.
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70, LDA.
Boutinet, J. P. (2002). Antropologia do projeto. Porto Alegre, RS: Artmed.
CBIC. (2016). Ética e compliance na construção. Brasília, DF: Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Recuperado de: https://cbic.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Codigo_de_Etica_da_Construcao_Civil.pdf
Demo, P. (2006). Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 ed. São Paulo, SP: Cortez.
EMBRAPA. (2007). Sistema alternativo de criação de galinhas caipiras. Teresina, PI: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Meio-Norte. Recuperado de: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/80710/1/sistemaproducao-4.PDF
EMPARN. (2005). Orientações técnicas sobre criação de ave caipira. Natal, RN: Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A. Recuperado de: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/orientacoes_tecnicas_sobre_criacao_de_ave_caipira_000fzo215eq02wx5ok0cpoo6att8bj3s.pdf
Freire, P. (1979). Educação e mudança. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Freire, P. (2005). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.
Freire, P. (2007). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra.
Freitas, T. C. R. C., & Oliveira, J. S. (2021). A saída técnica como estratégia de ensino de Ciências: um relato de caso sobre a ida de estudantes à FUNED, em Belo Horizonte - Minas Gerais. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2(2), 83. https://doi.org/10.51189/rema/1652
Gomes, M. S. F. (2009). A construção da organicidade no MST: a experiência do Assentamento 26 de Março/Pará (Dissertação). Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. Recuperado de: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp129029.pdf
Gomes, M. S. F. (2018). Trabalho como princípio educativo: apontamentos a partir do percurso formativo do Curso Técnico em Agropecuária-IFPA-Campus Rural de Marabá. In Anais do II Congresso Internacional de Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins: diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas (pp. 60-72). Palmas, TO. https://doi.org/10.22533/at.ed.55619200827
Google Earth. (2021). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Rural de Marabá. United States: National Geospatial-Iltelligence Agency.
Hernandez, F. (1998). Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre, RS: ArtMed.
IFPA. (2013). Projeto político pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Marabá, PA: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
Jolibert, J. (1994). Formando crianças leitoras. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Leite, L. H. A. (1996). Pedagogia de projetos: intervenção no presente. Presença Pedagógica, 2(8), 24-33. Recuperado de: https://edufisescolar.files.wordpress.com/2011/03/pedagogia-de-projetos-de-lc3bacia-alvarez.pdf
Lopes, F. R. P., Lisboa de Vasconcelos, M. V., Pedrosa, C. M. S., & Freire, C. J. (2020). Contribuição da pesquisa-ação educacional (pesquisa-ensino) para a inserção do atendimento domiciliar na matriz curricular em Odontologia. New Trends in Qualitative Research, 3, 56-67. https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.56-67
Lüdke, M. (2012). O trabalho com projetos e a avaliação na educação básica. En Silva, J. F., Hoffman, J., & Esteban, M. T. (Eds.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas (pp. 69-82). Porto Alegre, RS: Mediação.
Marques, L. (2016). William Kilpatrick e o método de projeto. Cadernos de Educação de Infância, 107(1), 4-5. Recuperado de: http://apei.pt/upload/ficheiros/edicoes/Artigo%20Destaque.pdf
Moreira, M. A. (2010). Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre, RS: Instituto de Física da UFRGS. Recuperado de: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf
Neves, E., & Schmitz, H. (2021). O comportamento do Pronaf no Sudeste do Pará: um estudo de caso no Assentamento 26 de Março, Marabá-PA. Revista NERA, 24(59), 88-107. Recuperado de: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/8738
PDA. (2013). Plano de Desenvolvimento do Assentamento 26 de Março. Marituba, PA: EMATER.
Peixoto, M. (2008). Extensão rural no Brasil - uma abordagem histórica da legislação. Brasília, DF: Consultoria Legislativa do Senado Federal.
Resende, O., Batista, J. A., & Rodrigues, S. (2008). Caracterização de instalações avícolas em diversos municípios do estado de Rondônia. Global Science and Technology, 1(9), 71-81. Recuperado de: file:///C:/Users/usuario/Downloads/8-118-2-PB%20(2).PDF
Santos, A. (2008). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, 13(37), 71-83. https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100007
Santos, M. W., Ribeiro, A. G. P., & Carvalho, L. S. (2009). Criação de galinha caipira para produção de ovos em regime semi-intensivo. Niterói, RJ: Programa Rio Rural.
Sarapka, E. M., Santana, M. A., Monfré, M. A. M., Vizioli, S. H. T., & Marcelo, V. C. C. (2009). Desenho arquitetônico básico. São Paulo, SP: Pini.
SEBRAE. (2006). Criação de frango caipira. Uberlândia, MG: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Silva, E. A., & Delgado, O. C. (2018). O processo de ensino-aprendizagem e a prática docente: reflexões. Revista Espaço Acadêmico, 8(2), 40-52. Recuperado de: https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2019/04/revista-espaco-academico-v08-n02-artigo-03.pdf
Silva, J. C. S., & Bianco, G. (2020). Jogos didáticos: a formação educativa através de uma aprendizagem significativa e um currículo adaptado por projetos. Research, Society and Development, 9(9), e820997969. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7969
Spinello, N. C. (2014). As dificuldades de aprendizagem encontradas na educação infantil. Revista de Educação do Ideau, 9(20), 1-12. Recuperado de: https://www.passofundo.ideau.com.br/wp-content/files_mf/d88cf5935b378723de351bb12717e48c224_1.pdf
Wanderley, R. R. A., & Matos, M. A. E. (2021). Projeto de trabalho aplicado ao ensino de eficiência energética em um curso técnico. Revista Educar Mais, 5(4), 864-877. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2426
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Davi Goveia de Freitas Filho, Argemiro Sanavria, Joana Patrícia Lira de Sousa , Gilmar Ferreira Vita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).