Transdisciplinaridade no ensino de construções e instalações rurais com foco na avicultura caipira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11309

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a prática de ensino em forma de Projeto de Trabalho para aprendizagem significativa da disciplina de Construções e Instalações Rurais, ministrada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Pará, Brasil. O tema do Projeto de Trabalho consistiu na construção de um diagnóstico sobre o sistema de criação de galinhas caipiras. O estudo enquadrou-se no conceito de pesquisa-ação com análise qualitativa e aplicação de questionário pré e pós-atividades. Os resultados demonstraram contribuição positiva para a construção de um conhecimento autônomo e consistente por parte dos discentes participantes, e evidenciaram maior poder de compreensão pelo conteúdo ministrado na disciplina, entre outros, materiais de construções alternativos, elementos de projetos arquitetônicos, ambiência e conforto animal.

Palavras-chave: projeto de trabalho, aprendizagem significativa, diagnóstico de sistema de criação.

 

Transdisciplinarity in teaching rural buildings and facilities with a focus on poultry farming

ABSTRACT. The objective of this research was to evaluate the teaching practice in the form of Work Project for meaningful learning of the discipline of Rural Constructions and Instalactions, taught at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Pará, Brazil. The theme of the Work Project consisted in the construction of a diagnosis on the system of breeding of rustic chickens. The study was based on the concept of action research with qualitative analysis and application of pre-and post-activity questionnaires. The results showed positive contribution to the construction of an autonomous and consistent knowledge by the participating students, and evidenced greater comprehension power by the content taught in the discipline, among others, materials of alternative constructions, architectural design elements, ambience and animal comfort.

Keywords: word project, significant learning, diagnosis of creation system.

 

Transdisciplinariedad en la enseñanza de edificios e instalaciones rurales, con especial atención a la avicultura

RESUMEN. El objetivo de esta investigación fue evaluar la práctica docente en la forma de un Proyecto de Trabajo para el aprendizaje significativo de la disciplina de Construcciones e Instalaciones Rurales, impartido en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Pará, Brasil. El tema del Proyecto de Trabajo consistió en la construcción de un diagnóstico sobre el sistema de cría de pollos rústicos. El estudio se basó en el concepto de investigación de acción con análisis cualitativo y aplicación de cuestionarios previos y posteriores a la actividad. Los resultados mostraron una contribución positiva a la construcción de un conocimiento autónomo y consistente por parte de los estudiantes participantes, y evidenció mayor poder de comprensión por el contenido enseñado en la disciplina, entre otros, materiales de construcciones alternativos, elementos de diseño arquitectónico, ambientación y confort animal.

Palabras clave: proyecto de trabajo, aprendizaje significativo, diagnóstico del sistema de creación. 

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Biografia do Autor

Davi Goveia de Freitas Filho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Engenheiro Civil . Mestrado em Educação. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

 

Argemiro Sanavria, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Médico Veterinário. Mestrado em Extensão Rural. Doutorado em Ciências Veterinárias Pós-Doutorado em Ciências Agrárias. Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Joana Patrícia Lira de Sousa , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Zootecnista. Mestrado em Ciência Animal Tropical. Doutorado em Ciência Animal Tropical. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Gilmar Ferreira Vita, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Biólogo. Mestrado em Biologia Animal. Doutorado em Biologia Animal. Pós-Doutorado em Educação.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Goveia de Freitas Filho, D., Sanavria, A., Lira de Sousa , J. P., & Ferreira Vita, G. (2022). Transdisciplinaridade no ensino de construções e instalações rurais com foco na avicultura caipira. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e11309. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11309

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Artigos / Articles / Artículos