Contexto amazônico e a formação de professores/as do campo no Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13333

Palavras-chave:

Amazonian context, Teacher Training, Rural Education.

Resumo

O contexto amazônico expresso neste texto resulta da experiência das ações de formação de professores (as) do Programa Escola da Terra, em 46 municípios do Estado do Amazonas, por meio da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas, que ofertou o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas. A Escola da Terra é uma ação da antiga Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em parceria com as Instituições de Ensino Superior, com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Desse modo, foi possível viabilizar a formação continuada aos (às) professores (as) que atuam nas escolas multisseriadas do campo amazônico. O objetivo do estudo foi socializar essa experiência de formação continuada de professores (as) desenvolvida pela Faculdade de Educação/UFAM, cujo trabalho vem sendo desenvolvido há mais de cinco anos sob a forma de abordagem metodológica da pesquisa-ação. Como resultados, constatamos que foram atendidos (as) 2.724 professores (as) do interior do Estado, que desenvolveram trabalhos com enfoque nos tempos formativos da alternância, associando o ensino à pesquisa. Quanto às considerações finais do estudo, é possível dizer que as ações são importantes para a formação de professores/as das classes multisseriadas das escolas do campo no Amazonas, visto que fortalecem a cultura dos sujeitos amazônicos do campo.

Palavras-chave: contexto amazônico, programa escola da terra, Formação de professores/as, educação do campo.

 

Amazonic context and the training of field teachers in Amazonas

ABSTRACT. The Amazon context expressed in this text results from the experience of teacher training actions of the Escola da Terra Program, in 46 municipalities in the State of Amazonas, through the Faculty of Education, of the Federal University of Amazonas, which offered the Course of Improvement in Rural Education – Pedagogical Practices. Escola da Terra is an action of the former Department of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI/MEC), in partnership with Higher Education Institutions, with State and Municipal Education Departments. In this way, it was possible to provide continuing education to teachers who work in multi-grade schools in the Amazonian countryside. The objective of the study was to socialize this experience of continuing teacher education developed by the Faculty of Education/UFAM, whose work has been developed for more than five years in the form of an action research methodological approach. As a result, we found out that 2,724 teachers from the interior of the State were assisted, who developed works with a focus on the formative times of alternation, associating teaching with research. As for the final considerations of the study, it is possible to say that the actions are important for the training of teachers of the multigrade classes of rural schools in Amazonas, since they strengthen the culture of Amazonian rural subjects.

Keywords: amazon context, escola da terra program, teacher training, rural education.

 

El contexto amazónico y la formación de profesores de campo en Amazonas

RESUMEN. El contexto amazónico expresado en este texto resulta de la experiencia de acciones de formación docente del Programa Escola da Terra, en 46 municipios del Estado de Amazonas, a través de la Facultad de Educación, de la Universidad Federal de Amazonas, que ofreció el Curso de Perfeccionamiento en Educación Rural – Prácticas Pedagógicas. Escola da Terra es una acción de la antigua Secretaría de Educación Continuada, Alfabetización, Diversidad e Inclusión (SECADI/MEC), en colaboración con las Instituciones de Educación Superior, con las Secretarías de Educación Estaduales y Municipales. De esta manera, fue posible brindar educación continua a los docentes que trabajan en escuelas multigrado en el interior amazónico. El objetivo del estudio fue socializar esta experiencia de formación continua de profesores desarrollada por la Facultad de Educación/UFAM, cuyo trabajo se desarrolla desde hace más de cinco años bajo la forma de un enfoque metodológico de investigación-acción. Como resultado, encontramos que fueron atendidos 2.724 docentes del interior del Estado, quienes desarrollaron trabajos enfocados en los tiempos formativos de la alternancia, asociando la docencia a la investigación. En cuanto a las consideraciones finales del estudio, es posible decir que las acciones son importantes para la formación de docentes de las clases multigrado de las escuelas rurales de Amazonas, ya que fortalecen la cultura de los sujetos rurales amazónicos.

Palabras clave: contexto amazónico, programa escola da terra, formación de profesores, educación rural.

 

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Biografia do Autor

Heloisa da Silva Borges , Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Professora do Departamento de Administração e Planejamento e Coordenadora Institucional do PARFOR-UFAM e coordenadora do Programa Escola da Terra na UFAM.

Claudio Gomes da Victoria, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Líder do Grupo de Pesquisa Formação do Educador (a) no Contexto Amazônico do PPGE/FACED/ UFAM. Foi chefe do Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da UFAM (2016 - 2018). Atualmente é diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Atual coordenador institucional do Programa Escola da Terra na UFAM.

 

Helena Borges da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Psicóloga, Pedagoga, Especialista em Educação do Campo e Prática Pedagógica pela Faced/UFAM. Professora da SEMED-Manaus. Professora pesquisadora do Programa Escola da Terra no Amazonas– UFAM/MEC/SEDUC/SEMED. 

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM, 2019/2021). Atualmente é professora formadora do Escola da Terra – UFAM/MEC/SEDUC/SEMED

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Publicado

2022-05-28

Como Citar

da Silva Borges , H., Gomes da Victoria, C. ., Borges da Silva, H., & de Souza e Souza, Érica. (2022). Contexto amazônico e a formação de professores/as do campo no Amazonas. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e13333. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13333

Edição

Seção

Dossiê: Escola da Terra