Contexto amazônico e a formação de professores/as do campo no Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13333Palavras-chave:
Amazonian context, Teacher Training, Rural Education.Resumo
O contexto amazônico expresso neste texto resulta da experiência das ações de formação de professores (as) do Programa Escola da Terra, em 46 municípios do Estado do Amazonas, por meio da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Amazonas, que ofertou o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas. A Escola da Terra é uma ação da antiga Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), em parceria com as Instituições de Ensino Superior, com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Desse modo, foi possível viabilizar a formação continuada aos (às) professores (as) que atuam nas escolas multisseriadas do campo amazônico. O objetivo do estudo foi socializar essa experiência de formação continuada de professores (as) desenvolvida pela Faculdade de Educação/UFAM, cujo trabalho vem sendo desenvolvido há mais de cinco anos sob a forma de abordagem metodológica da pesquisa-ação. Como resultados, constatamos que foram atendidos (as) 2.724 professores (as) do interior do Estado, que desenvolveram trabalhos com enfoque nos tempos formativos da alternância, associando o ensino à pesquisa. Quanto às considerações finais do estudo, é possível dizer que as ações são importantes para a formação de professores/as das classes multisseriadas das escolas do campo no Amazonas, visto que fortalecem a cultura dos sujeitos amazônicos do campo.
Palavras-chave: contexto amazônico, programa escola da terra, Formação de professores/as, educação do campo.
Amazonic context and the training of field teachers in Amazonas
ABSTRACT. The Amazon context expressed in this text results from the experience of teacher training actions of the Escola da Terra Program, in 46 municipalities in the State of Amazonas, through the Faculty of Education, of the Federal University of Amazonas, which offered the Course of Improvement in Rural Education – Pedagogical Practices. Escola da Terra is an action of the former Department of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI/MEC), in partnership with Higher Education Institutions, with State and Municipal Education Departments. In this way, it was possible to provide continuing education to teachers who work in multi-grade schools in the Amazonian countryside. The objective of the study was to socialize this experience of continuing teacher education developed by the Faculty of Education/UFAM, whose work has been developed for more than five years in the form of an action research methodological approach. As a result, we found out that 2,724 teachers from the interior of the State were assisted, who developed works with a focus on the formative times of alternation, associating teaching with research. As for the final considerations of the study, it is possible to say that the actions are important for the training of teachers of the multigrade classes of rural schools in Amazonas, since they strengthen the culture of Amazonian rural subjects.
Keywords: amazon context, escola da terra program, teacher training, rural education.
El contexto amazónico y la formación de profesores de campo en Amazonas
RESUMEN. El contexto amazónico expresado en este texto resulta de la experiencia de acciones de formación docente del Programa Escola da Terra, en 46 municipios del Estado de Amazonas, a través de la Facultad de Educación, de la Universidad Federal de Amazonas, que ofreció el Curso de Perfeccionamiento en Educación Rural – Prácticas Pedagógicas. Escola da Terra es una acción de la antigua Secretaría de Educación Continuada, Alfabetización, Diversidad e Inclusión (SECADI/MEC), en colaboración con las Instituciones de Educación Superior, con las Secretarías de Educación Estaduales y Municipales. De esta manera, fue posible brindar educación continua a los docentes que trabajan en escuelas multigrado en el interior amazónico. El objetivo del estudio fue socializar esta experiencia de formación continua de profesores desarrollada por la Facultad de Educación/UFAM, cuyo trabajo se desarrolla desde hace más de cinco años bajo la forma de un enfoque metodológico de investigación-acción. Como resultado, encontramos que fueron atendidos 2.724 docentes del interior del Estado, quienes desarrollaron trabajos enfocados en los tiempos formativos de la alternancia, asociando la docencia a la investigación. En cuanto a las consideraciones finales del estudio, es posible decir que las acciones son importantes para la formación de docentes de las clases multigrado de las escuelas rurales de Amazonas, ya que fortalecen la cultura de los sujetos rurales amazónicos.
Palabras clave: contexto amazónico, programa escola da terra, formación de profesores, educación rural.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2017). Passageiros da noite do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis-RJ: Vozes.
Borges, H. S., & Mourão, A. R. B. (2018). Programa Escola da Terra e a Educação do Campo no Amazonas: Relato da formação de professores (as) das escolas multisseriadas. In Hage, S. A. M., Silva, H. S. A., & Fonseca, J. D. (Orgs.). Programa Escola da Terra: cartografia da diversidade e complexidade de sua execução no Brasil (s./p.). Curitiba: CRV.
Caldart, R. S. (2017). Caminhos para transformação da escola: trabalho, agroecologia e estudos nas escolas do campo. São Paulo: Expressão Popular.
Canudo, A., Luz, C. R. S., & Santos, P. C. M. (2020). Conflitos no Campo, Brasil, 2019. Centro de Documentação Dom Tómas Balduino. Goiânia-GO: CPT Nacional.
Censo Escolar. (2017). Recuperado de: http://www.amazonas.am.gov.br. Acesso em: 19 ̸04 ̸2020.
Diniz-Pereira, J. E., Diniz, M., & Souza, J. V. A. (2017). PRODOC: 20 anos de pesquisa sobre a profissão, a formação e a condição docente. Autêntica Editora. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.181
Gomes, S., & Araújo, R. L. (2007). Amazônia: trabalho escravo, conflitos de terra e reforma agrária. Princípios, (90), s./p.
Molina, M. C., Martins, M. F. A., & Antunes-Rocha, M. I. (2021). Formação em Alternância nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo desenvolvidos na UnB e na UFMG: articulando universidade, campo e escola numa perspectiva socioterritorial Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, e11856. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11856
Projeto Político-Pedagógico do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas. (2013). Manaus-AM. Faced/UFAM.
Santos, R. B. (2017). História da educação do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Revista Teias, 18(51), 210-224. https://doi.org/10.12957/teias.2017.24758
Silva, C. A. (2016). A História das populações tradicionais na Amazônia e a terra como patrimônio cultural. In Borges, H. S., & Mourão, A. R. B. (Orgs.). Trabalho e Educação do/no Campo: agricultura familiar, agroecologia e alfabetização ecológica (s./p.). Manaus: UFAM.
Viero, J., & Medeiros, L. M. (2018). Princípios e concepções da educação do campo. Santa Maria, RS: UFSM, NTE.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).