“Aprender a nossa língua vernácula”: A imigração e educação (rural) no Folha do Oeste (1946-1960)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p275Resumo
Este artigo apresenta uma relação entre Imigração e Educação Escolar no período compreendido entre 1946 e 1960. Esse período é relevante, pois apresenta os imigrantes oriundos da Segunda Guerra Mundial deslocados para vários países, inclusive para o Brasil, habitando os Estados de São Paulo e Paraná. Como fontes, além de discussões bibliográficas, ampara-se no periódico Folha do Oeste. Esse jornal foi produzido em Guarapuava-PR entre 1937 e 1981, sendo o mais longo do Município. A partir dele, procuraram-se matérias e reportagens que apresentam a relação entre educação e imigração. Nos resultados, percebe-se que a imigração era retratada apenas enquanto grupo, destacando neste caso os imigrantes Suábios do Danúbio, e a Educação considerada como rural, porque não considerava os sujeitos, sendo apenas uma questão de Estado para um controle social, promovendo um mínimo de instrução.
Palavras-chave: Educação do Campo, Ensino, Imprensa, Refugiados, Suábios do Danúbio.
"Learning Our Vernacular Language": Immigration and education (rural) on Folha do Oeste (1946-1960)
ABSTRACT. This article aims to present a relation between Immigration and School Education in the period between 1946 and 1960. This period is relevant, since it presents the immigrants from World War II who came to several countries, including Brazil, establishing in the States of São Paulo and Paraná. As sources, in addition to bibliographical discussions, it is supported in the periodical Folha do Oeste. This newspaper was produced in Guarapuava-PR between 1937 and 1981, being the longest in the Municipality. We searched for articles and reports that show the relationship between education and immigration. In the results it is noticed that the immigration was portrayed only as a group, highlighting in this case the Suábios do Danúbio immigrants, and the education considered as rural, because it did not consider the subjects, being only a matter of State for a social control, promoting a minimum of instruction.
Keywords: Rural Education, Teaching, Press. Refugees, Suábios do Danúbio.
"Aprender Nuestra lengua vernácula": La inmigración y la educación (rural) en la Folha do Oeste (1946-1960)
RESUMEN. En este artículo se presenta una relación entre la inmigración y la educación escolar en el período entre 1946 y 1960. Este período es relevante porque muestra los inmigrantes de la Segunda Guerra Mundial que vinieron a países de todo el mundo, incluyendo Brasil, estableciéndose en los estados de Sao Paulo y Paraná. Como fuentes, y discusiones de literatura, soporta a sí misma en el periódico Folha do Oeste. Este periódico se produjo en Guarapuava-PR entre 1937 y 1981, siendo el más largo en la ciudad. Buscaban a los materiales y artículos que presentan la relación entre la educación y la inmigración. En los resultados, es evidente que la inmigración fue interpretado sólo como un grupo, en este caso, destacando los inmigrantes Suábios do Danúbio, y la educación considerada como rural, ya que no tuvo en cuenta el tema, al igual que una cuestión de Estado para el control social, la promoción de un mínimo de instrucciones.
Palabras-clave: Educación Rural, Educación, Prensa, Refugiados, Suábios do Danúbio.
Downloads
Referências
Barreiro, E. (2007). Políticas Educacionais e escolas rurais no Paraná 1930-2005. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Maringá.
Bauman, Z. (2017). Estranhos a nossa porta. Rio de Janeiro: Zahar.
Caldart, R. S. (2009). Educação do Campo: Notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, 7(1), 35-64. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n1/03.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2017.
Colonos para Guarapuava (1951, 10 de junho). Folha do Oeste, p. 4.
Desconhecem os Colonos de Guarapuava o nosso idioma (1953, 25 de outubro). Folha do oeste, p. 6.
Elfes, A. (1971). Suábios no Paraná. Curitiba: [s. n.].
Errata. (1953, 25 de outubro). Folha do Oeste. p. 6.
Gärtner, M. (2014). Alguns elementos para a construção de uma História Ambiental do processo de “europeização” da paisagem do Distrito de Entre Rios, Guarapuava, Paraná. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Judt, T. (2008). Pós Guerra: uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Objetiva.
Leite, S. C. (2002) Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez.
Luca, T. R. (2014). História dos, nos e por meio dos periódicos. In Pinsky, C. B. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto.
Maria, G. V. (2011). Crônicas da alta sociedade: Discursos, representações e cotidiano nas colunas sociais do jornal Folha do Oeste (Guarapuava, PR, 1959-1964). (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Nogueira, O. J. O (1991). Migrações internas: tentativas de buscar uma teoria. Análise e Conjuntura. 6(1), 38-47. Disponível em: < http://www.repositorio.fjp.mg.gov.br/bitstream/123456789/75/1/Migra%C3%A7%C3%B5es%20Internas%20tentativas%20de%20se%20buscar%20uma%20teoria.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2016.
Novas professoras nomeadas para Guarapuava. (1958, 17 de agosto) Folha do Oeste. p. 7.
Organização Internacional para as Migrações–OIM (2009). Direito internacional da migração: Glossário sobre migração. Genebra: OIM. Disponível em:< http://www.acidi.gov.pt/_cf/102363> Acesso em: 17 fev. 2014.
Pelo Ensino na Colonia Entre Rios (1953, 22 de novembro) Folha do Oeste. p. 1.
Peres, E. P. (1997). “Proverbial Hospitalidade”? A Revista de Imigração e Colonização e o discurso oficial sobre o imigrante (1945-1955). Acervo, 10(2), 55-70. Disponível em: < http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/254/254> . Acesso em: 11 jan. 2017.
Quisito Social. (1953, 25 de outubro). Folha do Oeste. p.1.
Rabaça, C. A., & Barbosa, G. G. (2014). Dicionário essencial de comunicação. São Paulo: Lexikon.
Refluxo solidário na EU. (2016, 23 de dezembro). El País. [Online]. Editorial. Disponível em: < http://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/22/opinion/1482434415_511282.html>. Acesso em 28 dez. 2016.
Santos, R. (2015). Discursos sobre imigração no jornal Folha do Oeste – Guarapuava, Paraná (1946-1960) (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Centro Oeste. Disponível em:< http://www2.unicentro.br/ppgh/files/2015/07/Disserta_o_de_Rodrigo_dos_Santos_562a8c0985c01.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2016.
Santos, R. (2016). A imigração dos Suábios do Danúbio e as discussões pelas terras de Entre Rios, Guarapuava, Paraná. Revista Sociais e Humanas, 29(1), 08-18. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/17645>. Acesso em: 29 dez. 2016.
Santos, R., & Volupca, T. (2015). O diálogo entre Educação Rural e Migração em Guarapuava (1920-1950). In Mello, A (Org.). Educação e sociedade em Guarapuava: cenários de pesquisa (pp. 159-170). Curitiba, PR: CRV.
Santos, R., & Volupca, T. (2014) Educação rural e migração: a tentativa do diálogo. Luminária, 16(2). Disponível em: < http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/luminaria/article/view/336/280>. Acesso em: 28 dez. 2016.
Santos, R. B. (1997). Migração no Brasil. São Paulo: Scipione.
Santos, R., Almeida, M. L., & Schörner, A. (2015). Os alienígenas do pós-guerra: percepções sobre os displaced persons entre 1945 e 1960. In Anais do V Colóquio Nacional Cultura e Poder (pp. 268-280). Campo Mourão, PR. Disponível em: < http://www.fecilcam.br/culturaepoder/wp-content/uploads/2015/09/Anais-VColoquio.pdf >. Acesso em 11 fev. 2017.
Shephard, B. (2012). A longa estrada para casa: restabelecendo o cotidiano na Europa devastada pela guerra. São Paulo: Paz e Terra.
Silva, W. P. (2010). De Lustosa a João do Planalto: a Arte Política na Cidade de Guarapuava (1930- 1970). Guarapuava: UNICENTRO.
Stein, M. N. (2011). O oitavo dia: produção de Sentidos Identitários na Colônia Entre Rios - PR (segunda metade do século XX). Guarapuava: UNICENTRO.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).