Memória educacional no município de Enéas Marques-PR: décadas de (1960-1990) – Das escolas rurais à nuclearização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p30

Resumo

As pesquisas sobre história regional e escolas rurais são recentes, principalmente no Sudoeste do Paraná. Ainda carecem de incentivo e novos pesquisadores que se dediquem a desvelar esta história, com pesquisas pautadas em fontes documentais e/ou orais. Este texto foi produzido a partir de referenciais bibliográficos, fontes documentais e depoimentos orais, procurando registrar a história da Educação do município de Enéas Marques, situado no Sudoeste do Paraná entre as décadas de 1960 a 1990, período em que o número de escolas rurais era muito expressivo. Estas escolas eram em sua maioria multisseriadas, funcionando em dois períodos, sendo atendidas por um ou dois professores. Contudo, a partir da década de 1990, iniciou-se o processo de fechamento/nuclearização destas escolas e os alunos passaram a utilizarem-se do transporte escolar, com isso, a maioria deles foram estudar em escolas urbanas, fazendo com que a identidade rural fosse se perdendo.

Palavras-chave: Educação Rural, Nuclearização Escolar, Sudoeste do Paraná.

 

Education memory of Enéas Marques municipality-PR: 1960-1990: From rural schools to nuclear

Abstract: Research on regional history and rural schools is recent, mainly in the Southwest of Paraná. They still lack the incentive and new researchers who dedicate themselves to unveiling this story, with research based on documentary or oral sources. This text was produced from bibliographical references, oral testimonies and documentary sources and sought to record the history of Education in the city of Enéas Marques, located in the Southwest of Paraná, between the 1960s and 1990s, a period in which the number of rural schools was very expressive. These schools were, in their majority, multiseriates, functioning in two periods and being attended by one or two teachers. However, from the 1990s, the process of closing/nuclearization of these schools began, and students began to use school transport, with the result that most of them went to study in urban schools, making the rural identity was getting lost.

Keywords: Rural Education, School Nuclearization, Southwest of Paraná.

 

Memoria educacional en el municipio de Enéas Marques-PR: 1960-1990: De las escuelas rurales a la nuclearización   

Resumen: Las investigaciones sobre historia regional y escuelas rurales son recientes, principalmente en el Sudoeste del Paraná. Todavía carecen de incentivo y nuevos investigadores que se dediquen a desvelar esta historia, con averiguaciones pautadas en fuentes documentales y orales. Este texto fue producido a partir de referencias bibliográficas, testimonios orales y fuentes documentales y buscó registrar la historia de la Educación del municipio de Enéas Marques, situado en el Sudoeste de Paraná entre las décadas de 1960 a 1990 etapa en que el número de escuelas rurales era muy expresivo. Estas escuelas eran en su mayoría con distintos niveles de aprendizaje, funcionando en dos períodos siendo atendidas por uno o dos profesores. Sin embargo, a partir de la década de 1990 se inició el proceso de cerramiento/nuclearización de estas escuelas y los alumnos pasaron a utilizar del transporte escolar, con eso, la mayoría de ellas fue a estudiar en escuelas urbanas, haciendo que la identidad rural fuese se perdiendo.


Palabras clave: Educación Rural, Nuclearización Escolar, Sudoeste de Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm.

Cattelan, C. (2014). Educação Rural no município de Francisco Beltrão entre 1948 a 1981: A Escola Multisseriada. Francisco Beltrão. (Dissertação de Mestrado) Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná.

Damasceno, M. N, & Beserra B. (2004). Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, 30(1), 73-89. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022004000100005

Emer, I. O. (1991). Desenvolvimento Histórico do Oeste do Paraná e a Construção da Escola. (Dissertação de Mestrado) Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.

Farias, M. I. (2013). Os processos de Territorialização e Desterritorialização da Educação do campo no Sudoeste do Paraná. (Dissertação de Mestrado) Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

Laste, D. D. (2000). Histórico da Emancipação Política de Enéas Marques – PR. (Trabalho de Conclusão de Curso). Faculdades de Palmas, Palmas.

Lazier, H. (1997). Análise Histórica da Posse de Terra no Sudoeste Paranaense. Francisco Beltrão, PR: Grafit.

Le Goff, J. (1994). História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP.

Martins, R. S. (1986). Entre Jagunços e Posseiros. Curitiba, PR: S/I

Netto, J. P. (2011). Introdução ao Estudo do Método de Marx. São Paulo, SP: Expressão Popular.

Niederheitmann, L. C. (1986). Das matas primitivas a Polo de uma Região-Abordagem Histórica de Francisco Beltrão. (Trabalho de Curso de Especialização). Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava, Guarapuava.

Nosella, P., & Buffa, E. (2006). As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. In Anais Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares. Campinas, SP: UNICAMP/São Paulo, SP: UNINOVE.

Padis, P. C. (1981). A Região Sudoeste: o que é e como foi ocupada. In _______. Formação de uma economia Periférica: o caso do Paraná. São Paulo, SP: HUCITEC/Curitiba, PR: Secretaria da Cultura e do Esporte do Governo do Estado do Paraná.

Priori A. Possamai. L. R. ... et al... (2012). A modernização do campo e o êxodo rural. In Priori A., Possamai. L. R. ... et.al... História do Paraná: séculos XIX e XX (pp. 115-127). Maringá, PR: Eduem. DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788576285878

Revistas ou Documentos

Enéas Marques. (1988). Enéas Marques em Revista. Enéas Marques: nossa História, nossa Gente. Departamento de Educação e Cultural de Enéas Marques. Pato Branco-PR: Gráfica KAMARO.

Enéas Marques. Ata de 15 de agosto de 1990. Escola XV de Novembro. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação.

Enéas Marques. Ata de 12 de novembro de 1992. Ata de reunião com pais. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação.

Enéas Marques. Ata de 3 de fevereiro de 1994. Escola São Pedro. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação.

Enéas Marques. Ata de 2 de fevereiro s/ano. Escola São Pedro. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação, s/ano.

Paraná. Lei nº 92 de 25 de agosto de 1961: A Vila Jaracatiá foi elevada à categoria de Distrito administrativo. Recuperado de: http://www.legislacao.pr.gov.br.

Paraná. Lei nº 4.823 de 18 de fevereiro de 1964: criado o município de Enéas Marques, Pinhão e Salto do Lontra. Recuperado de: http://www.legislacao.pr.gov.br.

Relatos Orais

Abreu, A. I. N. (2016). Depoimento oral em 06 de junho de 2016. Informações complementares: casado, instrução: ensino superior: Gestão de Empresa e Gestão Pública Profissão: Servidor Público, professor, Secretário de Educação no município de Nova Esperança do Sudoeste.

Baio, B. W. (2016). Depoimento oral em 26 de novembro de 2016. Informações complementares: viúva, instrução: de 1ª a 4ª série. Profissão: costureira.

Bonetti, A. C. (2016) Depoimento oral em 26 de novembro de 2015. Informações complementares: casado, Instrução: Profissão: técnico em Agropecuária, prefeito no município de Enéas Marques 1983-1988 e 1993-1996.

Campos, C. M. D. (2015). Depoimento oral em 07 de julho de 2015. Informações complementares: casada, instrução: nível superior, profissão: professora, católica.

Fernandes, J. A. (2016). Depoimento oral em 02 de fevereiro de 2016. Informações Complementares: viúva, instrução: 2º grau, profissão: professora, católica.

Hoffelder, M. do C. V. (2016). Depoimento oral em 21 de janeiro de 2016. Informações complementares: casada, Instrução: nível superior. Profissão: professora e diretora. Atualmente está aposentada.

Marques, R. P. (2016). Depoimento oral em 21 de janeiro de 2016. Informações complementares: viúva, Instrução: Pedagogia e Especialização em Administração Escolar. Profissão: professora: 32 anos, diretora 9 anos e 3 anos como Inspetora Escolar. Aposentada a 20 anos.

Mendes, J. D. (2016). Depoimento oral em 12 de fevereiro de 2016. Informações complementares: Casado. Instrução: 2º grau. Profissão: agricultor, pedreiro, gerente de produção.

Nurmberg, I. (2016). Depoimento oral em 2 de fevereiro de 2016. Informações complementares: casado, instrução: 1ª série do 2º grau. Profissão: agricultor.

Nurmberg, M. (2016). Depoimento oral em 2 de fevereiro de 2016. Informações complementares: casada, instrução: primário. Profissão: agricultora.

Silva, A. M. B. (2015). Depoimento oral em 27 de junho de 2015. Informações complementares: casada, instrução: magistério, profissão: professora, católica. Casada com o cartorário João Ramilio da Silva.

Wessling, J. (2016). Depoimento oral em 26 de novembro de 2016. Informações complementares: solteiro, instrução: 2º ano primário. Profissão: agricultor.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Nurmberg, M. A., & Castanha, A. P. (2017). Memória educacional no município de Enéas Marques-PR: décadas de (1960-1990) – Das escolas rurais à nuclearização. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 3(1), 30–56. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p30

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos