Memoria educacional en el municipio de Enéas Marques-PR: 1960-1990: De las escuelas rurales a la nuclearización
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p30Resumen
Resumen: Las investigaciones sobre historia regional y escuelas rurales son recientes, principalmente en el Sudoeste del Paraná. Todavía carecen de incentivo y nuevos investigadores que se dediquen a desvelar esta historia, con averiguaciones pautadas en fuentes documentales y orales. Este texto fue producido a partir de referencias bibliográficas, testimonios orales y fuentes documentales y buscó registrar la historia de la Educación del municipio de Enéas Marques, situado en el Sudoeste de Paraná entre las décadas de 1960 a 1990 etapa en que el número de escuelas rurales era muy expresivo. Estas escuelas eran en su mayoría con distintos niveles de aprendizaje, funcionando en dos períodos siendo atendidas por uno o dos profesores. Sin embargo, a partir de la década de 1990 se inició el proceso de cerramiento/nuclearización de estas escuelas y los alumnos pasaron a utilizar del transporte escolar, con eso, la mayoría de ellas fue a estudiar en escuelas urbanas, haciendo que la identidad rural fuese se perdiendo.
Descargas
Citas
Brasil. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm.
Cattelan, C. (2014). Educação Rural no município de Francisco Beltrão entre 1948 a 1981: A Escola Multisseriada. Francisco Beltrão. (Dissertação de Mestrado) Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná.
Damasceno, M. N, & Beserra B. (2004). Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, 30(1), 73-89. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022004000100005
Emer, I. O. (1991). Desenvolvimento Histórico do Oeste do Paraná e a Construção da Escola. (Dissertação de Mestrado) Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
Farias, M. I. (2013). Os processos de Territorialização e Desterritorialização da Educação do campo no Sudoeste do Paraná. (Dissertação de Mestrado) Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.
Laste, D. D. (2000). Histórico da Emancipação Política de Enéas Marques – PR. (Trabalho de Conclusão de Curso). Faculdades de Palmas, Palmas.
Lazier, H. (1997). Análise Histórica da Posse de Terra no Sudoeste Paranaense. Francisco Beltrão, PR: Grafit.
Le Goff, J. (1994). História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP.
Martins, R. S. (1986). Entre Jagunços e Posseiros. Curitiba, PR: S/I
Netto, J. P. (2011). Introdução ao Estudo do Método de Marx. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Niederheitmann, L. C. (1986). Das matas primitivas a Polo de uma Região-Abordagem Histórica de Francisco Beltrão. (Trabalho de Curso de Especialização). Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava, Guarapuava.
Nosella, P., & Buffa, E. (2006). As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. In Anais Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares. Campinas, SP: UNICAMP/São Paulo, SP: UNINOVE.
Padis, P. C. (1981). A Região Sudoeste: o que é e como foi ocupada. In _______. Formação de uma economia Periférica: o caso do Paraná. São Paulo, SP: HUCITEC/Curitiba, PR: Secretaria da Cultura e do Esporte do Governo do Estado do Paraná.
Priori A. Possamai. L. R. ... et al... (2012). A modernização do campo e o êxodo rural. In Priori A., Possamai. L. R. ... et.al... História do Paraná: séculos XIX e XX (pp. 115-127). Maringá, PR: Eduem. DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788576285878
Revistas ou Documentos
Enéas Marques. (1988). Enéas Marques em Revista. Enéas Marques: nossa História, nossa Gente. Departamento de Educação e Cultural de Enéas Marques. Pato Branco-PR: Gráfica KAMARO.
Enéas Marques. Ata de 15 de agosto de 1990. Escola XV de Novembro. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação.
Enéas Marques. Ata de 12 de novembro de 1992. Ata de reunião com pais. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação.
Enéas Marques. Ata de 3 de fevereiro de 1994. Escola São Pedro. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação.
Enéas Marques. Ata de 2 de fevereiro s/ano. Escola São Pedro. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação, s/ano.
Paraná. Lei nº 92 de 25 de agosto de 1961: A Vila Jaracatiá foi elevada à categoria de Distrito administrativo. Recuperado de: http://www.legislacao.pr.gov.br.
Paraná. Lei nº 4.823 de 18 de fevereiro de 1964: criado o município de Enéas Marques, Pinhão e Salto do Lontra. Recuperado de: http://www.legislacao.pr.gov.br.
Relatos Orais
Abreu, A. I. N. (2016). Depoimento oral em 06 de junho de 2016. Informações complementares: casado, instrução: ensino superior: Gestão de Empresa e Gestão Pública Profissão: Servidor Público, professor, Secretário de Educação no município de Nova Esperança do Sudoeste.
Baio, B. W. (2016). Depoimento oral em 26 de novembro de 2016. Informações complementares: viúva, instrução: de 1ª a 4ª série. Profissão: costureira.
Bonetti, A. C. (2016) Depoimento oral em 26 de novembro de 2015. Informações complementares: casado, Instrução: Profissão: técnico em Agropecuária, prefeito no município de Enéas Marques 1983-1988 e 1993-1996.
Campos, C. M. D. (2015). Depoimento oral em 07 de julho de 2015. Informações complementares: casada, instrução: nível superior, profissão: professora, católica.
Fernandes, J. A. (2016). Depoimento oral em 02 de fevereiro de 2016. Informações Complementares: viúva, instrução: 2º grau, profissão: professora, católica.
Hoffelder, M. do C. V. (2016). Depoimento oral em 21 de janeiro de 2016. Informações complementares: casada, Instrução: nível superior. Profissão: professora e diretora. Atualmente está aposentada.
Marques, R. P. (2016). Depoimento oral em 21 de janeiro de 2016. Informações complementares: viúva, Instrução: Pedagogia e Especialização em Administração Escolar. Profissão: professora: 32 anos, diretora 9 anos e 3 anos como Inspetora Escolar. Aposentada a 20 anos.
Mendes, J. D. (2016). Depoimento oral em 12 de fevereiro de 2016. Informações complementares: Casado. Instrução: 2º grau. Profissão: agricultor, pedreiro, gerente de produção.
Nurmberg, I. (2016). Depoimento oral em 2 de fevereiro de 2016. Informações complementares: casado, instrução: 1ª série do 2º grau. Profissão: agricultor.
Nurmberg, M. (2016). Depoimento oral em 2 de fevereiro de 2016. Informações complementares: casada, instrução: primário. Profissão: agricultora.
Silva, A. M. B. (2015). Depoimento oral em 27 de junho de 2015. Informações complementares: casada, instrução: magistério, profissão: professora, católica. Casada com o cartorário João Ramilio da Silva.
Wessling, J. (2016). Depoimento oral em 26 de novembro de 2016. Informações complementares: solteiro, instrução: 2º ano primário. Profissão: agricultor.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).