Education memory of Enéas Marques municipality-PR: 1960-1990: From rural schools to nuclear

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p30

Résumé

Abstract: Research on regional history and rural schools is recent, mainly in the Southwest of Paraná. They still lack the incentive and new researchers who dedicate themselves to unveiling this story, with research based on documentary or oral sources. This text was produced from bibliographical references, oral testimonies and documentary sources and sought to record the history of Education in the city of Enéas Marques, located in the Southwest of Paraná, between the 1960s and 1990s, a period in which the number of rural schools was very expressive. These schools were, in their majority, multiseriates, functioning in two periods and being attended by one or two teachers. However, from the 1990s, the process of closing/nuclearization of these schools began, and students began to use school transport, with the result that most of them went to study in urban schools, making the rural identity was getting lost.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Brasil. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm.

Cattelan, C. (2014). Educação Rural no município de Francisco Beltrão entre 1948 a 1981: A Escola Multisseriada. Francisco Beltrão. (Dissertação de Mestrado) Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná.

Damasceno, M. N, & Beserra B. (2004). Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, 30(1), 73-89. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022004000100005

Emer, I. O. (1991). Desenvolvimento Histórico do Oeste do Paraná e a Construção da Escola. (Dissertação de Mestrado) Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.

Farias, M. I. (2013). Os processos de Territorialização e Desterritorialização da Educação do campo no Sudoeste do Paraná. (Dissertação de Mestrado) Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

Laste, D. D. (2000). Histórico da Emancipação Política de Enéas Marques – PR. (Trabalho de Conclusão de Curso). Faculdades de Palmas, Palmas.

Lazier, H. (1997). Análise Histórica da Posse de Terra no Sudoeste Paranaense. Francisco Beltrão, PR: Grafit.

Le Goff, J. (1994). História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP.

Martins, R. S. (1986). Entre Jagunços e Posseiros. Curitiba, PR: S/I

Netto, J. P. (2011). Introdução ao Estudo do Método de Marx. São Paulo, SP: Expressão Popular.

Niederheitmann, L. C. (1986). Das matas primitivas a Polo de uma Região-Abordagem Histórica de Francisco Beltrão. (Trabalho de Curso de Especialização). Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava, Guarapuava.

Nosella, P., & Buffa, E. (2006). As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. In Anais Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares. Campinas, SP: UNICAMP/São Paulo, SP: UNINOVE.

Padis, P. C. (1981). A Região Sudoeste: o que é e como foi ocupada. In _______. Formação de uma economia Periférica: o caso do Paraná. São Paulo, SP: HUCITEC/Curitiba, PR: Secretaria da Cultura e do Esporte do Governo do Estado do Paraná.

Priori A. Possamai. L. R. ... et al... (2012). A modernização do campo e o êxodo rural. In Priori A., Possamai. L. R. ... et.al... História do Paraná: séculos XIX e XX (pp. 115-127). Maringá, PR: Eduem. DOI: http://dx.doi.org/10.7476/9788576285878

Revistas ou Documentos

Enéas Marques. (1988). Enéas Marques em Revista. Enéas Marques: nossa História, nossa Gente. Departamento de Educação e Cultural de Enéas Marques. Pato Branco-PR: Gráfica KAMARO.

Enéas Marques. Ata de 15 de agosto de 1990. Escola XV de Novembro. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação.

Enéas Marques. Ata de 12 de novembro de 1992. Ata de reunião com pais. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação.

Enéas Marques. Ata de 3 de fevereiro de 1994. Escola São Pedro. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação.

Enéas Marques. Ata de 2 de fevereiro s/ano. Escola São Pedro. Arquivo da Secretaria Municipal de Educação, s/ano.

Paraná. Lei nº 92 de 25 de agosto de 1961: A Vila Jaracatiá foi elevada à categoria de Distrito administrativo. Recuperado de: http://www.legislacao.pr.gov.br.

Paraná. Lei nº 4.823 de 18 de fevereiro de 1964: criado o município de Enéas Marques, Pinhão e Salto do Lontra. Recuperado de: http://www.legislacao.pr.gov.br.

Relatos Orais

Abreu, A. I. N. (2016). Depoimento oral em 06 de junho de 2016. Informações complementares: casado, instrução: ensino superior: Gestão de Empresa e Gestão Pública Profissão: Servidor Público, professor, Secretário de Educação no município de Nova Esperança do Sudoeste.

Baio, B. W. (2016). Depoimento oral em 26 de novembro de 2016. Informações complementares: viúva, instrução: de 1ª a 4ª série. Profissão: costureira.

Bonetti, A. C. (2016) Depoimento oral em 26 de novembro de 2015. Informações complementares: casado, Instrução: Profissão: técnico em Agropecuária, prefeito no município de Enéas Marques 1983-1988 e 1993-1996.

Campos, C. M. D. (2015). Depoimento oral em 07 de julho de 2015. Informações complementares: casada, instrução: nível superior, profissão: professora, católica.

Fernandes, J. A. (2016). Depoimento oral em 02 de fevereiro de 2016. Informações Complementares: viúva, instrução: 2º grau, profissão: professora, católica.

Hoffelder, M. do C. V. (2016). Depoimento oral em 21 de janeiro de 2016. Informações complementares: casada, Instrução: nível superior. Profissão: professora e diretora. Atualmente está aposentada.

Marques, R. P. (2016). Depoimento oral em 21 de janeiro de 2016. Informações complementares: viúva, Instrução: Pedagogia e Especialização em Administração Escolar. Profissão: professora: 32 anos, diretora 9 anos e 3 anos como Inspetora Escolar. Aposentada a 20 anos.

Mendes, J. D. (2016). Depoimento oral em 12 de fevereiro de 2016. Informações complementares: Casado. Instrução: 2º grau. Profissão: agricultor, pedreiro, gerente de produção.

Nurmberg, I. (2016). Depoimento oral em 2 de fevereiro de 2016. Informações complementares: casado, instrução: 1ª série do 2º grau. Profissão: agricultor.

Nurmberg, M. (2016). Depoimento oral em 2 de fevereiro de 2016. Informações complementares: casada, instrução: primário. Profissão: agricultora.

Silva, A. M. B. (2015). Depoimento oral em 27 de junho de 2015. Informações complementares: casada, instrução: magistério, profissão: professora, católica. Casada com o cartorário João Ramilio da Silva.

Wessling, J. (2016). Depoimento oral em 26 de novembro de 2016. Informações complementares: solteiro, instrução: 2º ano primário. Profissão: agricultor.

Publié-e

2017-12-15

Comment citer

Nurmberg, M. A., & Castanha, A. P. (2017). Education memory of Enéas Marques municipality-PR: 1960-1990: From rural schools to nuclear. Brazilian Journal of Rural Education, 3(1), 30–56. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p30

Numéro

Rubrique

Paper