Formação Continuada de Professores da Educação do Campo: um olhar voltado para as ações de uma secretaria municipal de educação na Mata Norte de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19704Palavras-chave:
Educação do Campo, Formação de Professores, Prática DocenteResumo
Essa pesquisa se propôs a analisar as propostas da Secretaria Municipal de Educação de Buenos Aires/PE quanto à construção de políticas educacionais de formação continuada para os professores da Educação do Campo nos níveis da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para consolidar as reflexões teóricas, nos ancoramos em autores como: Alencar; Arroyo; Caldart; Hage; Molina e Silva, assim como os documentos legais e normativas vigentes. Embasada em uma abordagem de cunho qualitativo, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: aplicação de entrevistas semiestruturada; utilização de questionários; observação participante e composição do grupo focal. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo Bardin, conforme a definição das categorias de análise. Os resultados tecem reflexões quanto a formação continuada ofertada aos professores das escolas do campo do município território.
Palavras-chave: Educação do Campo, Formação de Professores, Prática Docente.
Continuing Education for Rural Education Teachers: a focus on the actions of a Municipal Education Secretariat in the Mata Norte region of Pernambuco
Abstract. This research proposed to analyze the proposals of the Municipal Department of Education of Buenos Aires/PE regarding the construction of educational policies for continuing education for teachers of Rural Education at the levels of Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School. To consolidate the theoretical reflections, we anchored ourselves in authors such as: Alencar; Arroyo; Caldart; Hage; Molina e Silva, as well as the legal and regulatory documents in force. Based on a qualitative approach, the following data collection instruments were used: application of semi-structured interviews; use of questionnaires; participant observation and focus group composition. The collected data were submitted to Bardin content analysis, according to the definition of the analysis categories. The results weave reflections on the continuing education offered to teachers of rural schools in the municipality territory.
Keywords: Rural Education, Teacher Training, Teaching Practice.
Educación Permanente de Docentes de Educación Rural: una mirada a las acciones de un Departamento Municipal de Educación en la Selva Norte de Pernambuco
RESUMEN. Esta investigación se propuso analizar las propuestas de la Secretaría Municipal de Educación de Buenos Aires/PE respecto a la construcción de políticas educativas para la formación continua de docentes de Educación del Campo en los niveles de Educación Infantil y Primeros Años de Educación Primaria. Para consolidar las reflexiones teóricas, nos basamos en autores como: Alencar; Arroyo; Caldart; Hage; Molina y Silva, así como los documentos legales y normativos vigentes. Basada en un enfoque cualitativo, se utilizaron como instrumentos de recolección de datos: aplicación de entrevistas semi-estructuradas; uso de cuestionarios; observación participante y formación de grupos focales. Los datos recolectados fueron sometidos al análisis de contenido de Bardin, de acuerdo con la definición de las categorías de análisis. Los resultados plantean reflexiones sobre la formación continua ofrecida a los docentes de las escuelas del campo en el territorio municipal.
Palabras clave: Educación rural, Formación del professorado, Práctica Docente.
Downloads
Referências
Angelo, R., & Souza, M. (2019) A formação de professores nas escolas do campo: desafios e persectivas. Revista Educação Rural, 15(2), 45-60.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70, São Paulo.
Brasil. (1996). Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Recuperado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Brasil. (2008). Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Recuperado em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf
Brasil. (2012). Dados do PRONACAMPO. Ministério da Educação. Recuperado em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/documentos/programa-nacional-de-educacao-docampo-pronacampo.pdf/at_download/file
Brasil. (2016). Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Recuperado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm
Brasil. (2007). Parecer CNE/CEB nº03/2008. Reexame do Parecer CNE/ CEB Nº 23/2007. Recuperado em: 130 http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_3_de_18_de_fevereiro_de_2008.pdf
Brasil. (2007). Parecer CNE/CEB nº 23/2007. Recuperado em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pceb023_07.pdf
Brasil. (2018). Projeto Base Escola Ativa. Recuperado em:<http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/escola_ativa/projeto_base_ea.pdf
Brasil. (2002). Resolução CNE/CEB 1/2002. Recuperado em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800- rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192
Brasil. (2020). Censo Escolar da Educação Básica 2020 – Resumo Técnico. Brasília, fev. 2020. Recuperado em:<https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf
Brasil. (2021). Censo Escolar da Educação Básica 2021 - Notas Estatísticas. Recuperado em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2021.pdf
Caldart, R. S. (2009) Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7 n. 1, p. 35-64. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003
Chaer, G., Diniz, R. R., Ribeiro, E. A. (2011). A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, 7(7), 251-266.
Gatti, B. A. (2005). Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro.
Hage, S. A. M. (2014). Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educ.Soc. 3(129), 1165-1182. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531
Hernández, F. (2016). Situações para questionar e expandir a formação permanente. In Gil, J. M. S., & Hernández, F. (Orgs.). Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual. 155-174. Porto Alegre
Imbernón, F. (2002). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez.
Lima, M., & Machado, J. (2018). A importância da formação docente no ambiente escolar. Revista Brasileira de Educação, 23(85), 112-130.
Marques, J. P. (2016). A "observação participante" na pesquisa de campo em educação. Educação em Foco, 19(28), 263-284. DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1221
Minayo, M. C. (Org). (2016). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes.
Molina, M. C., & Martins, M. F. A. (2019). Reflexões sobre o processo de realização e os resultados dos Seminários Nacionais de Formação Continuada de Professores das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. In Molina, M. C., & Martins, M. F. (Org.s). Formação de Formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil (p. 17-38). Belo Horizonte: Autêntica.
Molina, M. C. (2015) Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.39849
Pimenta, S. G. (2006). Professor reflexivo: experiência com a formação docente. 6. ed. São Paulo: Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo Dias da Silva, Waldenia leão de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





