Education and MST: analysis on the scholar situation of children in Acampamento Marielle Vive! during the Covid-19 pandemic

Authors

  • Fabiana de Cássia Rodrigues Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Julia Pacheco e Zan Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Abstract

ABSTRACT. This text aims at discussing the way in which the school care for the kids of Acampamento Marielle Vive! camp happened, between March 2020 and July 2021, showing the difficulties aggravated by the Pandemic, between them: structural obstacles for carrying out school activities, caused by the lack of care by the State; the absence of corrections and monitoring by teachers; and the social-economic situation of the families, impaired by the unemployment's increase in the country. The investigation's methodology followed a qualitative approach based on: bibliographical sources, documents on the education policy from the city - decrees and other regulations on education in Valinhos during the referred period -, besides the general regulations of the education policy during the Pandemic, and interviews - carried out with the officials of the education sector at the camp, children's mothers, and people who act in the city's schools. It was possible to conclude that the necessity of self-organization occurred in parallel to the weaknesses in the school care of the municipality. In the face of all the challenges, the alternatives found by means of the mobilization of the education sector at the camp showed themselves to be effective at the care of the landless children, highlighting that the fact that they belong to a political organization as MST was decisive in the reaction during the Pandemic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Grupo Histedbr - Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, pensamento social e educacional, movimentos sociais, movimento negro, história de periódicos educacionais. Autora dos livros: "MST: formação política e reforma agrária nos anos de 1980." pela editora Lutas Anticapital e "Debate educacional nas origens da "Nova República" pela Editora da Unicamp.

Julia Pacheco e Zan, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica com financiamento Fapesp e projeto intitulado "Educação e MST: análise sobre a situação escolar das crianças do Acampamento Marielle Vive durante a pandemia de Covid-19". Atualmente, atua enquanto professora auxiliar dos Anos Iniciais no Colégio Progresso Bilíngue, além de participar do grupo de extensão que constrói as Cirandas Infantis do Acampamento Marielle Vive.

References

Bezerra Netto, L. (2003) Avanços e retrocessos da educação rural no Brasil (Tese de Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Blengini, A. P., & Rodrigues, F. C. (2021) A educação básica sob o ensino remoto na pandemia aprofundamento das desigualdades educacionais e reconfiguração do “fracasso escolar”. ORG & DEMO, Marília, v. 22, n. 2, p. 81-102, Jul./Dez., 2021.

Caldart, E. S. (2004) Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3. ed. São Paulo, SP: Expressão Popular.

Del Passo, M. F., & Rodrigues, F. C. (2022) Formação política no MST: reflexões sobre as repercussões da crise hídrica na luta pela terra. In Novaes, H. T. (Org.). Educação para além do capital e políticas educacionais na América Latina (pp. 147-171). Oficina Universitária, Marília.

Prefeitura de Valinhos. (2020, 12 de maio). EDUCADIGITAL oferece conteúdo online a alunos de Valinhos. Recuperado de: https://www.valinhos.sp.gov.br/educadigital-oferece-conteudo-online-a-alunos-de-valinhos. Acesso em: 25 abr. 2023.

Evangelista, O., & Souza, A. G. (2020, 15 de abril). Pandemia! Janela de oportunidade para o capital educador [Web log post] Recuperado de: https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/. Acesso em: 25 abr. 2023.

Freitas, F. A. (2018). Os pequenos sujeitos da luta pela terra: educação infantil popular na ciranda infantil do MST. Temáticas, 26(51), 87-118.

IPEA. (2021). Educação no meio rural: diferenças entre o rural e o urbano. Texto para Discussão, 2632, Brasília, DF.

Molina, M. C., & Freitas, H. C. A. (2011) Avanços e desafios na construção da educação do campo. Em Aberto, 24(85), 17-31.

Saviani, D., & Galvão, A. C. (2021) Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, 67, 36-50.

Silva, Daniele. (2022) Marielle Vive: lutando por direitos (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Recuperado de: https://issuu.com/danielesilva687/docs/livreto_03. Acesso em: 25 abr. 2023.

Stencel, L. (2022) Vivências de professoras/es de escolas em áreas rurais no contexto da pandemia de COVID-19 (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Decreto nº 64.862. (2020, 13 de março). Dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), bem como sobre recomendações no setor privado estadual. São Paulo, SP: Governo do Estado.

Decreto nº 10.615. (2020, 30 de novembro). Dispõe sobre a manutenção de atividades remotas para as Unidades Escolares integrantes da Rede Pública Municipal de Ensino, até o término do Ano Letivo de 2020 e dá providências referentes à progressão escolar para o Ano Letivo de 2021. Valinhos, SP: Prefeitura Municipal.

Decreto nº 10.800. (2021, 7 de maio). Estende até 23 de maio de 2021 o prazo da quarentena em razão do Coronavirus (COVID-19), mantém a Fase de Transição de acordo com balanço do “Plano São Paulo” divulgado pelo Governo do Estado no dia 07 de maio de 2021, e dá outras providências. Valinhos, SP: Prefeitura Municipal.

Decreto nº 10.859. (2021, 29 de junho). Dispõe sobre a manutenção do Estado de Calamidade Pública e estende até 15 de julho de 2021 o prazo da quarentena em razão do Coronavirus (COVID-19), mantém a Fase de Transição de acordo com balanço do “Plano São Paulo” divulgado pelo Governo do Estado no dia 21 de maio de 2021, e dá outras providências. Valinhos, SP: Prefeitura Municipal.

Decreto nº 10.878. (2021, 12 de julho). Dispõe sobre a nomeação da Sra. Claudinéia Vendemiatti Serafim, para ocupar o cargo de Chefe do Gabinete da Prefeita e dá outras providências.Valinhos, SP: Prefeitura Municipal.

Decreto nº 10.927. (2021, 27 de agosto). Dispõe sobre a nomeação do Sr. Cleber Ricardo Magdalena, para ocupar o cargo de Secretário da Educação e dá outras providências. Valinhos, SP: Prefeitura Municipal.

Published

2024-06-30

How to Cite

de Cássia Rodrigues, F., & Pacheco e Zan, J. (2024). Education and MST: analysis on the scholar situation of children in Acampamento Marielle Vive! during the Covid-19 pandemic. Brazilian Journal of Rural Education, 9, 16420. Retrieved from https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16420