Educação e MST: análise sobre a situação escolar das crianças do Acampamento Marielle Vive! durante a pandemia de Covid-19

Autores

  • Fabiana de Cássia Rodrigues Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Julia Pacheco e Zan Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir a maneira como se deu o atendimento escolar às crianças do Acampamento Marielle Vive!, entre março de 2020 e julho de 2021, mostrando as dificuldades agravadas pelo contexto da pandemia, entre elas: empecilhos estruturais para realizar as atividades escolares, causados pela falta de assistência por parte do Estado; ausência de correções e acompanhamento das atividades escolares por parte dos professores; e a situação econômico-social das famílias, prejudicada pelo aumento do desemprego no país. A metodologia da investigação seguiu uma abordagem qualitativa, tendo por base fontes bibliográficas, documentos da política educacional da cidade – decretos e outras normativas sobre a educação de Valinhos no referido período –, além de normativas mais gerais da política educacional sob a pandemia e entrevistas, que foram realizadas com os responsáveis pelo Setor de Educação do acampamento, mães das crianças e pessoas que atuam na educação do município. Foi possível concluir que a necessidade de auto-organização ocorreu paralelamente às debilidades no atendimento escolar da prefeitura da cidade de Valinhos. Diante de todas as dificuldades, as alternativas encontradas por meio da mobilização do Setor de Educação do acampamento mostraram-se eficazes no atendimento às crianças Sem Terrinha, evidenciando que o fato de pertencerem a uma organização política como o MST foi decisivo na reação ao contexto da pandemia.

Palavras-chave: educação, MST, pandemia, covid-19.

 

Education and MST: analysis on the scholar situation of children in Acampamento Marielle Vive! during the Covid-19 pandemic

ABSTRACT. This text aims at discussing the way in which the school care for the kids of Acampamento Marielle Vive! camp happened, between March 2020 and July 2021, showing the difficulties aggravated by the Pandemic, between them: structural obstacles for carrying out school activities, caused by the lack of care by the State; the absence of corrections and monitoring by teachers; and the social-economic situation of the families, impaired by the unemployment's increase in the country. The investigation's methodology followed a qualitative approach based on: bibliographical sources, documents on the education policy from the city - decrees and other regulations on education in Valinhos during the referred period -, besides the general regulations of the education policy during the Pandemic, and interviews - carried out with the officials of the education sector at the camp, children's mothers, and people who act in the city's schools. It was possible to conclude that the necessity of self-organization occurred in parallel to the weaknesses in the school care of the municipality. In the face of all the challenges, the alternatives found by means of the mobilization of the education sector at the camp showed themselves to be effective at the care of the landless children, highlighting that the fact that they belong to a political organization as MST was decisive in the reaction during the Pandemic.

Keywords: education, MST, pandemic, covid-19.

 

Educación y MST: análisis de la situación escolar de los niños del Acampamento Marielle Vive! durante la pandemia de covid-19

RESUMEN. El presente texto tiene como objetivo discutir la manera en que se llevó a cabo la atención escolar a los niños del Acampamento Marielle Vive!, entre marzo de 2020 y julio de 2021, mostrando las dificultades agravadas por el contexto de la pandemia, tales como: obstáculos estructurales para realizar las actividades escolares, causados por la falta de asistencia por parte del Estado; ausencia de correcciones y seguimiento de las actividades escolares por parte de los profesores; y la situación económico-social de las familias, perjudicada por el aumento del desempleo en el país. La metodología de la investigación siguió un enfoque cualitativo, basado en fuentes bibliográficas, documentos de la política educativa de la ciudad -decretos y otras normativas sobre la educación de Valinhos en dicho período-, además de normativas más generales de la política educativa bajo la pandemia y entrevistas, que fueron realizadas con los responsables del sector educativo del campamento, madres de los niños y personas que actúan en la educación del municipio. Fue posible concluir que la necesidad de auto-organización ocurrió paralelamente a las debilidades en la atención escolar de la municipalidad de la ciudad de Valinhos. Ante todas las dificultades, las alternativas encontradas a través de la movilización del sector educativo del campamento se mostraron eficaces en la atención a los niños sin tierra, evidenciando que el hecho de pertenecer a una organización política como el MST fue decisivo en la reacción al contexto de la pandemia.

Palabras-clave: educación, MST, pandemia, covid-19.

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Biografia do Autor

Fabiana de Cássia Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em História Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do Grupo Histedbr - Unicamp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, pensamento social e educacional, movimentos sociais, movimento negro, história de periódicos educacionais. Autora dos livros: "MST: formação política e reforma agrária nos anos de 1980." pela editora Lutas Anticapital e "Debate educacional nas origens da "Nova República" pela Editora da Unicamp.

Julia Pacheco e Zan, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica com financiamento Fapesp e projeto intitulado "Educação e MST: análise sobre a situação escolar das crianças do Acampamento Marielle Vive durante a pandemia de Covid-19". Atualmente, atua enquanto professora auxiliar dos Anos Iniciais no Colégio Progresso Bilíngue, além de participar do grupo de extensão que constrói as Cirandas Infantis do Acampamento Marielle Vive.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

de Cássia Rodrigues, F., & Pacheco e Zan, J. (2024). Educação e MST: análise sobre a situação escolar das crianças do Acampamento Marielle Vive! durante a pandemia de Covid-19. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 9, 16420. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/16420

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos