Rural Education in Caiçara Territory: Generative Themes as a Practice of (Re)Existence in the Islands of Guaraqueçaba, Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19764

Abstract

This article focuses on the pedagogical practices developed in schools located in the caiçara communities of the Guaraqueçaba islands, on the coast of Paraná, Brazil, emphasizing the use of generative themes as an educational strategy. The research is framed within the field of Rural Education and aimed to analyze how generative themes, as a pedagogical tool, contributed to cultural (re)existence processes and the strengthening of territorial identity in school practices. The methodological approach was qualitative, with a participatory and investigative character, including field observations, documentation of pedagogical activities, and dialogues with educators and students involved in the process. The results showed that the integration of generative themes into pedagogical planning enabled the valorization of local knowledge, strengthened the relationship between school and community, and promoted the construction of a curriculum more attuned to the realities of island territories. Furthermore, it highlighted the protagonism of children in recognizing their own experiences as part of the educational process. It is concluded that the use of generative themes constitutes a powerful practice of resistance against curriculum homogenization, fostering contextualized and culturally meaningful learning experiences for rural subjects.

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Author Biographies

Jackson Morais Barcelos, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Jackson Morais Barcelos é educador do campo, pesquisador e mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Paraná (PROFCIAMB/UFPR). Caiçara de Guaraqueçaba-PR, com raízes na comunidade tradicional do Costão, desenvolve sua atuação em territórios insulares, com foco na valorização dos saberes locais, educação contextualizada e resistência cultural das comunidades de pescadores artesanais. É graduado em Letras, História e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, e em Educação do Campo – Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também possui especializações em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, História e Biologia, todas realizadas pela UNINTER. Desde 2013, atua como professor da rede estadual do Paraná, com práticas pedagógicas baseadas em temas geradores, epistemologias do território e metodologias Freirianas, voltadas à realidade das comunidades caiçaras. É idealizador do projeto Pedagogia Caiçara (www.pedagogicocaicara.com.br), espaço de articulação entre escola, cultura e território, voltado à educação do campo, extensão crítica e produção de conhecimento a partir dos modos de vida das comunidades tradicionais do litoral paranaense.

Helena Midori Kashiwagi da Rocha , Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1992), Mestrado em Geografia (área Análise e Gestão Ambiental) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Doutorado em Geografia (área Território, Cultura e Representações) também pela Universidade Federal do Paraná (2011), com estágio de Doutorado Sanduíche na Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Departamento Didácticas Específicas, da Universidad Autónoma de Madrid - Espanha (2010, com bolsa CAPES). Foi coordenadora do curso de graduação de Tecnologia em Gestão Imobiliária (2013 a 2017), curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar (2011 a 2013) e na pós-graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB UFPR (2017 a 2021). Consultora ad hoc da CAPES na Comissão preparatória da Avaliação Quadrienal da Área de Ciências Ambientais – CaCiamb (2021). Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, lecionando na graduação, especialização e mestrado; Membro da Comissão Especial de Progressão da carreira para professor Titular da UFPR; Membro do Conselho Técnico-Científico do Projeto Território Caiçara: Harmonizando direitos nas comunidades tradicionais da Ilha das Peças e do Superagui (TECA-UFPR); Coordenadora de Tutoria do Curso EaD em rede nacional do Mestrado PROFCIAMB “Água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas”; e, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Educação Ambiental nas Escolas do Litoral do Paraná (com bolsa CNPq). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Litoral do Paraná (CNPq/UFPR) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB UFPR). Na graduação ministra as disciplinas de Planejamento Urbano, Planos Diretores e Gestão Democrática; e, Legislação Imobiliária; no Mestrado tem ministrado as disciplinas de Natureza, Cultura e Territorialidades; Áreas Naturais Especialmente Protegidas; e, Habitação e Meio Ambiente. Seus temas de pesquisa são: Planejamento Urbano, Regularização Fundiária, Urbanização Insular, Educação Ambiental nas Escolas, Populações Tradicionais Caiçaras, Territórios Educativos e Territorialidade.

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Published

2025-12-22

How to Cite

Morais Barcelos, J., & Midori Kashiwagi da Rocha , H. (2025). Rural Education in Caiçara Territory: Generative Themes as a Practice of (Re)Existence in the Islands of Guaraqueçaba, Brazil. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19764. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19764

Issue

Section

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios