Educación del Campo en Territorio Caiçara: Temas Generadores como Práctica de (Re)Existencia en las Islas de Guaraqueçaba-PR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19764

Resumen

RESUMEN. Este artículo tiene como objeto de estudio las prácticas pedagógicas desarrolladas en escuelas situadas en comunidades caiçaras de las islas de Guaraqueçaba, en el litoral del estado de Paraná, Brasil, con énfasis en el uso de temas generadores como estrategia educativa. La investigación se inscribe en el campo de la Educación del Campo y tuvo como objetivo analizar de qué manera los temas generadores, como herramienta pedagógica, contribuyeron a procesos de (re)existencia cultural y al fortalecimiento de la identidad territorial en las prácticas escolares. Se adoptó un enfoque metodológico cualitativo, de carácter participativo e investigativo, que incluyó observaciones de campo, registros de actividades pedagógicas y diálogos con educadores y estudiantes involucrados. Los resultados demostraron que la inserción de temas generadores en la planificación pedagógica permitió la valorización de los saberes locales, el fortalecimiento de la relación entre la escuela y la comunidad, y la construcción de un currículo más sensible a las realidades insulares. Se evidenció, además, el protagonismo de los niños al reconocer sus vivencias como parte del proceso educativo. Se concluye que los temas generadores constituyen una práctica potente de resistencia frente a la homogeneización curricular, promoviendo aprendizajes contextualizados y culturalmente significativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jackson Morais Barcelos, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Jackson Morais Barcelos é educador do campo, pesquisador e mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Paraná (PROFCIAMB/UFPR). Caiçara de Guaraqueçaba-PR, com raízes na comunidade tradicional do Costão, desenvolve sua atuação em territórios insulares, com foco na valorização dos saberes locais, educação contextualizada e resistência cultural das comunidades de pescadores artesanais. É graduado em Letras, História e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, e em Educação do Campo – Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também possui especializações em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, História e Biologia, todas realizadas pela UNINTER. Desde 2013, atua como professor da rede estadual do Paraná, com práticas pedagógicas baseadas em temas geradores, epistemologias do território e metodologias Freirianas, voltadas à realidade das comunidades caiçaras. É idealizador do projeto Pedagogia Caiçara (www.pedagogicocaicara.com.br), espaço de articulação entre escola, cultura e território, voltado à educação do campo, extensão crítica e produção de conhecimento a partir dos modos de vida das comunidades tradicionais do litoral paranaense.

Helena Midori Kashiwagi da Rocha , Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1992), Mestrado em Geografia (área Análise e Gestão Ambiental) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Doutorado em Geografia (área Território, Cultura e Representações) também pela Universidade Federal do Paraná (2011), com estágio de Doutorado Sanduíche na Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Departamento Didácticas Específicas, da Universidad Autónoma de Madrid - Espanha (2010, com bolsa CAPES). Foi coordenadora do curso de graduação de Tecnologia em Gestão Imobiliária (2013 a 2017), curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar (2011 a 2013) e na pós-graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB UFPR (2017 a 2021). Consultora ad hoc da CAPES na Comissão preparatória da Avaliação Quadrienal da Área de Ciências Ambientais – CaCiamb (2021). Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, lecionando na graduação, especialização e mestrado; Membro da Comissão Especial de Progressão da carreira para professor Titular da UFPR; Membro do Conselho Técnico-Científico do Projeto Território Caiçara: Harmonizando direitos nas comunidades tradicionais da Ilha das Peças e do Superagui (TECA-UFPR); Coordenadora de Tutoria do Curso EaD em rede nacional do Mestrado PROFCIAMB “Água como elemento interdisciplinar do ensino nas escolas”; e, Coordenadora do Projeto de Pesquisa Educação Ambiental nas Escolas do Litoral do Paraná (com bolsa CNPq). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Litoral do Paraná (CNPq/UFPR) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB UFPR). Na graduação ministra as disciplinas de Planejamento Urbano, Planos Diretores e Gestão Democrática; e, Legislação Imobiliária; no Mestrado tem ministrado as disciplinas de Natureza, Cultura e Territorialidades; Áreas Naturais Especialmente Protegidas; e, Habitação e Meio Ambiente. Seus temas de pesquisa são: Planejamento Urbano, Regularização Fundiária, Urbanização Insular, Educação Ambiental nas Escolas, Populações Tradicionais Caiçaras, Territórios Educativos e Territorialidade.

Citas

Arroyo, M. G. (2012). Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes.

Arroyo, M. G. (2017). Por uma educação do campo: Trilha de um percurso coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Brandão, C. R. (2006). O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense.

Brandão, C. R. (2002). O que é educação (45ª ed.). São Paulo: Brasiliense.

Caldart, R. S. (2004). Pedagogia do Movimento Sem Terra (3ª ed.). São Paulo: Expressão Popular.

Candau, V. M. F. (2008). Direitos humanos, educação e interculturalidade: As tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, 13(37), 45–56. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5szsvwMvGSVPkGnWc67BjtC/?format=pdf&lang=pt

Candau, V. M. F. (2020). Saberes culturais e educação: Entre o reconhecimento e a revalorização. Revista Espaço do Currículo, 13(Especial), 1–16. https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54949/32178

Fernandes, B. M. (2011). Educação do campo e desenvolvimento territorial rural. Revista NERA, 14(18), 125–135. Disponível em https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1348

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (23ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2001). Educação como prática da liberdade (30ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Gadotti, M. (2000). Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez.

Gatti, B. A. (2012). Grupo focal na pesquisa em ciências humanas e sociais. Brasília: Líber Livro.

Haesbaert, R. (2011). O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade (11ª ed.). Rio de Janeiro: DP&A.

Loureiro, C. F. B. (2006). Educação ambiental crítica: Fundamentos e possibilidades (5ª ed.). São Paulo: Cortez.

Minayo, M. C. S. (2010). O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde (12ª ed.). São Paulo: Hucitec.

Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. A. de (Orgs.). (2004). Por uma educação do campo: Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo (Caderno 5). Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo.

Oliveira, I. A. C. T. (2013). Educação do campo: Identidade e diferença na escola contemporânea. Belo Horizonte: Autêntica.

Paro, V. H. (2000). Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática.

Sacristán, J. G. (2000). O currículo: Uma reflexão sobre a prática (3ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

Santiago, A. L. G. F. (2017). O território como currículo e o currículo como território: Um desafio à escola rural. Revista Brasileira da Educação do Campo, 2(1), 56–72. https://periodicos.uft.edu.br/index.php/rbec/article/view/3127

Silva, T. T. (2010). Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo (3ª ed.). Belo Horizonte: Autêntica.

Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação (18ª ed.). São Paulo: Cortez.

Torres, C. A. (2001). Educação popular e movimentos sociais. Petrópolis: Vozes.

Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Morais Barcelos, J., & Midori Kashiwagi da Rocha , H. (2025). Educación del Campo en Territorio Caiçara: Temas Generadores como Práctica de (Re)Existencia en las Islas de Guaraqueçaba-PR. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19764. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19764

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios