Educação do Campo em Território Caiçara: Temas Geradores como Prática de (Re)Existência nas Ilhas de Guaraqueçaba-PR
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19764Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas localizadas nas comunidades caiçaras das ilhas de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, com foco na utilização de temas geradores como estratégia educativa. A pesquisa insere-se no campo da Educação do Campo e teve como objetivo analisar de que maneira os temas geradores, enquanto instrumento pedagógico, contribuíram para processos de (re)existência cultural e fortalecimento da identidade territorial nas práticas escolares. A abordagem metodológica foi qualitativa, com caráter participativo e investigativo, contemplando observações em campo, registros das atividades pedagógicas e diálogos com educadores e educandos envolvidos no processo. Os resultados revelaram que a inserção dos temas geradores no planejamento pedagógico possibilitou a valorização dos saberes locais, o fortalecimento da relação entre escola e comunidade, e a construção de um currículo mais sensível às realidades insulares. Evidenciou-se, ainda, o protagonismo das crianças ao reconhecerem suas vivências como parte do processo educativo. Conclui-se que o uso dos temas geradores se constitui como uma prática potente de resistência frente às homogeneizações curriculares, promovendo aprendizagens contextualizadas e culturalmente significativas para os sujeitos do campo.
Palavras-chave: educação do campo, temas geradores, território caiçara, práticas pedagógicas, identidade cultural.
Rural Education in Caiçara Territory: Generative Themes as a Practice of (Re)Existence in the Islands of Guaraqueçaba, Brazil
ABSTRACT. This article focuses on the pedagogical practices developed in schools located in the caiçara communities of the Guaraqueçaba islands, on the coast of Paraná, Brazil, emphasizing the use of generative themes as an educational strategy. The research is framed within the field of Rural Education and aimed to analyze how generative themes, as a pedagogical tool, contributed to cultural (re)existence processes and the strengthening of territorial identity in school practices. The methodological approach was qualitative, with a participatory and investigative character, including field observations, documentation of pedagogical activities, and dialogues with educators and students involved in the process. The results showed that the integration of generative themes into pedagogical planning enabled the valorization of local knowledge, strengthened the relationship between school and community, and promoted the construction of a curriculum more attuned to the realities of island territories. Furthermore, it highlighted the protagonism of children in recognizing their own experiences as part of the educational process. It is concluded that the use of generative themes constitutes a powerful practice of resistance against curriculum homogenization, fostering contextualized and culturally meaningful learning experiences for rural subjects.
Keywords: rural education, generative themes, caiçara territory, pedagogical practices, cultural identity.
Educación del Campo en Territorio Caiçara: Temas Generadores como Práctica de (Re)Existencia en las Islas de Guaraqueçaba-PR
RESUMEN. Este artículo tiene como objeto de estudio las prácticas pedagógicas desarrolladas en escuelas situadas en comunidades caiçaras de las islas de Guaraqueçaba, en el litoral del estado de Paraná, Brasil, con énfasis en el uso de temas generadores como estrategia educativa. La investigación se inscribe en el campo de la Educación del Campo y tuvo como objetivo analizar de qué manera los temas generadores, como herramienta pedagógica, contribuyeron a procesos de (re)existencia cultural y al fortalecimiento de la identidad territorial en las prácticas escolares. Se adoptó un enfoque metodológico cualitativo, de carácter participativo e investigativo, que incluyó observaciones de campo, registros de actividades pedagógicas y diálogos con educadores y estudiantes involucrados. Los resultados demostraron que la inserción de temas generadores en la planificación pedagógica permitió la valorización de los saberes locales, el fortalecimiento de la relación entre la escuela y la comunidad, y la construcción de un currículo más sensible a las realidades insulares. Se evidenció, además, el protagonismo de los niños al reconocer sus vivencias como parte del proceso educativo. Se concluye que los temas generadores constituyen una práctica potente de resistencia frente a la homogeneización curricular, promoviendo aprendizajes contextualizados y culturalmente significativos.
Palabras clave: educación del campo, temas generadores, territorio caiçara, prácticas pedagógicas, identidad cultural.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2012). Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes.
Arroyo, M. G. (2017). Por uma educação do campo: Trilha de um percurso coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Brandão, C. R. (2006). O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense.
Brandão, C. R. (2002). O que é educação (45ª ed.). São Paulo: Brasiliense.
Caldart, R. S. (2004). Pedagogia do Movimento Sem Terra (3ª ed.). São Paulo: Expressão Popular.
Candau, V. M. F. (2008). Direitos humanos, educação e interculturalidade: As tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, 13(37), 45–56. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5szsvwMvGSVPkGnWc67BjtC/?format=pdf&lang=pt
Candau, V. M. F. (2020). Saberes culturais e educação: Entre o reconhecimento e a revalorização. Revista Espaço do Currículo, 13(Especial), 1–16. https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54949/32178
Fernandes, B. M. (2011). Educação do campo e desenvolvimento territorial rural. Revista NERA, 14(18), 125–135. Disponível em https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1348
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (23ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.
Freire, P. (2001). Educação como prática da liberdade (30ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.
Gadotti, M. (2000). Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez.
Gatti, B. A. (2012). Grupo focal na pesquisa em ciências humanas e sociais. Brasília: Líber Livro.
Haesbaert, R. (2011). O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade (11ª ed.). Rio de Janeiro: DP&A.
Loureiro, C. F. B. (2006). Educação ambiental crítica: Fundamentos e possibilidades (5ª ed.). São Paulo: Cortez.
Minayo, M. C. S. (2010). O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde (12ª ed.). São Paulo: Hucitec.
Molina, M. C., & Jesus, S. M. S. A. de (Orgs.). (2004). Por uma educação do campo: Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo (Caderno 5). Brasília: Articulação Nacional por uma Educação do Campo.
Oliveira, I. A. C. T. (2013). Educação do campo: Identidade e diferença na escola contemporânea. Belo Horizonte: Autêntica.
Paro, V. H. (2000). Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática.
Sacristán, J. G. (2000). O currículo: Uma reflexão sobre a prática (3ª ed.). Porto Alegre: Artmed.
Santiago, A. L. G. F. (2017). O território como currículo e o currículo como território: Um desafio à escola rural. Revista Brasileira da Educação do Campo, 2(1), 56–72. https://periodicos.uft.edu.br/index.php/rbec/article/view/3127
Silva, T. T. (2010). Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo (3ª ed.). Belo Horizonte: Autêntica.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação (18ª ed.). São Paulo: Cortez.
Torres, C. A. (2001). Educação popular e movimentos sociais. Petrópolis: Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jackson Morais Barcelos, Helena Midori Kashiwagi da Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





