Course Degree in Rural Education: Principles formative the didactics by area of knowledge

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p677

Résumé

Analisa a formação inicial de professores por área do conhecimento nos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Estado do Paraná. Questiona e argumenta que, nessa formação, a didática assume formar professores para atuar por área de conhecimento e não por disciplinas específicas. Verifica elementos do campo da Didática Geral e Específica e analisa o movimento formativo entre as mesmas. Emprega análise documental e estudos bibliográficos na produção dos dados. Seleciona as matrizes curriculares como documento de análise e define categorias teóricas a Educação do Campo: o campo da Didática e a formação de professores. Considera que os cursos analisados aproximam a proposta da formação inicial de professores por área do conhecimento e argumentam acerca da necessidade de constituição da tríade: didática geral, didática específica e didática por área. Define princípios formativos: relação intrínseca entre ser professor e educador, postura crítica frente ao conhecimento escolar, planejamento coletivo, interdisciplinar e a partir da realidade, visão de totalidade nos processos de ensino, transgressão do modelo classificatório e excludente na avaliação e organização do trabalho pedagógico. Defende o campo da Didática, uma vez que estuda as especificidades do ensinar e aprender, sua relação com o conhecimento escolar e organização do trabalho pedagógico.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores, Tríade Didática Geral, Didática Específica e Didática por Área do Conhecimento, Licenciatura em Educação do Campo.

 

Course Degree in Rural Education: Principles formative the didactics by area of knowledge

ABSTRACT. It analyzes the initial formation of teachers by area of knowledge in the Courses of Degree in Rural Education in the State of Paraná. It questions and argues that in this formation didactics assumes to train teachers to act by area of knowledge and not by specific subjects. It verifies elements of the field of Didactics, General and Specific and analyzes, the formative movement between them. Uses documentary analysis and bibliographic studies, in the production of the data. It selects the curricular matrices as analysis document and, defines theoretical categories the Rural Education, the field of Didactics, the formation of teachers. Considers that the courses analyzed near the proposed initial teacher training by area of knowledge and argues about the need for setting up of the triad, general didactics, specific didactics and teaching by area. Defines formative principles: the intrinsic relationship between being a teacher and educator, critical posture to school knowledge, collective, interdisciplinary planning and from the reality, full of vision in the teaching, transgression of qualifying and exclusive model in the evaluation and organization of pedagogical work. Defends the Didactics Field, since this one, studies the specificities of teaching and learning, its relation with the school knowledge and organization of the pedagogical work.

Keywords: Initial Teacher Training, Triad General Didactics, Specific Didactics and Didactics by Area of Knowledge, Course Degree in Rural Education.

 

Licenciatura en Educación del Campo: Principios formativos a didáctica por campos del conocimiento

RESUMEN. Analiza la formación inicial de profesores por área de conocimiento en los Cursos de Licenciatura en Educación del Campo en el Estado de Paraná. Cuestiona y argumenta que en esa formación la didáctica asume formar profesores para actuar por área de conocimiento y no por asignaturas específicas. Averigua elementos del campo de la Didáctica, General y Específica y analiza, el movimiento formativo entre ellas. Emplea análisis documental y estudios bibliográficos, en la producción de los datos. Selecciona las curriculares como documento de análisis y, define categorías teóricas a la Educación del Campo, el campo de la Didáctica, la formación de profesores. Considera que los cursos analizados aproximan la propuesta de la formación inicial de profesores por área del conocimiento y argumenta sobre la necesidad de constitución de la tríade, didáctica general, didáctica específica, y didáctica por área. Define principios formativos: relación intrínseca entre ser profesor y educador, postura crítica ante el conocimiento escolar, planeamiento colectivo, interdisciplinar y a partir de la realidad, visión de totalidad en los procesos de enseñanza, transgresión del modelo clasificatorio y excluyente en la evaluación y organización del trabajo pedagógico. Defiende el campo de la Didáctica, una vez que él, estudia las especificidades del enseñar y aprender, su relación con el conocimiento escolar y organización del trabajo pedagógico.

Palabras clave: Formación Inicial de Profesores, Tríade Didáctica General, Didáctica Específica y Didáctica por Área del Conocimiento, Licenciatura en Educación del Campo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Domit Mallat, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2017). Atualmente é professora colaboradora na Universidade Estadual do Centro Oeste, atuando no Departamento de Pedagogia, nos cursos de licenciatura em Pedagogia. Atua em cursos de Especialização na área de Docência e Didática no Ensino Superior e Gestão Escolar e Não Escolar .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas em sala de aula e formação inicial de professores.

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Professor do Departamento de Pedagogia e do PPGE. Doutor em Educação, pesquisa na área da educação do campo, formação de professores e biblioteca escolar. Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Campo e Educação do Campo.

Ademir Nunes Gonçalves, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Licenciado em Filosofia e em Pedagogia , Especialista em Gestão Pública , Mestrado em Educação - Administração e Políticas Públicas e Doutorado em Educação - Fundamentos da Educação .  Membro do SINAIS-INEP/MEC e do BNI do INEP/MEC e Peritagem de Cursos Superiores do Paraná/SETI. Pesquisas voltadas às Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Avaliação da Educação Superior. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO e coordenador do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Campo e Educação do Campo.

 

Références

Antunes-Rocha, M. I. (2011). Educação do campo: desafios para a formação de professores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1.

Edital de Convocação n. 09 (2009, 29 de abril). Convoca as Instituições Públicas de Educação Superior Públicas – para apresentarem projetos de Cursos de Licenciatura em Educação do Campo – IES. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/edital_procampo_20092.pdf

Caldart, R. S. (2009). Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 7(1), 35-64.

Caldart, R. S. et al. (2011). Caminhos para a transformação da escola. São Paulo: Expressão Popular.

Faria, L. R. (2015). As orientações educativas contra-hegemônicas em face dos questionamentos pós-modernos. E a didática com isso? In Marin, A. J., & Pimenta, S. G. (Orgs.). Didática: teoria e pesquisa (pp. 67-80). Araraquara: Junqueira & Martin.

Fazenda, I. C. (2002). Interdisciplinariedade: um projeto em parceria. 5. ed. São Paulo: Loyola.

Freire, P. (1995). Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freitas, L. C. (1995). Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 5. ed. Campinas: Papirus.

Freitas, L. C. (2011). A escola única do trabalho: explorando os caminhos da sua construção. In Caminhos para a transformação da escola. São Paulo: Expressão Popular.

Freitas, L. C. (2013). Plano de estudos: escola itinerante. Cascavel: MST Paraná.

Gasparin, J. L. (2012). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados.

Gehrke, M. (2014). Contribuições da práxis para a construção da biblioteca escolar do trabalho a partir da educação do campo (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, Paraná.

Ghedin, E. (2012). Educação do campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez.

Ghedini, C. M. (2012). I Conferência regional de educação do campo. Francisco Beltrão: GRAFIT.

Ipea. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2016). II Pesquisa nacional sobre educação na Reforma Agrária: pesquisa qualitativa no Estado do Paraná. Recuperado de http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=28250

Libâneo, J. C. (2013). Didática. 28. ed. São Paulo: Cortez.

Libâneo, J.C. (2002). Didática: velhos e novos temas. Recuperado de: http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/scorm/Jose_Carlos_LibaneoLivro_Didatica_Lib_oneo_pdf

Lopes, A. R. C. (1999). Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: UERJ.

Lüdke, M., & André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Makarenko, A. (1983). Poemas pedagógicos. São Paulo, SP: Brasiliense.

Marin, A. J., & Pimenta, S. G. (2015). Didática: teoria e pesquisa. Araraquara, SP: Junqueira & Martin.

Molina, M., & Antunes-Rocha, M. I. (2014). Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o PRONERA e o PROCAMPO. Revista Reflexão e Ação, 22(2), 220-253.

Molina, M. (2012). Legislação educacional do campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário em educação do campo (pp. 453-459). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Molina, M. C., & Sá, L. M. (2011). Licenciatura em educação do campo: registros e reflexões a partir das experiências pilotos. Belo Horizonte: Autêntica.

Molina, M. C. (2012). Licenciatura em educação do campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário em educação do campo (pp. 468-474). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Oliveira, M. R. N. S., & Pacheco, J. A. (Orgs.). (2013). Currículo, didática e formação de professores. Campinas: Papirus.

Rodrigues, R. (2011). Reflexões sobre a organização curricular por área do conhecimento. In Caldart, R. S. et al. (Orgs.). Caminhos para a transformação da escola (pp. 101-126). São Paulo: Expressão Popular.

Romanowski, J. P. Martins, P., & Cartaxo, S. (Orgs.). (2016). Práticas de formação de professores: da educação básica ao ensino superior. Curitiba: PUC Express.

Santos, C. A. (2012). Educação do campo e políticas públicas no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais do campo na instituição de políticas públicas e a licenciatura em educação do campo na UNB. Brasília: Líber Livro.

Saviani, D. (1991). Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Campinas: Autores Associados.

Saviani, D. (1984). Ensino público e algumas falas sobre a universidade. São Paulo: Cortez, Autores Associados.

Souza, M. A. (2006). Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes.

Tratenberg, M. (1982). Sobre educação, política e sindicalismo. São Paulo: Cortez.

Unicentro. (2009). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Guarapuava: Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Unioeste. (2010). Projeto político-pedagógico do curso especial de licenciatura em educação do campo. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

UFFS. (2010). Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação no Campo – Licenciatura. Chapecó: Universidade Federal da Fronteira Sul.

UFPR. (2012). Curso especial de Licenciatura em Educação Do Campo. Curitiba: Universidade Federal do Paraná-Setor Litoral.

UTFPR. (2010). Projeto de Abertura do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus Dois Vizinhos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Dois Vizinhos: MEC/UTFPR.

Vasconcelos, C. S. (2008). Avaliação: concepção dialética‐libertadora do processo de avaliação escolar. Cadernos pedagógicos do Libertad. São Paulo-SP: Liberdad.

Veiga, I. P. A. (1994). A prática pedagógica do professor de didática. São Paulo: Papirus.

Wachowicz, L. A. (2012). Avaliação e aprendizagem. In Veiga, I. P. (Org.). Lições de Didática (pp. 135-160). 5. ed. Campinas: Papirus.

Wachowicz, L. A. (1995). O método dialético na didática. 3. ed. Campinas: Papirus.

Publié-e

2018-08-30

Comment citer

Mallat, J. D., Gehrke, M., & Gonçalves, A. N. (2018). Course Degree in Rural Education: Principles formative the didactics by area of knowledge. Brazilian Journal of Rural Education, 3(2), 677–704. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p677

Numéro

Rubrique

Paper