Educação do campo no Ceará: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré em Canindé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12824

Palavras-chave:

rural education, political pedagogical project, country school, Ceará.

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral compreender, por meio da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, os pressupostos teórico-metodológicos e as categorias basilares norteadoras da Educação do Campo no Ceará: trabalho como princípio educativo, educação politécnica e educação omnilateral. Compreende-se que a Educação do Campo se constitui como uma categoria que se opõe ao tipo de educação escolar que reproduz as relações sociais contraditórias do modo de produção capitalista. Diante disso, a escola do campo, para se contrapor às relações sociais alienadas, poderá estar alicerçada num PPP que se propõe a contribuir para a formação integral dos indivíduos que compõem o espaço do campo brasileiro. Para a realização desse trabalho, recorreu-se às contribuições de autores que são referências na Educação do Campo, entre os quais podemos citar: Frigotto (2012), Caldart (2012) e Ribeiro (2012). Diante da análise do PPP, concluímos que os pressupostos presentes no documento analisado se objetivam em uma educação que busca a emancipação dos sujeitos do campo, a partir da valorização dos movimentos sociais, das lutas sociais, dos conhecimentos historicamente produzidos e de uma formação que abarque uma concepção ampla e crítica da realidade vivida.

Palavras chaves: educação do campo, projeto político pedagógico, escola do campo, Ceará.

 

Rural Education in Ceará: an analysis of the Political Pedagogical Project of the Field School Daughter of the Fight Patativa do Assaré in Canindé

ABSTRACT. This article aims to understand, through the analysis of the Political Pedagogical Project (PPP) of the Field School Daughter of Luta Patativa do Assaré, the theoretical-methodological assumptions and the basic guiding categories of Rural Education in Ceará: work as a principle education, polytechnic education and omnilateral education. It is understood that Rural Education is constituted as a category that opposes the type of school education that reproduces the contradictory social relations of the capitalist mode of production. In view of this, the rural school, in order to oppose alienated social relations, may be based on a PPP that proposes to contribute to the integral formation of the individuals that make up the space of the Brazilian countryside. To carry out this work, we resorted to the contributions of authors who are references in Rural Education, including: Frigotto (2012), Caldart (2012) and Ribeiro (2012). In view of the analysis of the PPP, we conclude that the presuppositions present in the analyzed document are aimed at an education that seeks the emancipation of rural subjects, based on an appreciation of social movements, social struggles, historically produced knowledge and a training that encompasses a broad and critical conception of lived reality.

Keywords: rural education, political pedagogical project, country school, Ceará.

 

Educación Rural en Ceará: un análisis del Proyecto Político Pedagógico de la Escuela de Campo Hija de la Lucha Patativa de el Assaré en Canindé

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo comprender, a través del análisis del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la Escuela de Campo Hija de la Lucha Patativa de el Assaré, los supuestos teórico-metodológicos y las categorías rectoras básicas de la Educación Rural en Ceará: el trabajo como principio educativo, educación politécnica y educación omnilateral. Se entiende que la Educación Rural se constituye como una categoría que se opone al tipo de educación escolar que reproduce las relaciones sociales contradictorias del modo de producción capitalista. Ante esto, la escuela rural, para oponerse a las relaciones sociales alienadas, puede basarse en un PPP que se proponga contribuir a la formación integral de los individuos que componen el espacio del campo brasileño. Para llevar a cabo este trabajo, recurrimos a las aportaciones de autores que son referentes en Educación Rural, entre ellos: Frigotto (2012), Caldart (2012) y Ribeiro (2012). A la vista del análisis del PPP, se concluye que los presupuestos presentes en el documento analizado están orientados a una educación que busque la emancipación de los sujetos rurales, a partir de una apreciación de los movimientos sociales, las luchas sociales, los saberes históricamente producidos y una formación que engloba una concepción amplia y crítica de la realidad vivida.

Palabras clave: educación rural, proyecto político pedagógico, escuela de campo, Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Laureano Machado, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira PPGE-UECE, membra do grupo de pesquisa ontologia do ser social, história, educação e emancipação humana.

Milena Aires de Ávila, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Estudante do Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Grupo de Estudos Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE/IMO).

Maria Aires de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - Demanda Social). Membro do Grupo de Estudos Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE/IMO).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1996), Mestre Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Pós-Doutor em Filosofia Política na Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor adjunto da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE e Líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70.

Caldart, R. S. (2004). Elementos Para Construção Do Projeto Político E Pedagógico Da Educação Do Campo. In Molina, M. C., & De Jesus, S. M. S. A. (Orgs.). Contribuições para um projeto de Educação do Campo (pp. 10-31). Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo.

Caldart, S. R (Org.). (2012). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, RJ/São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão popular.

Número de agrotóxicos registrados em 2020 é o mais alto da série histórica; maioria é genérico, diz governo: foram liberados 493 pesticidas no ano, 4% mais do que o de 2019. (2021, 14 de janeiro). Portal G1 de notícias, p. 1-26. Recuperado de: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2021/01/14/numero-de-agrotoxicos-registrados-em-2020-e-o-mais-alto-da-serie-historica-maioria-e-produto-generico.ghtml.

Gramsci, A. (1978). Concepção dialética da história. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2020, 1 de julho). Cidades e Estados: Canindé. Recuperado de: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ce/caninde.html.

Frigotto, G. (2012). Educação politécnica. In Caldart, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 274-280). Rio de Janeiro, RJ/São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão popular.

Frigotto, G. (2012a). Educação omnilateral. In Caldart, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 267-274). Rio de Janeiro, RJ/São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão popular.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Manacorda, M. A. (2010). Marx e a Pedagogia Moderna. 2. ed. Rev. Campinas: Alínea.

Marx, K. (2011). O capital: crítica da economia política. [S. L.]: Editora Boitempo.

Nascimento, M. N., Matias, M. R. S, & Teixeira, O. B. (2020). PPP's das Escolas do Campo: um olhar sobre seus fundamentos e percursos metodológicos. In Costa, F. J. F., Pereira, K. R. C., & De Paula, A. S. N. (Orgs.). Escolas de ensino médio do campo no Ceará (pp. 45-60). Curitiba, PR: Editora CRV.

Oliveira, T. M. L., & Campos M. (2012). Educação Básica do Campo. In Caldart, R. S. (Org.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 239-246). Rio de Janeiro, RJ/São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão popular.

Projeto Político Pedagógico da Escola do Campo Filha Da Luta Patativa do Assaré - PPP. (2017). Canindé, CE.

Pistrak, M. M. (2000). Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo, SP: Expressão Popular.

Prado, A. A. (1995). Ruralismo Pedagógico no Brasil do Estado Novo. Estudo Sociedade e Agricultura, 1(4), 5- 27.

Resolução n. 2. (2008, 28 de abril). Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, DF: Ministério da Educação.

Ribeiro, M. (2012). Educação Rural. In Caldart, R. S. et al (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 293-298). Rio de Janeiro, RJ/São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Expressão popular.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, SP: Atlas.

Victor, G. C., Lopes, M. M. C., & Lima, M. A. (2020) Dados da Educação do Campo no Ceará. In Costa, F. J. F., Pereira, K. R. C., & De Paula, A. S. N. (Orgs.). Escolas de ensino médio do campo no Ceará (pp. 37-44). Curitiba, PR: Editora CRV.

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

Machado, A. L., Ávila, M. A. de, Aires de Lima, M., & Costa, F. J. F. (2022). Educação do campo no Ceará: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré em Canindé. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e12824. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12824

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos