Os heróis da educação ribeirinha do Rio Purus: a distribuição da merenda escolar nas comunidades
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13045Resumo
O artigo apresenta uma abordagem sobre o plano de distribuição da merenda escolar nas escolas das comunidades ribeirinhas do rio Purus pelos professores e coordenadores do polo do município de Lábrea, do estado do Amazonas. O objetivo do texto é apresentar um breve panorama histórico e geográfico sobre a região em foco e as dificuldades de acesso que os professores e coordenadores enfrentam para atender as demandas das escolas ribeirinhas durante o período da distribuição da merenda escolar. A metodologia selecionada se deu pela análise documental a partir dos relatórios da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e do acervo de fotografias. Apresenta-se como base teórica autores que retratam o contexto social amazônico e o território das comunidades do rio Purus, o contexto geográfico da região e o contexto histórico e cultural das comunidades ribeirinhas do rio Purus. Como reflexões gerais entende-se que para atender as demandas educacionais no rio Purus existe a dependência de esforço, dedicação e compromisso dos envolvidos nessa missão os quais acabam por dedicar a atender os lugares mais distantes do nosso país, para que os estudantes possam receber o direito à educação e à merenda escolar.
Palavras-chave: merenda escolar, plano de distribuição, dificuldades, escolas ribeirinhas.
The heroes of riverbank education of the Purus River: the distribution of school meals in the communities
ABSTRACT. This article presents an approach to the distribution plan of school meals in schools of the Purus River riverbank communities by teachers and coordinators from the center of the municipality of Lábrea, in the state of Amazonas. The objective of this work is to present a brief historical and geographic overview of the region and the access difficulties that teachers and coordinators face to meet the demands of riverbank schools during the period of distribution of school meals. The selected methodology was based on the analysis of documents based on reports of the Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) and photographs. We present as theoretical basis authors that portray the Amazonian social context and the territory of the Purus River communities, the geographic context of the region and the historical and cultural context of the riverbank communities of the Purus River. As general reflections, it is understood that to achieve the educational demands on the Purus River there is a dependence on effort, dedication and commitment of those involved in this mission, who end up dedicating to serving the most distant places in our country, so that students can have the right to education and school meals.
Keywords: school meals, distribution plan, difficulties, riverbank schools.
Los héroes de la educación ribereña del Río Purus: la distribución de la alimentación en las escuelas de las comunidades
RESUMEN. El artículo presenta una aproximación sobre el plan de la distribución de comidas escolares en escuelas de las comunidades ribereñas del río Purús por parte de docentes y coordinadores del centro del municipio de Lábrea, en el estado de Amazonas. El objetivo del texto es presentar un breve panorama histórico y geográfico de la región en cuestión y las dificultades de acceso que enfrentan los docentes y coordinadores para atender las demandas de las escuelas ribereñas durante el período de distribución de las comidas escolares. La metodología seleccionada se basó en la análisis de documentos a partir de informes de la Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) y fotografías. Presenta como base teórica autores que retratan el contexto social amazónico y el territorio de las comunidades del río Purús, el contexto geográfico de la región y el contexto histórico y cultural de las comunidades ribereñas del río Purús. Como reflexiones generales, se entiende que para atender las demandas educativas en el río Purús existe una dependencia del esfuerzo, dedicación y compromiso de los involucrados en esta misión, quienes terminan dedicándose a servir los lugares más lejanos de nuestro país, para que los estudiantes pueden recibir el derecho a la educación y la alimentación escolar.
Palabras clave: alimentación escolar, plan de distribución, dificultades, escuelas ribereñas.
Downloads
Referências
Becker, B. (2017). Construindo a Política Brasileira de Meio Ambiente para a Amazónia: Atores, Estratégias e Práticas. Ibero-Amerikanisches Institut, Berlin. Recuperado de https://publications.iai.spk-berlin.de/servlets/MCRFileNodeServlet/Document_derivate_00001611/BIA_080_197_207.pdf
Brígida, A. L. B. S., & Ramos, E. (2020). Banzeiros do Rio Negro e a Escola Ribeirinha: as aulas de educação física no contexto da hinterlândia amazônica. Revista Teias, 21(61), 201-217. https://doi.org/10.12957/teias.2020.49645
Castro, E. (2010). Políticas de Estado e Atores Sociais na Amazônia Contemporânea. In Bolle, W., Castro, E., & Vejmelka, M. (Orgs.). Amazônia: região universal e teatro do mundo (pp. 105-122). São Paulo: Editora Globo.
Cervato-Mancuso, A. M., Westphal, M., Araki, E., & Bógus, C. (2013). O Papel da Alimentação Escolar na Formação dos Hábitos Alimentares. Revista Paulista de Pediatria, 31(3), 324-330. https://doi.org/10.1590/S0103-05822013000300008
Ferrarini, S. (1985). Progresso e Desenvolvimento no Purus. São Paulo: FTD.
Ferrarini, S. (2009). Rio Purus: história, cultura, ecologia. São Paulo: FTD.
Ferreira, J. S. (2010). E o rio, entra na escola? Cotidiano de uma escola ribeirinha no município de Benjamim Constant/AM e a formação de seus professores. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Amazonas, Manaus.
Laraia, R. (2014). Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar.
Lei n. 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11947.htm
Matos, G., & Rocha, M. B. (2019). Educação em comunidades amazônicas. Revista de Educação PUC-Campinas, 24(3), 367-383. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4604
Pinheiro, M. L. U. (2003). A cidade sobre os ombros: trabalho e conflito no Porto de Manaus (1899-1925). Manaus. Edições: Governo do Estado do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura/Editora da Universidade Federal do Amazonas/Universidade do Estado do Amazonas.
Rocha, H. (2016) Coronel Labre. São Carlos: Scienza.
Souza, E. B. (2015). Reflexões para uma educação metacompetente. São Paulo: Scortecci.
Silva Freitas, M. (2012). O Paiz do Amazonas. 3 ed. Manaus: Valer.
Silva, P. P. (2010). Retratos sul-amazônicos: fragmentos da história do rio Purus. São Paulo: Scortecci.
Silva, R. L. (2020). Interpretações da Amazônia: O Pensamento conservador em Arthur Cézar Ferreira Reis e Leandro Tocantins. Unesp: Araraquara.
Silva, E. O., Amparo-Santos, L., & Soares, M. (2018). Alimentação escolar e constituição de identidades dos escolares: da merenda para pobres ao direito à alimentação. Caderno de Saúde Pública, 34(4), 1-13. https://doi.org/10.1590/0102-311x00142617
Stewart, A. (2021, março 02). Covid-19 ameaça avanços históricos em cobertura de merenda escolar no mundo. ONU News. Recuperado de https://news.un.org/pt/interview/2021/03/1743172
Tocantins, L. (1982). Amazônia: natureza, homem e tempo. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército: Edição Civilização Brasileira.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).