Ações de formação continuada para os professores da Educação Infantil na rede municipal de Tocantinópolis no período de 2016-2021
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15595Resumo
O artigo objetiva analisar as ações de formação continuada desenvolvidas com os professores da Educação Infantil atuantes na rede municipal de Tocantinópolis, no período de 2016 a 2021, à luz dos seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Documento Curricular do Tocantins (DCT) e o Plano Municipal de Educação (PME). Adotou-se como tipo de pesquisa a documental, com abordagem qualitativa. Os materiais de produção de dados consistiram em slides, relatórios e frequências produzidas durante as ações de formação continuada na realidade educacional investigada, sendo realizado, também, um levantamento bibliográfico para fundamentação do tema, e uma análise em documentos legais que norteiam a organização da Educação Infantil em suas diversas dimensões. Diante das análises, compreende-se que as formações buscam habilitar os professores para o desenvolvimento das metas direcionadas pelos documentos, é uma preparação para a operacionalização do que é disposto por eles. Foi observada uma lacuna quanto ao posicionamento crítico dos participantes no que se refere a forma de estruturação, conteúdo das ações formativas e aos encaminhamentos direcionados institucionalmente. Conclui-se que a formação continuada para a Educação Infantil é um grande desafio, principalmente a partir do alinhamento à documentos como a BNCC, que situa debates contemporâneos no campo educacional e têm sido alvo de amplas discussões na área.
Palavras-chave: formação continuada, educação infantil, legislação educacional.
Continuing training actions for teachers of Early Childhood Education in the municipal network of Tocantinópolis in the period 2016-2021
ABSTRACT. The article aims to analyze the continuing education actions developed with Early Childhood Education teachers working in the municipal network of Tocantinópolis, from 2016 to 2021, in the light of the following documents: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Tocantins Curriculum Document (DCT) and the Municipal Education Plan (PME). Documentary research was adopted as a type of research, with a qualitative approach. The data production materials consisted of slides, reports and frequencies produced during the continuing education actions in the educational reality investigated, and a bibliographical survey was also carried out to support the theme, and an analysis of legal documents that guide the organization of Education Childhood in its various dimensions. In view of the analyses, it is understood that the training seeks to enable teachers to develop the goals set forth in the documents, it is a preparation for the operationalization of what is provided by them. A gap was observed regarding the critical positioning of the participants regarding the form of structuring, content of training actions and institutionally directed referrals. It is concluded that continuing education for Early Childhood Education is a great challenge, mainly from the alignment with documents such as the BNCC, which situates contemporary debates in the educational field and has been the subject of extensive discussions in the area.
Keywords: continuing education, early childhood education, educational legislation.
Acciones de formación continua para docentes de Educación Infantil de la red municipal de Tocantinópolis en el período 2016-2021
RESUMEN. El artículo tiene como objetivo analizar las acciones de formación permanente desarrolladas con docentes de Educación Infantil que actúan en la red municipal de Tocantinópolis, de 2016 a 2021, a la luz de los siguientes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Documento Curricular de Tocantins (DCT) y Plan Municipal de Educación (PME). Se adoptó la investigación documental como un tipo de investigación, con un enfoque cualitativo. Los materiales de producción de datos consistieron en diapositivas, informes y frecuencias producidos durante las acciones de educación permanente en la realidad educativa investigada, y también se realizó un levantamiento bibliográfico para sustentar el tema, y un análisis de documentos legales que orientan la organización de Educación Infantil en sus diversas dimensiones. Delante de los análisis, se entiende que la formación busca capacitar a los docentes para el desarrollo de los objetivos planteados en los documentos, es una preparación para la operacionalización de lo que ellos brindan. Se observó una brecha en cuanto al posicionamiento crítico de los participantes en cuanto a la forma de estructurando, contenido de las acciones de formación y referencias dirigidas institucionalmente. Se concluye que la formación continuada para la Educación Infantil es un gran desafío, principalmente a partir de la alineación con documentos como el BNCC, que sitúa los debates contemporáneos en el campo educativo y ha sido objeto de amplias discusiones en el área.
Palabras clave: educación continua, educación infantil, legislación educativa.
Downloads
Referências
Base Nacional Comum Curricular. (2018). Brasília. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Chimentão, L. K. (2009). O significado da formação continuada docente. In Anais da 4 CONPEF- Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar (pp. 1- 6). Paraná.
Documento curricular Tocantins Educação Infantil (2019). Tocantins. Recuperado de: https://central3.to.gov.br/arquivo/478046/
Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.
Kramer, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. (2006). Rev. Educ. Soc., 27(96), 797-818.
Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC.
Prada, L. E. A., Freitas, T. C., & Freitas, C. A. (2010). Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., 10(30), 367-387. https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2464
Pinto, C. L. L., Barreiro, C. B., & Silveira, D. N. (2010). Formação Continuada de Professores: ampliando a compreensão acerca deste conceito. Revista Thema, 7(1), 1-14.
Referencial curricular nacional para a educação infantil (Rcnei). (1998). Ministério da educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília – MEC/SEF.
Relatório de Avaliação do Plano Municipal de Educação de Tocantinópolis, Lei Municipal Nº 963, de 19 de junho de 2015. (19 de junho de 2015). Tocantinópolis – To.
Silva, M. J. A. (2017). Formação continuada de professores da educação infantil: diferentes paradigmas e a pedagogia crítica. In Anais do XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE (pp. 3875 – 3888), Curitiba.
Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Zilma Ferreira de Oliveira, Juliane Gomes de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).