Entre as condições históricas objetivas e a construção de outra educação municipal
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e16308Resumo
Com perspectiva materialista histórico dialética e revisão teórico-documental, o artigo ocupa-se da compreensão da concepção teórico-prática do Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação (PRISME), desenvolvido no Tocantins junto aos Municípios, a partir de agosto de 2022; assim como da discussão a respeito de desafios e possibilidades no enfrentamento do movimento de institucionalização efetiva dos sistemas municipais de ensino/educação no Estado. Assentando-se na concepção de educação entendida como prática social e da gestão democrática, a realidade educativa empírica dos Municípios é o ponto de partida e ponto de chegada, sendo problematizada, por meio da instrumentalização teórico-prática em busca da transformação. Da análise dos documentos, compreende-se que no PRISME objetiva-se assegurar formação continuada e constituir Ambiente Virtual de Natureza Educativa Interativa, para acompanhamento, monitoramento e avaliação do processo de institucionalização dos elementos constitutivos dos sistemas municipais de ensino/educação e a gestão da educação municipal, com a intenção de que os Municípios constituam autonomia e cumpram suas incumbências educacionais, integrando-se às políticas e planos da União e do Estado, tendo por eixos o Plano Municipal de Educação e o Plano de Ações Articuladas como articuladores do sistema. O PRISME apresenta-se construindo nas próprias condições históricas objetivas dos Municípios as possibilidades de sua superação.
Palavras-chave: prisme, sistema municipal de ensino, plano municipal de educação, tocantins.
Between the objective historical conditions and the construction of another municipal education
ABSTRACT. With a historical dialectical materialist perspective and a theoretical-documentary review, the article addresses the understanding of the theoretical-practical conception of the Program for Institutionalization and Management of Municipal Teaching/Education Systems: formation, follow-up, monitoring and evaluation (PRISME), developed in Tocantins with the Municipalities, from August 2022; as well as the discussion about the challenges and possibilities facing the movement of effective institutionalization of the municipal teaching/education systems in the State. From the conception of education understood as a social practice and democratic management, the empirical educational reality of the municipalities is the starting and ending point, being problematized through theoretical and practical instrumentalization in search of transformation. From the analysis of the documents, it is discovered that the objective of PRISME is to ensure continuous training and to constitute a Virtual Environment of an Interactive Educational Character, to accompany, monitor and evaluate the process of institutionalization of the constitutive elements of municipal education. /educational systems and the management of municipal education, with the objective that the Municipalities constitute autonomy and fulfill their educational duties, integrating themselves with the policies and plans of the Union and the State, having as connections the Municipal Education Plan and the Education Articulate The actions as articulators of the system. PRISME presents itself by building the possibilities of overcoming it in the objective historical conditions of the Municipalities.
Keywords: prisme, municipal education system, municipal education plan, tocantins.
Entre las condiciones históricas objetivas y la construcción de otra educación municipal
RESUMEN. Con una perspectiva materialista histórica dialéctica y una revisión teórico-documental, el artículo aborda la comprensión de la concepción teórico-práctica del Programa de Institucionalización y Gestión de los Sistemas Municipales de Enseñanza/Educación: formación, seguimiento, monitoreo y evaluación (PRISME), desarrollado en Tocantins con los Municipios, a partir de agosto de 2022; así como la discusión sobre los desafíos y posibilidades frente al movimiento de institucionalización efectiva de los sistemas de enseñanza/educación municipales en el Estado. A partir de la concepción de la educación entendida como práctica social y gestión democrática, la realidad educativa empírica de los Municipios es punto de partida y de llegada, siendo problematizada a través de la instrumentalización teórica y práctica en busca de la transformación. Del análisis de los documentos se desprende que el objetivo de PRISME es asegurar la formación continua y constituir un Entorno Virtual de Carácter Educativo Interactivo, para acompañar, monitorear y evaluar el proceso de institucionalización de los elementos constitutivos de la enseñanza municipal. /sistemas educativos y la gestión de la educación municipal, con el objeto de que los Municipios constituyan autonomía y cumplan sus deberes educativos, integrándose a las políticas y planes de la Unión y del Estado, teniendo como ejes el Plan Municipal de Educación y el Plan de Educación Articulada Las acciones como articuladoras del sistema. PRISME se presenta como constructor de posibilidades de superación de las condiciones históricas objetivas de los Municipios.
Palabras clave: prisme, sistema educativo municipal, plan municipal de educación, tocantins.
Downloads
Referências
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988, 5 de outubro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Cury, C. R. J., Lagares, R., & Gonçalves, I. B. P. (2021). Autonomia federativa, sistemas municipais de ensino/educação: impactos para a educação no Tocantins. Revista Brasileira de Educação do Campo, 6, e13425. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e13425
Dourado, L. F. (2000). O público e o privado na agenda educacional brasileira. In Ferreira,N. S. C., & Aguiar, M. A. S. (Coord.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos (s./p.). São Paulo: Cortez.
Frigotto, G. (2004). O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In Fazenda, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional (s./p.). 9. ed. São Paulo, Cortez.
Gracindo, R. V., & Kenski, V. M. (2001). Gestão de sistemas educacionais: a produção de pesquisas no Brasil. In Wittmann, L. C., & Gracindo, R. V. (Coord.). O Estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997 (s./p.). Brasília: ANPAE; Campinas: Autores Associados.
Gramsci, A. (2006). Cadernos do Cárcere, 1. 4. ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Lagares, R., Gonçalves, I. B. P., Santos, L. V., & Carvalho, R. F. (2022). Direito à Educação e Qualidade Social Referenciada no Município: um início de conversa acerca da autonomia dos SME. In Lagares, R., Carvalho, R. F., & Brito, K. C. C. F. (Orgs.). Educação Municipal no Tocantins ante a pandemia do século XXI: experiência da Rede Colaboração Tocantins (RCT) (s./p.). Curitiba: Editora CRV.
Lagares, R., Carvalho, R. F., & Brito, K. C. C. F. (2022). Educação Municipal no Tocantins Ante a Pandemia do Século XXI: experiência da Rede Colaboração Tocantins (RCT). Curitiba: CRV Editora. https://doi.org/10.24824/978652512892.4
Lei nº 2.139 (2009, 03 de setembro). Dispõe sobre o Sistema Estadual de Ensino e adota outras providências. (Revoga a Lei nº 1.360/2002). Palmas: Palácio do Governo. Recuperado de: https://al.to.leg.br/. Acesso em: 12 abr. 2023.
Lei nº 9.394 (1996, 20 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 mar. 2023.
Nunes, S. G. S. & Serrano, A. C. A. P. (2019). O município na história das constituições do Brasil de 1824 a 1988. Cadernos Jurídicos, São Paulo, ano 20, nº 52, p. 153-168, Novembro-Dezembro.
Prisme (Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação) (2022a). Projeto Pedagógico do PRISME. Palmas, TO. Impresso.
Prisme (Programa de Institucionalização e Gestão de Sistemas Municipais de Ensino/Educação: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação) (2022b). Relatórios de avaliação dos momentos formativos; boletins de frequência; atividade assíncrona 1; chat de reuniões e momentos formativos. Palmas, TO. Impresso.
Saviani, D. (1999). Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação & Sociedade, (69), 119-136. https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000400006
Saviani, D. (2010). Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, 15(44), 380-393. https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000200013
Shiroma, E. O., Campos, R. F. & Garcia, R. M. C. (2005). Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológico para análise de documentos. Perspectiva, 23(2), 427-446.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rosilene Lagares, Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira, Robson Vila Nova Lopes, Geraldo Grossi Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).