Formação de educadores no MST no contexto do estado do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18337

Palavras-chave:

MST, formação de educadores, educação do campo

Resumo

Este artigo integra a pesquisa realizada no doutorado e tem como objetivo apresentar a trajetória do maior movimento social da América Latina, acerca dos processos formativos dos educadores que atuam nas áreas de acampamentos e assentamentos de Reforma Agrária no contexto do Estado do Espírito Santo – ES. Alicerçado em Paulo Freire e Bakhtin, focaliza narrativas oriundas de entrevista semiestruturada realizada com cinco pessoas que na década de 1980 no território capixaba ousaram arquitetar o projeto de educação que considerasse as questões pertinentes à vida dos sujeitos do campo. Ao rememorar a trajetória do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, com destaque à educação e formação dos educadores, percebe-se que terra e educação não se apartam da trajetória histórica do Movimento. Por meio das narrativas, evidencia-se que os sujeitos coletivos que formam o MST, materializaram o que hoje concebemos como Educação do Campo, teceram trajetórias de luta coletiva, que foram fundamentais na construção da política pública que tematiza o campo e seus sujeitos. 

Palavras-chave: MST, formação de educadores, educação do campo.

 

Training of MST Educators in the context of the State of Espírito Santo                                                       

ABSTRACT. This article is part of a doctoral research project that aims to present the trajectory of the largest social movement in Latin America, regarding the training processes of educators who work in the areas of camps and settlements of Agrarian Reform in the context of the State of Espírito Santo – ES. Based on Paulo Freire and Bakhtin, it focuses on narratives from a semi-structured interview conducted with five people who, in the 1980s in the Espírito Santo territory, dared to design an education project that considered the issues relevant to the lives of rural subjects. When recalling the trajectory of the Landless Rural Workers' Movement – MST, with emphasis on education and educator training, it is clear that land and education are inseparable from the historical trajectory of the Movement. Through narratives, it is evident that the collective subjects that form the MST (Landless Workers' Movement) materialized what we now conceive of as Education in the Countryside, weaving trajectories of collective struggle that were fundamental in the construction of public policy that addresses the countryside and its subjects.

Keywords: landless rural workers' movement, educators training, rural education.

 

Formación de educadores en el MST, en el contexto del estado del Espírito Santo

RESUMEN. Este artículo integra la investigación realizada durante el doctorado y objetiva presentar la trayectoria del mayor movimiento social de Latinoamérica, sobre los procesos formativos de los educadores que actúan en campamentos y asentamientos de reforma agraria en el contexto del estado del Espírito Santo. Basado en Paulo Freire y Bakhtin, éste se centra en narrativas provenientes de una entrevista semiestructurada con cinco personas que en la década de 1980 en suelo capixaba se osaron construir el proyecto de educación que considerara las cuestiones pertinentes a la vida de los sujetos del campo. Se rememora la trayectoria del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra – MST, haciendo hincapié en la educación y formación de los educadores, se entiende que tierra y educación no se apartan de la trayectoria histórica del movimiento. Según las narrativas, se evidencia que los sujetos colectivos que conforman el MST se materializaron en lo que hoy concebimos como Educación del Campo, crearon trayectorias de lucha colectiva, que fueron fundamentales en la construcción de la política pública que tematiza el campo y sus sujetos.

Palabras clave: MST, formación de educadores, educación del campo.

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Biografia do Autor

Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Secretaria Municipal de Educação de Vitória- SEME

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Adelar João Pizetta, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste, Chapecó/SC (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Atualmente é Professor na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/CEUNES, em São Mateus, no Departamento de Educação e Ciências Humanas (DECH) e Colaborador/Educador da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, Filosofia, Filosofia da Educação, Sociologia, Sociologia da Educação, Educação Popular, Educação e Movimentos Sociais, Currículo, Formação de Professores, Política e Planejamento Educacional, Questão Agrária, Educação do Campo e Teoria da Organização.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes: Projeto Educação (dez/2010-maio/2022). Coordenou o GT07: Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2016-2019). Integrou (vice sudeste) a Diretoria da ANPEd (Gestão: ANPEd, Presente! 2020-2021). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Linguagens, docência e Educação Infantil.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Vieira, M. A. F. de O., Pizetta, A. J., & Côco, V. (2025). Formação de educadores no MST no contexto do estado do Espírito Santo . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e18337. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e18337

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios