Sob a lupa da ética: um olhar para os obstáculos e inconsistências nas pesquisas em Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19568Palavras-chave:
Educação Especial, ´Ética, Pesquisa EmpíricaResumo
Os Comitês de Ética em Pesquisa desempenham um papel fundamental na avaliação de pesquisas das mais variadas áreas. A experiência profissional das autoras e a literatura sobre o tema evidenciaram problemáticas na submissão e avaliação dos projetos de pesquisa. O presente artigo se propõe a refletir sobre os obstáculos e inconsistências nas avaliações dos Comitês de Ética no campo da Educação Especial. As reflexões pertinentes ao assunto desencadearam os seguintes eixos temáticos: 1. Diretrizes e resoluções; 2. Exigências documentais; 3. Tempo de resposta; e, 4. Treinamento e capacitação. Além disso, se destaca a necessidade da conduta ética se fazer presente em todas as etapas da pesquisa, sendo que esta deveria ser uma característica intrínseca do pesquisador. Discutir tais aspectos pode possibilitar a retroalimentação e o aprimoramento das diretrizes éticas, para que esse processo não seja apenas burocrático, mas efetivo no desenvolvimento das pesquisas com seres humanos.
Palavras-chave: educação especial, ética, pesquisa empírica.
Under the magnifying glass of ethics: a look at the obstacles and inconsistencies in special education research
ABSTRACT. Research Ethics Committees play a fundamental role in research evaluation in a wide variety of areas. The authors' professional experience and the literature on the subject have highlighted problems in the submission and evaluation of research projects. This article sets out to reflect on the obstacles and inconsistencies in the evaluations of Ethics Committees in the field of Special Education. Relevant reflections on the subject led to the following thematic axes: 1. Guidelines and resolutions; 2. Documentary requirements; 3. Response time; and, 4. Training and capacity building. In addition, the need for ethical conduct to be present at all stages of research is highlighted, and this should be an intrinsic characteristic of the researcher. Discussing these aspects can enable feedback and the improvement of ethical guidelines, so that this process is not just bureaucratic, but effective in the development of research with human beings.
Keywords: special education, ethics, empirical research.
Bajo la lupa de la ética: una mirada a los obstáculos e incoherencias de la investigación en educación especial
RESUMEN. Los comités de ética de la investigación desempeñan un papel fundamental en la evaluación de la investigación en ámbitos muy diversos. La experiencia profesional de los autores y la literatura sobre el tema han puesto de manifiesto problemas en la presentación y evaluación de proyectos de investigación. Este artículo se propone reflexionar sobre los obstáculos e incoherencias en las evaluaciones de los Comités de Ética en el ámbito de la Educación Especial. Las reflexiones sobre el tema desencadenaron los siguientes ejes temáticos: 1. Directrices y resoluciones; 2. Requisitos documentales; 3. Tiempo de respuesta; y, 4. Formación y capacitación. Además, se destaca la necesidad de que la conducta ética esté presente en todas las etapas de la investigación, lo cual debe ser una característica intrínseca del investigador. Debatir estos aspectos puede permitir la retroalimentación y la mejora de las directrices éticas, de modo que este proceso no sea sólo burocrático, sino eficaz en el desarrollo de la investigación con seres humanos.
Palabras clave: educación especial, ética, investigación empírica.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. (2008). Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. (1996). Resolução n. 196, de 10 de outubro de 1996. Diário Oficial da União.
Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. (2016). Resolução 510/2016/CNS/MS. Diário Oficial da União, nº 98, sec. 1, 44-46.
Carvalho, I. C. M. (2021). Os/as pesquisadores/as e o sistema CEP/CONEP. In Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd (Org.), Ética e pesquisa em Educação (Vol. 2, pp. 79-86). ANPEd.
De la Fare, M., Carvalho, I. C. de M., & Pereira, M. V. (2017). Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação. Revista Educação (PUCRS. Online), 40(2), 192-202.
Duarte, L. F. D. (2015). Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e o imperialismo bioético no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, 3(5), 31-52. https://doi.org/10.20336/rbs.90
Freitas, C. B. D., & Novaes, H. M. D. (2010). Lideranças de comitês de ética em pesquisa no Brasil: perfil e atuação. Revista Bioética, 18(1).
Furukawa, P. de O., & Cunha, I. C. K. O. (2010). Comitês de ética em pesquisa: desafios na submissão e avaliação de projetos científicos. Revista Brasileira de Enfermagem, 63(1), 145–147.
Glat, R., & Antunes, K. C. V. (2012). Pesquisa em Educação Especial: reflexões sobre sujeitos, ética e metodologia. In S. R. Taquette & C. P. Caldas (Orgs.), Ética e pesquisa com populações vulneráveis (pp. 267-292). Eduerj.
Guérios, E. A. (2021). A plataforma Brasil e os comitês de ética em pesquisa na área de humanidades. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(22), 565–581. Recuperado de: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/509
Hardy, E., et al. (2004). Comitês de Ética em Pesquisa: adequação à Resolução 196/96. Revista da Associação Médica Brasileira, 50(4), 457-462.
Jomtien, Tailândia: UNESCO. (1990). Educação para todos: o compromisso de Dakar. Dakar, Senegal: UNESCO.
Lopes Júnior, L. C., et al. (2016). Dificuldades e desafios em revisar aspectos éticos das pesquisas no Brasil. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37, e54476.
Santos, C. L. D. A., & Loponte, L. G. (2023). Ética na pesquisa em Educação envolvendo crianças com deficiência. Revista Educação Especial, 36(1), e52/1-29.
UNESCO. (1994). Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, Espanha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clarissa Maria Marques Ogeda, Ketilin Mayra Pedro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).