Sob a lupa da ética: um olhar para os obstáculos e inconsistências nas pesquisas em Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19568

Palavras-chave:

Educação Especial, ´Ética, Pesquisa Empírica

Resumo

Os Comitês de Ética em Pesquisa desempenham um papel fundamental na avaliação de pesquisas das mais variadas áreas. A experiência profissional das autoras e a literatura sobre o tema evidenciaram problemáticas na submissão e avaliação dos projetos de pesquisa. O presente artigo se propõe a refletir sobre os obstáculos e inconsistências nas avaliações dos Comitês de Ética no campo da Educação Especial. As reflexões pertinentes ao assunto desencadearam os seguintes eixos temáticos: 1. Diretrizes e resoluções; 2. Exigências documentais; 3. Tempo de resposta; e, 4. Treinamento e capacitação. Além disso, se destaca a necessidade da conduta ética se fazer presente em todas as etapas da pesquisa, sendo que esta deveria ser uma característica intrínseca do pesquisador. Discutir tais aspectos pode possibilitar a retroalimentação e o aprimoramento das diretrizes éticas, para que esse processo não seja apenas burocrático, mas efetivo no desenvolvimento das pesquisas com seres humanos.

Palavras-chave: educação especial, ética, pesquisa empírica.

 

Under the magnifying glass of ethics: a look at the obstacles and inconsistencies in special education research                           

ABSTRACT. Research Ethics Committees play a fundamental role in research evaluation in a wide variety of areas. The authors' professional experience and the literature on the subject have highlighted problems in the submission and evaluation of research projects. This article sets out to reflect on the obstacles and inconsistencies in the evaluations of Ethics Committees in the field of Special Education. Relevant reflections on the subject led to the following thematic axes: 1. Guidelines and resolutions; 2. Documentary requirements; 3. Response time; and, 4. Training and capacity building. In addition, the need for ethical conduct to be present at all stages of research is highlighted, and this should be an intrinsic characteristic of the researcher. Discussing these aspects can enable feedback and the improvement of ethical guidelines, so that this process is not just bureaucratic, but effective in the development of research with human beings.

Keywords: special education, ethics, empirical research.

 

Bajo la lupa de la ética: una mirada a los obstáculos e incoherencias de la investigación en educación especial

RESUMEN. Los comités de ética de la investigación desempeñan un papel fundamental en la evaluación de la investigación en ámbitos muy diversos. La experiencia profesional de los autores y la literatura sobre el tema han puesto de manifiesto problemas en la presentación y evaluación de proyectos de investigación. Este artículo se propone reflexionar sobre los obstáculos e incoherencias en las evaluaciones de los Comités de Ética en el ámbito de la Educación Especial. Las reflexiones sobre el tema desencadenaron los siguientes ejes temáticos: 1. Directrices y resoluciones; 2. Requisitos documentales; 3. Tiempo de respuesta; y, 4. Formación y capacitación. Además, se destaca la necesidad de que la conducta ética esté presente en todas las etapas de la investigación, lo cual debe ser una característica intrínseca del investigador. Debatir estos aspectos puede permitir la retroalimentación y la mejora de las directrices éticas, de modo que este proceso no sea sólo burocrático, sino eficaz en el desarrollo de la investigación con seres humanos.

Palabras clave: educación especial, ética, investigación empírica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Maria Marques Ogeda, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP- Campus de Marília

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília (2020), linha Educação Especial. Graduada em Pedagogia pela mesma universidade (2017). Doutorado sanduíche na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Integra o Centro de Investigación para la Educación Inclusiva. Teve pesquisas financiadas pela Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como educadora do Programa de Atenção ao estudante Precoce com Comportamento de Superdotação (PAPCS) - UNESP/Marília. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Membro do Grupos de Pesquisas "Diferença, desvio e estigma" (UNESP/Marília) e "Altas Capacidades Chile" (Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso/ Chile).

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. MBA em Gestão do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação - GIEPAHS e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento"

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. (2008). Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. (1996). Resolução n. 196, de 10 de outubro de 1996. Diário Oficial da União.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. (2016). Resolução 510/2016/CNS/MS. Diário Oficial da União, nº 98, sec. 1, 44-46.

Carvalho, I. C. M. (2021). Os/as pesquisadores/as e o sistema CEP/CONEP. In Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd (Org.), Ética e pesquisa em Educação (Vol. 2, pp. 79-86). ANPEd.

De la Fare, M., Carvalho, I. C. de M., & Pereira, M. V. (2017). Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação. Revista Educação (PUCRS. Online), 40(2), 192-202.

Duarte, L. F. D. (2015). Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e o imperialismo bioético no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, 3(5), 31-52. https://doi.org/10.20336/rbs.90

Freitas, C. B. D., & Novaes, H. M. D. (2010). Lideranças de comitês de ética em pesquisa no Brasil: perfil e atuação. Revista Bioética, 18(1).

Furukawa, P. de O., & Cunha, I. C. K. O. (2010). Comitês de ética em pesquisa: desafios na submissão e avaliação de projetos científicos. Revista Brasileira de Enfermagem, 63(1), 145–147.

Glat, R., & Antunes, K. C. V. (2012). Pesquisa em Educação Especial: reflexões sobre sujeitos, ética e metodologia. In S. R. Taquette & C. P. Caldas (Orgs.), Ética e pesquisa com populações vulneráveis (pp. 267-292). Eduerj.

Guérios, E. A. (2021). A plataforma Brasil e os comitês de ética em pesquisa na área de humanidades. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(22), 565–581. Recuperado de: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/509

Hardy, E., et al. (2004). Comitês de Ética em Pesquisa: adequação à Resolução 196/96. Revista da Associação Médica Brasileira, 50(4), 457-462.

Jomtien, Tailândia: UNESCO. (1990). Educação para todos: o compromisso de Dakar. Dakar, Senegal: UNESCO.

Lopes Júnior, L. C., et al. (2016). Dificuldades e desafios em revisar aspectos éticos das pesquisas no Brasil. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37, e54476.

Santos, C. L. D. A., & Loponte, L. G. (2023). Ética na pesquisa em Educação envolvendo crianças com deficiência. Revista Educação Especial, 36(1), e52/1-29.

UNESCO. (1994). Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca, Espanha.

Downloads

Publicado

2025-06-15

Como Citar

Ogeda, C. M. M., & Pedro, K. M. (2025). Sob a lupa da ética: um olhar para os obstáculos e inconsistências nas pesquisas em Educação Especial . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19568. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19568

Edição

Seção

DOSSIÊ: (DES) CAMINHOS DA ÉTICA EM PESQUISAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO