Experiências de Agroecologia em escolas do campo de territórios da Reforma Agrária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19735

Resumo

Este artigo resulta da sistematização de ações e experiências formativas do Projeto “Educação e Agroecologia nas Escolas do Campo de Territórios da Reforma Agrária”, iniciativa do MST em parceria com organizações parceiras. O estudo, de caráter descritivo e analítico, busca compreender os processos educativos construídos coletivamente e a integração da Agroecologia às práticas pedagógicas das escolas do campo. Adota abordagem qualitativa, fundamentada na sistematização de experiências (Holliday, 2012) e na pesquisa militante (Bringel & Varela, 2016), comprometida com os sujeitos e contextos envolvidos. Fundamentado em Caldart (2023), Ribeiro et al. (2017) e Sousa (2017), compreende a Agroecologia como processo político e pedagógico coletivo. As ações acompanhadas em onze escolas entre 2021 e 2024 evidenciam o fortalecimento dos Projetos Políticos Pedagógicos, o protagonismo de educadores(as) e estudantes e a valorização dos saberes territoriais. Conclui-se que a integração entre Agroecologia e Educação do Campo potencializa práticas emancipatórias nos territórios da Reforma Agrária.

Palavras-chave: agroecologia, educação do campo, reforma agrária, práticas, MST.

 

Agroecology experiences in rural schools in agrarian reform territories

ABSTRACT. This article results from the systematization of actions and formative experiences within the project “Education and Agroecology in Rural Schools of Agrarian Reform Territories,” an initiative of the MST in partnership with allied organizations. The study, descriptive and analytical in nature, seeks to understand the collectively constructed educational processes and the integration of Agroecology into the pedagogical practices of rural schools. It adopts a qualitative approach, grounded in the systematization of experiences (Holliday, 2012) and militant research (Bringel & Varela, 2016), committed to the subjects and contexts involved. Based on Caldart (2023), Ribeiro et al. (2017), and Sousa (2017), it conceives Agroecology as a collective political and pedagogical process. The actions carried out in eleven schools between 2021 and 2024 demonstrate the strengthening of Political-Pedagogical Projects, the protagonism of educators and students, and the appreciation of territorial knowledge. It concludes that the integration between Agroecology and Rural Education enhances emancipatory practices within the territories of Agrarian Reform.

Keywords: agroecology, rural education, agrarian reform, practices, MST.

 

 

Experiencias de agroecología en escuelas rurales en territorios de reforma agraria

RESUMEN. Este artículo resulta de la sistematización de acciones y experiencias formativas del Proyecto “Educación y Agroecología en las Escuelas del Campo de los Territorios de la Reforma Agraria”, una iniciativa del MST en colaboración con organizaciones asociadas. El estudio, de carácter descriptivo y analítico, busca comprender los procesos educativos construidos colectivamente y la integración de la Agroecología en las prácticas pedagógicas de las escuelas del campo. Adopta un enfoque cualitativo, fundamentado en la sistematización de experiencias (Holliday, 2012) y en la investigación militante (Bringel y Varela, 2016), comprometida con los sujetos y contextos involucrados. Basado en Caldart (2023), Ribeiro et al. (2017) y Sousa (2017), comprende la Agroecología como un proceso político y pedagógico colectivo. Las acciones acompañadas en once escuelas entre 2021 y 2024 evidencian el fortalecimiento de los Proyectos Políticos Pedagógicos, el protagonismo de educadores(as) y estudiantes, y la valorización de los saberes territoriales. Se concluye que la integración entre Agroecología y Educación del Campo potencia prácticas emancipadoras en los territorios de la Reforma Agraria.

Palabras clave: agroecología, educación rural, reforma agraria, prácticas, MST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Karine dos Santos Wanderley, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutorado em Educação na linha de pesquisa em Educação Popular - PPGE/UFPB. Mestra em Formação de Professores na linha Linha Ciências, Tecnologias e Formação Docente - UEPB. Licenciatura em Pedagogia: Educação do Campo - UFPB e Licenciatura em História - UVA/UNAVIDA. Atualmente é professora substituta do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus III) e Integra o grupo de pesquisa Educação Popular, memorias e saberes -GPEP/UFPB.

Dionara Soares Ribeiro , Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto. Assentamento Jaci Rocha. Prado-BA

Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),Graduação em Educação do Campo pela Universidade de Brasília (2011) e especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/Fiocruz (2015). Vínculo com à Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB), no Setor Pedagógico do Instituto Egídio Brunetto (IEPAAEB), localizado em Prado, Bahia.

Referências

Araújo, I. X., & Silva, S. B. da. (2011). Educação do campo e formação sociopolítica do educador. João Pessoa: Editora UFPB.

Batista, M. do S. X. (2007). Movimentos sociais e educação popular do campo: (re)construindo território e a identidade camponesa. In M. de L. P. de Almeida & E. Jezine (Orgs.). Educação e movimentos sociais: novos olhares (pp. 169–190). Campinas, SP: Editora Alínea.

Bringel, B., & Varella, R. V. S. (2016). A pesquisa militante na América Latina hoje: Reflexões sobre as desigualdades e as possibilidades de produção de conhecimentos. Revista Digital de Direito Administrativo, 3(3), 474–489. https://doi.org/10.18601/21452946.n3.16

Caldart, R. S. (2023, março 28–31). Agroecologia, Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis e Educação [Texto de exposição]. Reunião do Coletivo Nacional de Educação do MST – ENFF.

Caldart, R. S., et al. (Orgs.). (2012). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular.

Expressão Popular, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), & Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). (2021). Dicionário de agroecologia e educação. São Paulo: Expressão Popular.

Holliday, O. J. (2012). A sistematização de experiências: Prática e teoria para outros mundos possíveis (D. Grafée & S. Pinevro, Trads.; E. M. F. Falkembach, Colab.). Brasília: CONTAG.

Loureiro, B. (2021). [Declaração sobre bens comuns]. In Expressão Popular, MST & EPSJV/Fiocruz, Dicionário de agroecologia e educação (s./p.). São Paulo: Expressão Popular.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). (2022). Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis [Caderno 2]. São Paulo: MST.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). (2022). Relatório: Memória geral do encontro de educação e agroecologia nas escolas do campo de territórios da Reforma Agrária. Contagem-MG.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). (2022). Relatório sistematização do Projeto Educação e Agroecologia nas escolas do campo de territórios da reforma agrária.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). (2023). Cursos básicos de agroecologia e educação: Orientação geral e textos para estudo (1. ed.; Caderno de Educação n.º 17). São Paulo: MST.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). (2024). Relatório sistematização do Projeto Educação e Agroecologia nas escolas do campo de territórios da reforma agrária.

Ribeiro, D. S., Tiepolo, E. V., Vargas, M. C., & Silva, N. R. da. (2017). Agroecologia na educação básica: Questões propositivas de conteúdo e metodologia. In R. Caldart (Org.). Caminhos para a transformação da escola 4: Trabalho, agroecologia e estudo nas escolas do campo (1ª ed., pp. 83–92). São Paulo: Expressão Popular.

Sousa, R. P. (2017). Agroecologia e educação do campo: Desafios da institucionalização no Brasil. Educação & Sociedade, 38(140), 631–648. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017180924

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Wanderley, K. K. dos S., & Soares Ribeiro , D. (2025). Experiências de Agroecologia em escolas do campo de territórios da Reforma Agrária. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19735. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19735

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios