Silêncios que ensinam, vozes que resistem: narrativas de violência na formação de sujeitos do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19739

Resumo

A pesquisa objetiva identificar e compreender as formas de violência que atravessam a trajetória escolar e universitária de licenciandos em Educação do Campo da Universidade Federal do triângulo Mineiro (UFTM), em 2024 e, posteriormente, analisar os efeitos que tais experiências podem produzir em sua formação, a partir das percepções dos próprios sujeitos. O referencial teórico fundamentou-se na conceituação das violências e suas múltiplas dimensões, com destaque para as formas moral, institucional, estrutural, simbólica, psicológica, de gênero e o bullying. De abordagem qualitativa-exploratório, utilizou-se entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de produção de dados, cujas transcrições foram realizadas posteriormente. Os resultados indicam que as violências experienciadas não se restringem a episódios pontuais, mas integram um cenário mais amplo de exclusão social e educacional, marcado por desigualdades históricas e estruturais. Além de narrarem situações precárias de infraestrutura e de violências sofridas aos longos de sua formação, as falas evidenciam como essas experiências impactam a constituição da identidade docente. Em resposta a esse contexto adverso, os licenciandos demonstram reflexão crítica e mobilizam suas vivências como fundamento para a construção de uma prática pedagógica transformadora, comprometida com a valorização dos sujeitos do campo, com a promoção de justiça social e com o enfrentamento das múltiplas formas de violência no espaço escolar.

Palavras-chave: Violência, Educação do Campo, Educação Básica, Formação de professores.

  

Silences that teach, voices that resist: narratives of violence in the formation of rural subjects

 

ABSTRACT. The research aims to identify and understand the forms of violence that permeate the school and university trajectories of undergraduate students in Rural Education at the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), in 2024 and, subsequently, to analyze the effects that such experiences can produce in their education, based on the perceptions of the subjects themselves. The theoretical framework was based on the conceptualization of violence and its multiple dimensions, with emphasis on the moral, institutional, structural, symbolic, psychological, gender-related forms and bullying. Using a qualitative-exploratory approach, semi-structured interviews were used as the main instrument for producing data, the transcriptions of which were later carried out. The results indicate that the violence experienced is not restricted to specific episodes, but is part of a broader scenario of social and educational exclusion, marked by historical and structural inequalities. In addition to narrating precarious situations of infrastructure and violence suffered throughout their education, the statements show how these experiences impact the formation of the teacher identity. In response to this adverse context, undergraduate students demonstrate critical reflection and mobilize their experiences as a foundation for the construction of a transformative pedagogical practice, committed to valuing rural subjects, promoting social justice and confronting multiple forms of violence in the school environment.

Keywords: Violence, Rural Education, Basic Education, Teacher Training.

 

Silencios que enseñan, voces que resisten: narrativas de violencia en la formación de sujetos rurales 

RESUMEN. La investigación tiene como objetivo identificar y comprender las formas de violencia que permean las trayectorias escolares y universitarias de estudiantes de grado en Educación Rural de la Universidad Federal del Triàngulo Mineiro (UFTM), en 2024 y, posteriormente, analizar los efectos que tales experiencias pueden producir en su formación, a partir de las percepciones de los propios sujetos. El marco teórico se basó en la conceptualización de la violencia y sus múltiples dimensiones, con énfasis en las formas morales, institucionales, estructurales, simbólicas, psicológicas, de género y de bullying. Utilizando un enfoque cualitativo-exploratorio, se utilizó como principal instrumento de producción de datos la entrevista semiestructurada, cuyas transcripciones se realizaron posteriormente. Los resultados indican que la violencia vivida no se restringe a episodios específicos, sino que se inscribe en un escenario más amplio de exclusión social y educativa, marcado por desigualdades históricas y estructurales. Además de narrar situaciones de precariedad en la infraestructura y violencia sufridas a lo largo de su formación, los testimonios resaltan cómo estas vivencias impactan en la formación de la identidad docente. Frente a este contexto adverso, estudiantes universitarios demuestran reflexión crítica y movilizan sus experiencias como fundamento para la construcción de una práctica pedagógica transformadora, comprometida con la valoración de los sujetos rurales, la promoción de la justicia social y el enfrentamiento de las múltiples formas de violencia en el ámbito escolar.

Palabras clave: Violencia, Educación Rural, Educación Básica, Formación Docente.

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Biografia do Autor

Daíse Beatriz Souza Freire Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Sou moradora da cidade de Tapira/MG. Iniciei minha trajetória acadêmica em escolas públicas na cidade de Perdizes/MG. Durante os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, estudei na Escola Estadual Prefeito Virmondes Afonso, e os anos finais na Escola Estadual Padre João Balker. Decidi continuar a jornada acadêmica e iniciei os estudos em Serviço Social pela Universidade de Franca, o qual está em andamento. Em concomitância, iniciei graduação em Licenciatura em Educação do Campo (LECampo), com ênfase na área de Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e concluí essa graduação no ano de 2024. Busco continuar trilhando o caminho acadêmico e de pesquisa, na área voltada para Educação, e possuo interesse específico em Psicologia da Educação, visto que procuro aprofundar meus conhecimentos das violências vivenciadas no ambiente escolar, os impactos que elas causam, e as ações que podem ser tomadas pelas instituições de ensino mediante a essas violações. Acredito na importância desse contexto de pesquisa, visto que as escolas possuem um papel de extrema importância para o desenvolvimento.

Beatriz Litoldo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (2021). Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Participou dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas: GTERP (UNESP); Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática: GPIMEM (UNESP); Prática Pedagógica em Matemática: PRAPEM (UNICAMP); Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor que Ensina Matemática: CIEspMat (UNICAMP). É integrante do grupo de pesquisa teorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática (UNESP). Tem experiência de docência na Educação Básica (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), na Educação de Jovens e Adultos e na Licenciatura em Educação do Campo, na área de conhecimento em Matemática, membro de seu Colegiado. Membro do Comitê de Ética e do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Livros Didáticos, Opportunity-to-Learn, Resolução de Problemas e Criptografia. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação Matemática e suas relações na Educação do Campo, com foco em livros didáticos. Sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, onde integra o Grupo de Trabalho Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Compõe o Comitê Científico e Avaliadora ad hoc de periódicos das áreas de Educação e Educação Matemática.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Silva, D. B. S. F., & Litoldo, B. (2025). Silêncios que ensinam, vozes que resistem: narrativas de violência na formação de sujeitos do campo . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19739. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19739

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios