A infância do lugar: o território como matriz formativa de educadores da educação infantil do campo
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19743Resumo
Em reconhecimento ao papel fundamental que o educador do campo ocupa para a formação das crianças camponesas de 0 a 5 anos, este artigo tem o objetivo de discutir a importância do território como uma matriz de formação continuada de educadores da Educação Infantil do Campo (EIC). O estudo de abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa participante, teve como dispositivos questionário e Círculos Epistemológicos. Participaram da pesquisa 17 educadoras que atuam na Educação Infantil, em escolas do campo da rede pública do município de Feira de Santana e 12 crianças com idades entre 3 e 5 anos, que estudam em uma escola exclusiva de Educação Infantil do Campo. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância do território como uma matriz formativa docente, enxergando o campo como lugar de efetivação da identidade territorial camponesa infantil, que deve integrar as propostas formativas infantis promovidas para educadores da EIC. As educadoras evidenciaram a importância da escuta às crianças como via principal para debruçar-se sobre a vida da comunidade, permitindo-lhes conhecer a realidade das infâncias camponesas, vivências, necessidades e interesses, possibilitando conhecê-las e compreendê-las para melhor planejar o trabalho pedagógico.
Palavras-chave: território, formação continuada, Educação Infantil do Campo.
The Childhood of the Place: Territory as a Formative Matrix for Childhood Education of the Field Educators
ABSTRACT. In recognition of the fundamental role that rural educators play in the education of rural children aged 0 to 5 years, this article aims to discuss the importance of territory as a matrix for the continuing education of Childhood Education of the Field educators. The research, which adopts a qualitative approach from the perspective of participatory research, used questionnaires and Epistemological Circles as research tools. Seventeen educators working in public rural schools in the city of Feira de Santana and twelve children aged between 3 and 5 years, enrolled in an exclusive Early Childhood Education school for rural children, participated in the study. The results highlighted the importance of territory as a formative matrix for educators, viewing the rural area as a place for the realization of rural children's territorial identity, which should be part of the children's training proposals promoted for Childhood Education of the Field educators. The educators emphasized the importance of listening to children as the primary means of engaging with the community’s life, enabling them to understand the reality, experiences, needs, and interests of rural childhoods, thus allowing for a better understanding and planning of pedagogical work.
Keywords: territory, continuing education, Childhood Education of the Field.
La infancia del lugar: el territorio como matriz formativa de los educadores de la educación infantil en el campo
RESUMEN. En reconocimiento al papel fundamental que el educador rural desempeña en la formación de los niños campesinos de 0 a 5 años, este artículo tiene como objetivo discutir la importancia del territorio como una matriz de formación continua para los educadores de la Educación Infantil en el Campo (EIC). La investigación, con enfoque cualitativo, en la perspectiva de la investigación participativa, utilizó cuestionarios y Círculos Epistemológicos como dispositivos de investigación. Participaron en la investigación 17 educadoras que trabajan en la Educación Infantil, en escuelas rurales públicas del municipio de Feira de Santana, y 12 niños de entre 3 y 5 años, que estudian en una escuela exclusiva de Educación Infantil en el campo. Los resultados de la investigación señalaron la importancia del territorio como una matriz formativa docente, viendo el campo como un lugar para la efectivización de la identidad territorial campesina infantil, que debe integrar las propuestas formativas infantiles promovidas para los educadores de EIC. Las educadoras destacaron la importancia de escuchar a los niños como el principal medio para acercarse a la vida de la comunidad, lo que les permitió conocer la realidad de la infancia campesina, sus vivencias, necesidades e intereses, posibilitando conocerlas y comprenderlas para planificar mejor el trabajo pedagógico.
Palabras clave: territorio, formación continua, Educación Infantil en el campo.
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