A educação escolar no meio rural do município de Ituiutaba-MG Brasil: Educação Rural ou Educação do Campo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p323

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a história da educação efetivada no meio rural brasileiro, priorizando diferenciar o paradigma da educação rural do paradigma da educação do campo; mapear a produção acadêmica que trata da temática investigada e, por fim, empreender um olhar sobre o cenário da investigação: o município de Ituiutaba-MG, Brasil. Quanto à metodologia recorreu-se a uma revisão bibliográfica abordando a educação rural e educação do campo, pesquisa inspirada no Estado da Arte, levantamento e análise documental realizados na Secretaria Municipal de Educação de Ituiutaba-MG, Brasil. Concluiu-se que a educação que se efetiva nas escolas localizadas no meio rural daquela cidade mantém as características do paradigma da Educação Rural.

Palavras-chave: Educação Rural, Educação do Campo, Escolas Rurais.

 

School education in the rural environment of Ituiutaba-MG, Brazil: Rural Education or Countryside Education?

ABSTRACT. This paper aims to present some reflections on the history of education introduced in the Brazilian rural environment. The objectives are as follows: to differentiate the paradigm of rural education from the one of the rural area; to map the academic production on the research topic and, finally, to look at the scenario of this investigation: Ituiutaba-MG, Brazil. The methodology involved a bibliographical review, research of the State of Art, documentary analysis carried out at the Municipal Secretary of Education of Ituiutaba. The results reveal that the education that takes place in the rural schools located in Ituiutaba maintains the characteristics of the Rural Education paradigm.

Keywords: Rural Education, Countryside Education, Rural Schools.

 

Educación escolar en las zonas rurales del municipio Ituiutaba-MG, Brasil: La Educación Rural o Educación del Campo?

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo presentar algunas reflexiones sobre la historia de la educación efectiva en el Brasil rural, dando prioridad a diferenciar el paradigma de la educación rural paradigma de la educación rural; Mapa de la literatura académica tratar el tema investigado y, por último, echar un vistazo a la etapa de investigación: la ciudad de Ituiutaba-MG, Brasil. En cuanto a la metodología se utilizó una revisión de la literatura frente a la educación rural y la educación rural, la investigación inspirado en el estado de la técnica de análisis, el estudio y el documento realizado en el Municipal Ituiutaba-MG de Educación, Brasil. Se concluyó que la educación sea efectiva en las escuelas ubicadas en las zonas rurales de la ciudad sigue siendo el paradigma de las características de la educación rural.

Palabras clave: Educación Rural, Educación del Campo, Las Escuelas Rurales.

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Biografia do Autor

Marcos Flávio Alves Leite, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduando em História pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU.  Bolsista do PIBID História.

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Publicado

2017-04-19

Como Citar

Silva Júnior, A. F., & Leite, M. F. A. (2017). A educação escolar no meio rural do município de Ituiutaba-MG Brasil: Educação Rural ou Educação do Campo?. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 2(1), 323–344. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p323

Edição

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Artigos / Articles / Artículos