Retratos contemporâneos da Educação do Campo: movimentos investigativos no Vale do Jiquiriçá-BA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p204Resumo
Esse artigo é resultado de uma pesquisa realizada no povoado do Serrote, zona rural do município de Elísio Medrado-Bahia, no âmbito dos estudos efetivados pelo Observatório em Educação do Vale do Jiquiriçá (OBSERVALE/UFRB), que tem como finalidade ampliar estudos e promover debates sobre a Educação do Campo no Território do Vale do Jiquiriçá. As análises que resultam nesse texto decorrem da pesquisa: “Retratos da Educação do Campo: Cenários Contemporâneos”, realizada com 12 escolas do campo e 12 professores e representantes do poder público. A investigação ancorou-se metodologicamente em uma pesquisa de abordagem qualitativa, através do uso de entrevistas semiestruturadas e da observação do contexto escolar. Neste artigo, especificamente, utilizamos os dados de uma das escolas investigadas, tendo em vista uma análise mais apurada de relatos de duas colaboradoras e de dados recolhidos na pesquisa de campo. O estudo revelou a presença de um modelo urbanocêntrico de educação que se distancia dos princípios e concepções que pautam o movimento por uma Educação do Campo no Brasil, revelando a predominância de uma educação orientada por um currículo homogêneo e descolado dos contextos dos estudantes, desvelando assim, retratos de uma Educação Rural, ainda que estejamos em tempos de luta por uma Educação do Campo.
Palavras-chave: Educação do Campo, Classes Multisseriadas, Formação de Professores.
Contemporary Peasant Education Pictures: Investigative Movements in the Jiquiriçá Valley-BA
ABSTRACT. This article is the result of a survey carried out in the village of Serrote, a rural area in the municipality of Elísio Medrado-Bahia, in the framework of studies carried out by the Jiquiriçá Valley Observatory in Education (OBSERVALE/UFRB), whose purpose is to expand studies and promote debates on Peasant Education in the Jiquiriçá Valley Territory. The analyzes that result in this text derive from the research: “Peasant Education Pictures: Contemporary Scenarios”, carried out with 12 rural schools and 12 teachers and representatives of the public power. The research was anchored methodologically in a qualitative approach research, through the use of semi-structured interviews and the observation of the school context. In this article, specifically, we used data from one of the schools investigated, aiming at a more accurate analysis of reports from two collaborators and data collected in the research. The study revealed the presence of an urban-centric model of education that distances itself from the principles and conceptions that guide the movement for a Peasant Education in Brazil, revealing the predominance of an education oriented by a homogeneous curriculum and detached from the contexts of the students, revealing thus, portraits of a Rural Education, although, we are in times of struggle for a Peasant Education.
Keywords: Peasant Education, Multi-series Class, Teacher Education.
Contemporáneo retratos de Educación Rural: Movimientos de Investigación en Valle Jiquiriçá-BA
RESUMEN. Este artículo es el resultado de una investigación realizada en la ciudad de Serrote, municipio rural de Elísio Medrado-Bahía, en los estudios efectuados por el Centro de Educación Jiquiriçá Valley (OBSERVALE / UFRB), que tiene como objetivo ampliar los estudios y promover debates en Educación en el Campo en el Territorio Jiquiriçá Valle. Las análisis que dan lugar a este texto son el resultado de la investigación: “Retratos Educación en el Campo: Escenarios Contemporáneos", realizado con 12 escuelas en el campo y 12 profesores y representantes del gobierno. La investigación metodológicamente apoyada en una investigación cualitativa, a través del uso de entrevistas y observación del contexto escolar. En este artículo, en concreto, se utilizan los datos de una de las escuelas, con el fin un análisis más detallado de dos colaboradores y los informes de los datos recogidos en la investigación de campo. El estudio reveló la presencia de un modelo de educación urbano céntrico que distancia de los principios y conceptos que guían el movimiento de Educación en el Campo en Brasil, que revela el predominio de una educación guiada por un plan de estudios y los hipsters homogénea de los contextos de los estudiantes, presentación por lo tanto retratos de una Educación Rural, sin embargo, estamos en tiempos de lucha por una Educación en el Campo.
Palabras clave: Educación en el Campo, Clase Multiseraria, Formación de Profesores.
Downloads
Referências
Barros, O. F., Hage, S. M, Corrêa, S. R. M, & Moraes, E. (2010). Retratos de Realidade das Escolas do Campo: multissérie, precarização, diversidades e perspectivas. In Antunes-Rocha, M. I., & Hage, S. M. (Orgs.). Escola de Direito: Reinventando a Escola Multisseriada (pp. 25-34). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Brasil. (1998). Centro de Treinamento Educacional da CNTI. Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo. 27 a 31 de Julho de 1998. Luziânia, GO. Recuperado de: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001497/149798porb.pdf
Brasil. (2008). Ministério da Educação. Resolução N° 2, de 28 de Abril de 2008. Brasília, DF: MEC.
Brasil. (2002). Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de Abril de 2002.
Caldart, R. S. (2004). Pedagogia do Movimento Sem Terra. São Paulo: Expressão Popular.
Caldart, R. S. (2002). Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In Arroyo, M. G., Caldart. R. S., & Molina, M. C. (Orgs). Por Uma Educação do Campo (pp. 148-158). Petrópolis, RJ: Vozes.
Chizzotti, A. (2003). A Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais: Evolução e Desafios. Revista Portuguesa de Educação, 16(2), 220-236 Recuperado de: http://www.grupodec.net.br/wp-content/uploads/2015/10/Pesquisa_Qualitativa_em_Ciencias_Sociais_e_Humanas_-_Evolucoes_e_Desafios_1_.pdf
Fernandes, B. (2012). A Reforma Agrária que o Governo Lula fez e a que pode ser feita. In Sader, E. (Org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma (pp. 494-518). São Paulo: Boitempo Editorial.
Gonçalves, E. P. (2001). Iniciação à pesquisa científica. Campinas. SP: Editora Alínea.
IBGE. Censo Demográfico 2010 –Recuperado de: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/elisio-medrado/panorama
Manzini, E. J. (1990/1991). A entrevista na pesquisa social. Didática, 26/27, 149-158.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2007). Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.
Minayo, M. C. S. (Org.). (2001). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Pinheiro, M. S. D. (2011). A Concepção de Educação do Campo no Cenário das Políticas Públicas da Sociedade Brasileira. Recuperado de: http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/289.pdf
Pires, A. (2012). M. Educação do Campo como Direito Humano. São Paulo: Cortez. Coleção Educação em Direitos Humanos.
Ribeiro, M. (2012). Educação Rural. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Aletejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 295-301). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Expressão Popular.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).