A formação de professores na Amazônia paraense: uma relação com a Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9567Palavras-chave:
Training in Service, Basic Education, serial class.Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar o processo histórico de formação de professores para a Educação do Campo no Brasil e suas reverberações na Amazônia paraense, assim como produzir reflexões sobre os desafios destes processos formativos, tendo em vista o modelo homogêneo de formação ofertado pelo Estado brasileiro, por meio das políticas educacionais e as demandas das realidades locais e regionais na Amazônia paraense. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas. Conclui-se que é urgente e necessário o papel da universidade, frente à formação de educadores do campo, bem como refletir sobre o caráter emergencial das políticas destinadas à formação de professores em serviço.
Palavras-chave: formação em serviço, educação básica, classe multisseriada.
Teacher education in Pará´s Amazonia: a relationship with Rural Education
Abstract. The purpose of this article is to problematize the historical process associated with basic teacher training for Rural Education in the Amazonia with the state of Pará. It also aims produce reflections regarding the challenges of such formative processes in the sight of the homogenous model of training provided by the Brazilian government by means of educational policies and the demands from the local and regional realities in Para´s Amazonia. The study was conducted by means of bibliographical and documental review and interviews. Conclusion is that the role played by the university is urgent and necessary towards rural teacher education as well as to reflect on the emergency nature of the policies intended for in-service teacher training.
Keywords: in-service training, basic education, multi-graded class.
La formación de docentes en la Región Amazónica de Pará: una relación con la Educación Rural
RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo discutir el proceso histórico de formación de docentes para la Educación Rural en Brasil, y sus repercusiones en la Región Amazónica de Pará. Se busca producir reflexiones sobre los desafíos de estos procesos, considerando el modelo homogéneo de formación ofrecido por el Estado brasileño, a través de políticas educativas, y las demandas de las realidades locales y regionales en la Región Amazónica de Pará. El estudio se realizó mediante investigación bibliográfica, documental y entrevistas. Se concluye que es urgente y necesario el protagonismo de la universidad, de cara a la formación de educadores rurales, así como reflexionar sobre el carácter de emergencia de las políticas dirigidas a la formación de docentes en servicio.
Palabras clave: formación en servicio, educación básica, clase multigrado.
Downloads
Referências
Araújo, F. M. L. (2011). Educação rural e formação de professores no Brasil: gênese de uma experiência pioneira. Cadernos de História da Educação, 10(2), 237-255. Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14624
Arroyo, M. G., & Fernandes, B. M. (1999). A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, n.º 2.
Bastos, J. M. (2017). Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR: concepções, diretrizes e princípios formativos (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém. Recuperado de https://sigaa.ufpa.br/sigaa/verProducao?idProducao
Bezerra Neto, L. (2003). Avanços e retrocessos na educação rural no Brasil (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas. Recuperado de http://repositorio.unicamp.br
Bezerra Neto, L. (2016). Educação rural no Brasil: do ruralismo pedagógico ao movimento por uma educação do campo. Uberlândia: Navegando Publicações. Recuperado de: http://www.gepec.ufscar.br
Bezerra Neto, L., & Santos, F. R. Educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais (2016). In Basso, J. D., Neto, J. L. S., & Bezerra, M. C. S. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais (pp. 243-271). São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando. Recuperado de http://www.gepec.ufscar.br
Boeira, A. D. (2011). Instituições de correção, educação e regeneração: o caso do Patronato Agrícola de Anitápolis/SC (1918-1930). In Anais do I Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis: UDESC; ANPUH-SC; PPGGH. Recuperado de http://www.eventos.udesc.br
Brzezinski, I. (2017). Formação de Professores pesquisas sobre políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica plano de formação de professores (PARFOR): o instituído e o instituinte. In 38ª Reunião Nacional da ANPEd (01 a 05 de outubro de 2017), UFMA, São Luís. Recuperado de http://www.38reuniao.anped.org.br
Caetano, V. N. S. (2013). Educação do Campo em Breves/PA: prática pedagógica em classe multisseriada (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Pará, Belém.
Caldart, R. S. (2001). O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo. Estudos Avançados, 15(43), 207-224. https://doi.org/10.1590/S0103-40142001000300016
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988, 5 de outubro). Brasília. Recuperado de https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988
Cunha, E. R., Silva, G. N. B., & Brito, A. R. P. (2017). A formação docente no Pará: os caminhos do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará e seus desafios. Rev. educ. PUC-Camp., 22(2), 269-284. https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220200003
Decreto nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. (2007, 8 de fevereiro). Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da União. Recuperado de https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/94949/decreto
Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. (2009, 30 de janeiro). Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm
Dicionário Online de Português (Dicio). Acessado em https://www.dicio.com.br/
Freires, A. C. S. (2017). A formação em serviço no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará: implicações na prática pedagógica do professor-aluno/egresso do PARFOR (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém. Recuperado de http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8648
Freitas, H. C. L. (2002). Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, 23(80), 136-167. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000009
Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia do Instituto de Ciências da Educação [Geperuaz] UFPA. (2014). Banco de Dados. Realidades e Desafios da Educação do Campo na Amazônia Paraense. Informações do Estado e dos Municípios.
Hage, S. A. M. (2014). Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação e Sociedade, 35(129), 1165-1182. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531
Hall, R. K. (1950). Observações e impressões sobre o ensino rural no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, XIV(38), 11-125. Recuperado de http://www.portal.inep.gov.br
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais [Inep]. (2009). Ministério da Educação. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro Com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília Maio de 2009. Recuperado de http://www.portal.mec.gov.br
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Censo Escolar. Recuperado de portal.inep.gov.br/censo-escolar.
Karnal, L., & Tatsch, F. G. (2012) Documento e história: a memória evanescente. In Pinsky, C. B. & Luca, T. R. de (Orgs.). O historiador e suas fontes (pp. 9-27). São Paulo: Contexto.
Lei nº 4.024, de 20 de dezembro 1961 (1961, 27 de dezembro). Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Recuperado de http://www.presidencia.gov.br/legislacao/
Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. (1971, 12 de agosto). Fixam Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º Graus e dá outras providencias. Diário Oficial da União. Recuperado de https://www2.camara.leg.br
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei nº 2.388, de 24 de junho de 2015. (2015, 24 de junho). Aprova o Plano Municipal de Educação PME e dá outras providências. Recuperado de https://pt.scribd.com/document/363666692/Plano-Municipal-de-Educacao-Breves
Loureiro, V. R., & Araújo, F. L. M. P. (2010). Educação básica: direito humano e capital social na Amazônia paraense, MEC/INEP/Edital nº 38. Recuperado de https://www.capes.gov.br/images/seminarios/iv-observatorio-da-educacao/
Marinho, D. L. (2016). Rompendo as cercas e construindo saberes: a juventude na construção da educação profissional do campo no Sudeste do Pará. Recife: Imprima.
Munarim, A. (2008). Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. Revista Educação, 33(1), 57-72. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/19/0
Oliveira, M. R. P. (2003). Formar cidadãos úteis: os patronatos agrícolas e a infância pobre na Primeira República. Bragança Paulista: EDUSF.
Parecer CEB/CNE, nº 01/2006. (2006, 1 de fevereiro). Estabelece Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA). Diário Oficial da União. Recuperado de http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_1_de_1_de_fevereiro_de_2006.pdf
Portaria Normativa, nº 9, de 30 de junho de 2009. (2009, 30 de junho). Institui o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da União. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/port_normt_09_300609.pdf
Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. (2002, 9 de abril 2002). Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica
Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008. (2008, 29 de abril 2008) Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Diário Oficial da União, Brasília. Recuperado de http://portal.mec.gov.br
Saviani, D. (2013). História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados.
Secretaria de Estado de Educação do Pará (2009a). Comissão de Formação Continuada do PARFOR - Pará. Plano Decenal de Formação Docente do Estado do Pará. Belém: SEDUC-IES. Recuperado de http://www6.seduc.pa.gov.br/planodeformacao/arquivos/PARFOR_Pa.pdf
Secretaria de Estado de Educação do Pará (2009b). Protocolo SEDUC-IES. Plano de Formação Docente do Estado do Pará. Belém: SEDUC-IES. Recuperado de https://www.seduc.pa.gov.br%2Fplanodeformacao
Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Planejamento. Diretoria de Planejamento (2015). Plano Plurianual 2016-2019: governo regionalizado, desenvolvimento integrado. Secretaria de Estado de Planejamento (3v.:il., v. II). Belém: Seplan. Diretoria de Planejamento. Belém: Seplan. Recuperado de http://www.ioepa.com.br
Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez.
Souza, N. S. (2010). A Amazônia brasileira: processo de ocupação e a devastação da floresta. Boletim Científico: Escola Superior do Ministério Público, 9(32/33), 199-235. Recuperado de http://www.escola.mpu.mp.br
Universidade Federal do Pará (2019). PARFOR em números 2019. Recuperado de https://www.aedi.ufpa.br/parfor/
Universidade Federal do Pará. (2011). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Campus Universitário do Marajó – Breves. Recuperado de http://www.campusbreves.ufpa.br/images/documentos_institucionais/PPC-novo-Pedagogia.pdf
Werle, F. O. C. (2012). Escola Normal Rural: Espaço de formação de grupos dirigentes. Olhar de Professor, 15(1), 33-39. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.15i1.0002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).