DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INTERATIVAS: O PROTAGONISMO DOCENTE

Authors

Keywords:

Teaching speeches, Curricular Formative Design, Creative Insubordination, Geogebra

Abstract

O artigo em tela problematiza as prescrições de habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (Brasil, 2018) relativas à unidade temática Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental, trazendo uma proposta de curso de extensão dinamizado no ambiente Geogebra, com atividades interativas visando o desenvolvimento profissional de professores de Matemática dentro da teoria e prática de Insubordinação Criativa (D’AMBROSIO; LOPES, 2015). Como metodologia foi adotada a análise qualitativa de relatos e a produção de mapas mentais no intuito do incentivo às reflexões e promoção de práticas autônomas e insubordinadas no Ensino de Geometria. As atividades e os recursos evidenciaram um olhar além das habilidades para a visualização geométrica, permitindo aos docentes cursistas (DC) vislumbrarem possibilidades didáticas que extrapolam os applets estruturados a partir do Design Formativo Curricular adotado no curso de extensão.

Author Biography

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). É Pós doutor em Educação, especialidade em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL) e em Educação pela Universidade Federal na Bahia (UFBA). Foi professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense entre 2013 e 2021 e atuou como docente Permanente do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores no período de 2015 a 2021. Atualmente é docente do Departamento de Educação e Sociedade(DES) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCiMat)/UFRRJ. É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM) e atuou como coordenador de área de um dos núcleos do PIBID/Matemática/IM (2022-2024). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: a Matemática na estrutura curricular, Educação Comparada, Desenvolvimento do pensamento Geométrico, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Matemática. Anos Finais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRIÃO, Gabriela. Algumas insubordinações criativas presentes na prática de uma professora de Matemática. In. Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos/Beatriz Silva D`Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, organizadoras. Campinas, SP: Mercado de Letras. p. 87-102. Coleção Insubordinação Criativa, 2015.

BUZAN, Tony. Dominando A Técnica Dos Mapas Mentais. Rio de Janeiro: Editora Pensamento - Cultrix, 2019.

BUZAN, Tony. Mapas Mentais. Tradução de Paulo Polzonoff Jr; Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009.

D’AMBROSIO, Beatriz Silva.; LOPES, Celi Espasandin. Trajetórias profissionais de educadoras matemáticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

D'AMBROSIO, Ubiratan; D'AMBROSIO, Beatriz Silva. The role of ethnomathematics in curricular leadership in mathematics education. Journal of Mathematics Education at Teachers College. New York/NY, n. 4, p.10-16, 2013.

D'AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema[online]. v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564 . Acesso em 9 de jul. 2024.

GUIA, Daniella Assemany da. Insubordinação criativa, Auto(trans)formação e Conexões matemáticas: engendrando saberes na autoformação de professores portugueses. Tese de doutorado, 358 f. Programa doutoral em Ensino e divulgação das Ciências. Faculdade de Ciências. Universidade do Porto, 2020.

MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982, p. 3-20.

OLIVEIRA, Vanessa de; PAULO, Rosa Monteiro; FIRME, Ingrid Cordeiro. Entre redes, teias e fios: pensando e ensinando Matemática nos Anos Iniciais. REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 106-119, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1497 Acesso em 1 de mar. 2024.

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes. Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 119-135, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqMq5VmXSk45CKXtvFmZZrN/ Acesso em 2 de mar. 2024.

ROSA PIRES, Fabiele; ROCHA MARQUES, Dianifer Stefane; BRESOLIN MARINHO, Julio Cesar. A utilização de memes e mapas mentais e sua contribuição para a aprendizagem de biologia em tempos de pandemia. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23006, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.16761. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/16761 . Acesso em: 12 jul. 2024.

SANTOS, Marluce Alves dos; ALVES, Francisco Regis Vieira. Reflexões teóricas sobre didática profissional para formação de professores que ensinam matemática. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23009, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17739. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17739. Acesso em: 12 jul. 2024.

SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. A Insubordinação criativa na formação contínua do pedagogo para o ensino da Matemática: os subalternos falam? REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 11-30, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1491 . Acesso em 8 fev. 2024.

SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SCHIRLO, Ana Cristina. Conhecimentos Prévios de Geometria Plana: estudo de caso com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 58-68, jul. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p58-68 . Acesso em: 17 junho. 2024.

SILVA, Camila Rubira; SAMÁ, Suzi. Nas ondas da Insubordinação Criativa: uma interface entre a Educação Estatística e a Biblioteconomia. REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 228-242, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1506 . Acesso em 2 de maio 2024.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2024-02-02

How to Cite

DIAS, Marcelo de Oliveira. DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INTERATIVAS: O PROTAGONISMO DOCENTE. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 4, p. e24002, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19252. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.