O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS AULAS DE QUÍMICA NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17860Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Estratégias de Ensino, Ensino de QuímicaResumo
A Residência Pedagógica é um programa ofertado pela CAPES, que faz parte de uma política pública que visa o incentivo e a valorização na formação de professores. O programa apresenta o objetivo de aperfeiçoar a formação dos discentes dos cursos de licenciatura, exercitando ativamente a relação entre a teoria e prática profissional docente. Por meio de uma metodologia qualitativa de pesquisa, do tipo estudo de caso, aplicou-se um questionário para os professores preceptores participantes da Residência Pedagógica, a fim de saber como o Estado e as escolas ofereceram treinamentos e suportes para as aulas online, durante a pandemia, bem como investigar como ocorreram as aulas remotas de Química. Notou-se que o Estado e as escolas não ofereceram suporte e treinamento adequado aos professores e alunos durante as aulas remotas, e as aulas de Química tinham poucas variações metodológicas. E nesse sentido, residentes do curso de Licenciatura em Química propuseram atividades com estratégias de ensino variadas, como experimentos e atividades lúdicas, para serem utilizados durante as aulas online, auxiliando os professores no complexo processo de regência durante a pandemia.
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