Saberes socioculturais de povos indígenas do Tocantins: alguns diálogos interculturais no ensino

Autores

  • Jurandi Suwate Xerente Secretaria de Estado da Educação do Tocantins – SEDUC-TO https://orcid.org/0009-0003-1170-7773
  • José Ricardo e Souza Mafra Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
  • Elisangela Aparecida Pereira de Melo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Gerson Ribeiro Bacury Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19443

Palavras-chave:

Práticas socioculturais indígenas

Resumo

As práticas socioculturais e os saberes associados ao ensino de Matemática têm sido objeto de investigação, cada vez mais frequentes, nos meios acadêmicos. Nota-se uma necessidade permanente de ações efetivas, envolvendo processos formativos, em diferentes níveis de ensino e conexões entre os conhecimentos curriculares desenvolvidos na educação básica e práticas socioculturais. O objetivo deste trabalho foi desenvolver discussões e reflexões, com base em um relato de experiência realizado, associadas às práticas socioculturais, entre dois povos indígenas, localizados, do estado do Tocantins: Xerente e Apinajé, como, por exemplo, as corridas de tora, a produção de arapucas e os sistemas de numeração, com o intuito de se estabelecer um diálogo intercultural entre estas práticas socioculturais e o conhecimento escolar informado nos currículos oficiais. Trata-se de um relato de experiência descritivo e crítico, em que os procedimentos adotados estão configurados em debates e discussões sobre a interculturalidade e a natureza dos conhecimentos socioculturais, presentes no contexto de investigação. Os resultados evidenciados apontam a necessidade de discussões mais efetivas associadas a uma tomada de consciência, em relação ao debate intercultural, que passa pela necessidade em discutir possibilidades de efetivação de práticas de ensino associadas aos conhecimentos interculturais, no contexto indígena.

Palavras-chave: práticas socioculturais indígenas, Conhecimento escolar, interculturalidade, educação bilingue.

 

Socio-cultural knowledge of the indigenous peoples of Tocantins: some intercultural dialogues in teaching

ABSTRACT. Sociocultural practices and knowledge associated with the teaching of Mathematics have been the subject of increasingly frequent research in academic circles. There is a permanent need for effective actions involving formative processes at different levels of education and connections between curricular knowledge developed in basic education and sociocultural practices. The objective of this work was to develop discussions and reflections, based on an experience report carried out, associated with sociocultural practices, between two indigenous peoples located in the state of Tocantins: Xerente and Apinajé, such as log races, the production of arapucas and numbering systems, with the aim of establishing an intercultural dialogue between these sociocultural practices and the school knowledge informed in the official curricula. This is a descriptive and critical experience report, in which the procedures adopted are configured in debates and discussions about interculturality and the nature of sociocultural knowledge, present in the context of research. The results show the need for more effective discussions associated with awareness-raising in relation to the intercultural debate. This debate involves the need to discuss possibilities for implementing teaching practices associated with intercultural knowledge in the indigenous context.

Keywords: indigenous sociocultural practices, school knowledge, interculturality, bilingual Education.

 

Conocimientos socioculturales de los pueblos indígenas de Tocantins: algunos diálogos interculturales en la enseñanza

RESUMEN. Las prácticas y conocimientos socioculturales asociados a la enseñanza de las Matemáticas han sido objeto de investigaciones cada vez más frecuentes en el ámbito académico. Existe una necesidad permanente de acciones efectivas que involucren procesos formativos en diferentes niveles de enseñanza y conexiones entre los conocimientos curriculares desarrollados en la educación básica y las prácticas socioculturales. El objetivo de este trabajo fue desarrollar discusiones, en un relato de experiencia, asociada a las prácticas socioculturales, entre dos pueblos indígenas en el estado de Tocantins: Xerente y Apinajé, como las razas de troncos, la producción de arapucas y los sistemas de numeración, con el objetivo de establecer un diálogo intercultural entre estas prácticas socioculturales y los conocimientos escolares informados en los currículos oficiales. Trata de un relato de experiencia descriptivo y crítico, en el que los procedimientos se configuran en debates y discusiones sobre la interculturalidad y la naturaleza de los conocimientos socioculturales, presentes en el contexto de la investigación. Los resultados muestran la necesidad de discusiones más efectivas asociadas a la sensibilización en relación al debate intercultural. Este debate implica la necesidad de discutir posibilidades de implementación de prácticas de enseñanza asociadas a los conocimientos interculturales en el contexto indígena.

Palabras clave: prácticas socioculturales indígenas, saberes escolares, interculturalidad, educación bilingüe.

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Biografia do Autor

Jurandi Suwate Xerente , Secretaria de Estado da Educação do Tocantins – SEDUC-TO

Professor da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins – SEDUC-TO

José Ricardo e Souza Mafra , Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

.

Elisangela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Gerson Ribeiro Bacury, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Docente da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Xerente , J. S., Mafra , J. R. e S., Melo, E. A. P. de, & Bacury, G. R. (2024). Saberes socioculturais de povos indígenas do Tocantins: alguns diálogos interculturais no ensino . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19443. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19443

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares

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