Rural Education and teaching material: an analysis of History textbooks
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n1p76Resumo
Educação do Campo e material didático: uma análise de livros didáticos de História
Neste artigo, o objetivo é analisar Livros Didáticos de História (LDH) utilizados no Ensino Fundamental (6º ano) em escolas do campo situadas no município de Tocantinópolis-TO. Considerando que a formação na perspectiva da Educação do Campo possibilita reconhecer e valorizar os saberes e a cultura, buscando a emancipação dos camponeses, o estudo do material didático selecionado compreende uma análise dos seguintes elementos das obras: (1) conteúdos; (2) atividades; (3) interação professor-aluno; e as (4) imagens. A pesquisa é de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa. O corpus é constituído por dois LDH: um produzido para o Programa Escola Ativa e, outro, destinado às escolas situadas no meio urbano, mas adotado também por escolas do campo do contexto da pesquisa. Tendo em vista a realidade das escolas do campo e do contexto social, político e econômico em que vivem os camponeses, o estudo revelou que apenas um dos LDH analisados atende aos princípios defendidos pela Educação do Campo.
Palavras-chave: Livro Didático, História, Educação do Campo.
ABSTRACT. In this paper, the aim is to analyse history textbooks (LDH) used by Elementary School (6th grade) in rural schools located in the municipality of Tocantinópolis-TO. Considering that the training in the Rural Education perspective has made it possible to recognize and value knowledge and culture, seeking the emancipation of the peasants, this investigation of the selected teaching material includes an analysis of the following elements of the textbooks: (1) contents; (2) activities; (3) teacher-student interaction; and (4) images. The research is of bibliographic nature and qualitative approach. The corpus consists of two LDHs: one produced for the Programa Escola Ativa and another for schools located in urban areas, but also used in the rural schools of research context. In view of the reality of rural schools and the social, political and economic context in which the peasants have lived, the research results have revealed that only one of the LDHs analyzed follows the principles defended by Rural Education.
Keywords: Textbook, History, Rural Education.
Educación Rural y material didáctico: un análisis de libros didácticos de Historia
RESUMEN: En este artículo, el objetivo es analizar Libros Didácticos de Historia (LDH) utilizados en la Enseñanza Fundamental (6º año) en escuelas rurales situadas en el municipio de Tocantinópolis-TO. Considerando que la formación en la perspectiva de la Educación Rural posibilita reconocer y valorar los saberes y la cultura, buscando la emancipación de los campesinos, el estudio de material didáctico seleccionado comprende un análisis de los siguientes elementos de las obras: (1) contenido; (2) actividades; (3) interacción maestro-alumno; y las (4) imágenes. La investigación es de naturaleza bibliográfica, de abordaje cualitativo. El corpus está constituido por dos LDH: uno producido para el Programa Escola Ativa y, otro, destinado a las escuelas situadas en el medio urbano, pero adoptado en escuelas rurales del contexto de la investigación. En vista de la realidad de las escuelas rurales y del contexto social, político y económico en que viven los campesinos, el estudio reveló que sólo uno de los LDH analizados atiende a los principios defendidos por la Educación Rural.
Palabras clave: Libro Didáctico, Historia, Educación Rural.
Downloads
Referências
Arboit, A. A., & Pacheco, L. M. D. (2013). Exclusão social no mundo rural: ideologia e poder nos livros didáticos. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, 9(16), 140-152.
Arroyo, M. G. (2011). A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In Arroyo, M. G., Caldart, R. S., & Molina, M. C. (Orgs.). Por uma educação do campo (pp. 08-86). Petrópolis, RJ: Vozes.
Arroyo, M. G. (2013). Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes.
Berbat, M., & Feijó, G. (2016). Diálogos com a Educação do Campo: o livro didático em questão. Revista Brasileira de Educação do Campo, 1(2), 476-494. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p476
Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
Brasil. (2010). Escola Ativa: Projeto base. Brasília, DF: MEC/SECAD.
Brasil. (2012). Guia de livros didáticos: PNLD Campo 2013 - ensino fundamental. Brasília, DF: MEC/SECADI.
Brasil. (2013). Guia de livros didáticos: PNLD 2014 - história: ensino fundamental: anos finais. Brasília, DF: MEC/SEB.
Caldart, R. S. (2000). A escola do campo em movimento. In Benjamin, C., & Caldart, R. S. (Orgs.). Projeto Popular e escolas do campo (pp. 24-48). Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo.
Carie, N. S. (2008). Avaliações de Coleções Didáticas de História de 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental: um contraste entre os critérios avaliativos dos professores e do Programa Nacional do Livro Didático. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Costa, P. F. S. (2014). Análise do discurso dos livros didáticos para a Educação do Campo: aspectos semiolinguísticos da contextualização. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Filgueiras, J. M. (2013). A produção de materiais didáticos pelo MEC: da Campanha Nacional de Material de Ensino à Fundação Nacional de Material Escolar. Revista Brasileira de História, 33(65), 313-335.
Freitas, N. K., & Rodrigues, M. H. (2008). O Livro Didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. Pesquisa, 3, 26-33.
Pellegrini, M., Dias, A., & Grinberg, K. (2012). Vontade de Saber História – 6° ano. São Paulo, SP: FTD.
Silva, C. (2011). Pedagogia da Alternância: um estudo do gênero Caderno da Realidade com foco na retextualização. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Tocantins, Tocantins.
Silva, L. Q. (2010). Caderno de Ensino e Aprendizagem: História 5. Brasília, DF: MEC/SECAD.
Silva, W. R., et al. (2014). O que são materiais didáticos? Uma abordagem na Linguística Aplicada. In SILVA, W. R., Santos, J. S., & Melo, M. A. (Orgs.). Pesquisas em Língua(gem) e demandas do ensino básico (pp. 263-293). Campinas, SP: Pontes Editores.
Ströher, C. E. (2012). Aprendendo com imagens: a função das fontes visuais nos livros didáticos de História. Aedos, 11(4), 46-70.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).