Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará – UEPA e a formação para o trabalho docente no contexto rural de Conceição do Araguaia – PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9000

Palavras-chave:

Political Pedagogical Project, Degree in Mathematics, Rural Context

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar que aspectos da prática docente no contexto rural são contemplados no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e documental com abordagem qualitativa pautada na análise do histórico do ordenamento jurídico constante no parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CEB 36/2001, nas reflexões de Borges (2012) sobre a escola e prática docente no contexto rural e na proposta do programa da Etnomatemática de D’Ambrósio (2019) como recurso metodológico para ressignificar o ensino de matemática no contexto rural. Os resultados mostram que conforme o PPC do curso de Licenciatura em Matemática, a UEPA trabalha com uma proposta de formação docente com capacidade de autonomia intelectual com conhecimento da realidade sociocultural da região que é formado por uma considerada parcela de população rural. Os resultados revelam ainda que, embora o curso não seja específico para a Educação do Campo, há disciplinas em que o professor formador de professores pode problematizar e debater a realidade e desafios da educação para a população campesina.

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico, Licenciatura em Matemática, Contexto Rural.

 

Degree in Mathematics from the University of the State of Pará - UEPA and training for teaching work in the rural context of Conceição do Araguaia – PA

ABSTRACT. This article aimed to verify which aspects of teaching practice in the rural context are included in the Pedagogical Course Project (PPC) of the Mathematics Degree course at the State University of Pará - UEPA. To this end, a descriptive and documentary research was developed with a qualitative approach based on the analysis of the history of the legal system contained in the opinion of the National Council of Education CNE / CEB 36/2001, in the reflections of Borges (2012) on the school and teaching practice in rural context and in the proposal of D'Ambrósio's Ethnomathematics program (2019) as a methodological resource to resignify the teaching of mathematics in the rural context. The results show that the PPC of the Degree in Mathematics, UEPA works with a proposal for teacher training with the capacity for intellectual autonomy with knowledge of the socio-cultural reality of the region, which is formed by a considered portion of the rural population. The results reveal that, although the course is not specific to rural education, there are disciplines in which the teacher-educating teacher can problematize and debate the reality and challenges of education for the rural population.

Keywords: Political Pedagogical Project, Degree in Mathematics, Rural Context.

 

Licenciado en Matemáticas por la Universidad Estatal de Pará - UEPA y capacitación para el trabajo docente en el contexto rural de Conceição do Araguaia – PA

Resumen

Este artículo tuvo como objetivo verificar qué aspectos de la práctica docente en el contexto rural están incluidos en el Proyecto del Curso Pedagógico (PPC) del curso de Grado en Matemáticas en la Universidad Estatal de Pará - UEPA. Para este fin, se desarrolló una investigación descriptiva y documental con un enfoque cualitativo basado en el análisis de la historia del sistema legal contenido en la opinión del Consejo Nacional de Educación CNE / CEB 36/2001, en las reflexiones de Borges (2012) sobre la escuela y la práctica docente en contexto rural y en la propuesta del programa de Etnomatemáticas de D'Ambrósio (2019) como recurso metodológico para resignificar la enseñanza de las matemáticas en el contexto rural. Los resultados muestran que el PPC de la Licenciatura en Matemáticas, UEPA, trabaja con una propuesta de formación docente con capacidad de autonomía intelectual con conocimiento de la realidad sociocultural de la región, que está formada por una parte considerada de la población rural. Los resultados revelan que, aunque el curso no es específico para la educación rural, existen disciplinas en las cuales el maestro educador puede problematizar y debatir la realidad y los desafíos de la educación para la población rural.

Palabras clave: Proyecto Pedagógico Político, Licenciatura en Matemáticas, Contexto Rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamilla Ferreira da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Graduada em Licenciatura em Matemática (UEPA). Especialista em Docência Universitária com Ênfase em Educação (UEPA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM (UNIFESSPA). Técnica Administrativa da Universidade do Estado do Pará.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT.

Referências

Borges, H. S., & Silva, H. B. (2012). Educação do Campo e a Organização do Trabalho Pedagógico. In Ghedin, E. (Org.). Educação do Campo: Epistemologia e Práticas (pp. 206-235). São Paulo, SP Cortez.

Borges, H. S. (2012). Educação do Campo como processo de luta por uma sociedade justa. In Ghedin, E. (Org.). Educação do Campo: Epistemologia e práticas (pp. 76-116). São Paulo, SP: Cortez.

Caldart, R. S. (2012). Educação do Campo. In Caldart, R. S. (Org.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 257-267). São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

Ribeiro, M. (2012). Educação Rural. In Caldart, R. S. (Org.). Dicionário da Educação do Campo (293-301). São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

D’Ambrosio, U. (1996). Educação Matemática: da teoria a prática. Campinas, SP: Papirus.

Ferreira, L. (2017) A Compreensão Histórica e Folclórica Pela Cartografia Social: um estudo de caso do município de Conceição do Araguaia – Pará. RETTA- Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, 8(15), 146-165.

Fiorentini, D. (2016, 30 março). Diálogos com Educadores. Espaço Pedagógico, 20(1), 217-227.

Ghedin, E. (2012). Perspectivas Sobre a Identidade do Educador do Campo. In Ghedin, E. (Org.). Educação do Campo: Epistemologia e Práticas (pp. 25-62). São Paulo, SP: Cortez.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Censo Demográfico 2010. Pará: IBGE, Recuperado de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/conceicao-do-araguaia/panorama

Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Parecer CNE/CEB nº 36 de 4 de dezembro de 2001 (2001, 4 de dezembro). Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo Parecer CEB nº 36/2001, 04 de dezembro de 2001.

Universidade do Estado do Pará. (2012). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Belém, PA: UEPA.

Universidade do Estado do Pará. (2017). Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2027. Belém, PA: UEPA.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Ferreira da Silva, K., & Vizolli, I. (2020). Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará – UEPA e a formação para o trabalho docente no contexto rural de Conceição do Araguaia – PA. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 5, e9000. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e9000

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)