Tensions in the curricular reorganization of the Tocantinense municipal education in times of Pandemic
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13417Abstract
ABSTRACT. In the context of the pandemic caused by Covid-19, the Network ColaborAção Tocantins (RCT), articulated and composed of public institutions, took on the challenge of supporting the networks and municipal systems of teaching/education, through of training, monitoring and evaluation of management processes, teaching and learning. This article aims to understand the work of the RCT, through the need for curriculum reorganization, from the legislation related to Covid-19, focusing on the tensions between the curriculum by competence regulated by the Common National Curricular Base (BNCC) and the possibility of organizing the curriculum with reference to the Critical Historical Pedagogy (PHC). This is a bibliographic, documentary, and exploratory research. It is assumed that the foundation of the conception of PHC opposes the centrality of the normatization of the BNCC, because it presents as assumptions, human emancipation, the autonomy of subjects and public institutions, the democratization of classical and historical knowledge, critical and transformative.
Downloads
Literaturhinweise
Araújo, A. L. (2021, 16 de outubro). Pandemia acentua déficit educacional e exige ações do poder público [Web log post]. Recuperado de: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico
Base Nacional Comum Curricular. Brasília. MEC, 2017. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Constituição da República Federativa do Brasil. (1998, 05 de outubro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Cota, W. Monitoramento do número de casos de Covid-19 no Brasil. [Web log post]. Recuperado de: https://covid19br.wcota.me/#main
Decreto n. 6.071. (2020, 18 de março). Determina ação preventiva para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 (novo Coronavírus). Estado do Tocantins. Recuperado de: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390966
Decreto n° 6.065. (2020, 13 de março). Determina ação preventiva para o enfrentamento do COVID-19 – novo Coronavírus. Estado do Tocantins. Recuperado de: http://servicos.casacivil.to.gov.br/decretos/decreto/6065
Duarte, N. (2018). O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Espaço do Currículo, 11(2), 139-145. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568
Fattori, C. C. T., & Ximenes, S. B. (2021). A resposta educacional à Covid-19 e a atuação da rede temática. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade, 2(2), 64-93. https://doi.org/10.30612/riet.v2i2.14560.
Freire. J. C. et al. (2021). Diagnóstico Situacional e Pedagógico e Reorganização Curricular em Tempos de Pandemia. RCT. Palmas: UFT/Proex. 2021.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo, SP: Editora Atlas.
Guerra, F. (2021, 12 de outubro). Pesquisa mostra que 99,3% das escolas suspenderam aulas presenciais [Web log post]. Recuperado de https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2021-07/pesquisa-mostra-que-993-das-escolas-suspenderam-aulas-presenciais
Hage, S. A., & Sena, I. P. F. S. (2021). Direito à educação na pandemia: Defender a vida e não as prescrições curriculares da BNCC. Revista Espaço do Currículo, 14(2), 1-14. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58060
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados do Questionário Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil [Web log post]. Recuperado de: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/pesquisas-suplementares/pesquisa-Covid-19
IBGE. Desemprego [Web log post]. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php
Jakimiu, V. C. L. (2020). O direito à educação no contexto da pandemia de coronavírus (Covid-19) no Brasil: projetos de formação em disputa. Revista Interinstitucional Artes de Educar, 6(2), 94-117. https://doi.org/10.12957/riae.2020.51007
Lagares, R. et al. (2020). Gestão da educação: validação das ações administrativas e pedagógico-curriculares e finalização do ano letivo de 2020. RCT. Palmas: UFT/Proex. 2020.
Lagares, R. et al. (2020). Gestão da educação na conjuntura da pandemia – Com a palavra, cursistas e formadores. RCT. Palmas: UFT/Proex.
Lagares, R. et al. (2021). Gestão das Redes e dos Sistemas Educacionais: afirmação dos direitos à vida e à educação no retorno às atividades escolares em 2021. RCT. Palmas: UFT/Proex. 2021.
Lei n. 9396, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 20 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014, 25 de junho). Aprova o Plano Nacional de Educação. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
Lei n. 14.040, de 18 de agosto de 2020. (2020, 18 de agosto). Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Recuperado de: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2020/lei-14040-18-agosto-2020-790546-veto-161319-pl.html
Lei n. 14.113, de 25 de dezembro de 2020. (2020, 25 de dezembro). Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Recuperado de: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.113-de-25-de-dezembro-de-2020-296390151
Lei n. 14.180, de 1º de julho de 2021. (2021, 01 de julho). Institui a Política de Inovação Educação Conectada. Recuperado de: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.180-de-1-de-julho-de-2021-329472130
Malanchen, J. A., Matos, N. S. D., & Orso, P. J. (2020). A Pedagogia Histórico-Crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Editora Autores Associados.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Editora Atlas.
Marsiglia, A. C. G., Pina, L. D., Machado, V. O., & Lima, M. (2017). A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola o Brasil. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 9(1), 107–121. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.21835
Medida Provisória n. 934, de 1º de abril de 2020. (2020, 01 de abril). Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Recuperado de: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591
Menezes, P. (2021, 07 de outubro). Lei institui política para universalizar internet nas escolas da educação básica [Web log post]. Recuperado de: https://www.camara.leg.br/noticias/780802-lei-institui-politica-para-universalizar-internet-nas-escolas-da-educacao-basica
Nunes, E. A., Carvalho, R. F., & Vizolli, I. (2020). Direito à Educação: Gestão Democrática e Políticas Públicas em Tempo de Pandemia/Covid-19 no Estado do Tocantins. Revista Brasileira de Educação do Campo, http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e10680
Parecer CNE/CP n. 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 (2020, 28 de abril). Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192
Parecer CNE/CP n. 11/2020, aprovado em 7 de julho de 2020 (2020, 7 de julho). Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Recuperado de: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3264/parecer-cne-cp-n-11#:~:text=Parecer%20CNE-CP%20nº%2011%2C%20DE%2007%20DE%20JULHO%20DE,Altera%3A%20Não%20altera%20nenhuma%20Legislação
Pina, L. D., & Nozella, C. (2020) Base nacional comum curricular: algumas reflexões a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Nuances, 31(1). https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8290
Resolução CNE/CP n. 2, de 10 de dezembro de 2020. (2020, 10 de dezembro). Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Recuperado de: https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2¬-de-10-de-dezembro-de-2020-293526006. 04 de nov. de 2020
Rodrigues, A. (2021, 29 de setembro). ONU divulga recomendações para países minimizarem impactos da pandemia [Web log post]. Recuperado de: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2021-09/onu-divulga-recomendacoes-para-paises-minimizarem-impactos-da-pandemia
Saviani, D. (2003). Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Editora Autores Associados.
Santos, L. V. (2019). Privatizações na Educação Básica no Tocantins: Parcerias Público-Privadas X Regime de Colaboração Público-Público (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Tocantins, Palmas. Recuperado de: http://hdl.handle.net/11612/1455
Resolução CEE/TO n. 105, de 08 de abril de 2020. (2020, 08 de abril). Estabelece formas de reorganização do Calendário Escolar/ 2020 e define o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, para fins de cumprimento do ano letivo de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do Novo Coronavírus (Covid-19). Recuperado de: https://central3.to.gov.br/arquivo/501542/
Resolução CEE/TO n. 154, de 17 de junho de 2020. (2020, 17 de junho). Estabelece normas complementares para a reorganização do Calendário Escolar, os planejamentos e práticas pedagógicas para a oferta e o cômputo de atividades educacionais não presenciais, para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, com o objetivo de minimizar o impacto decorrente da Pandemia da Covid-19, na educação. Recuperado de: https://central3.to.gov.br/arquivo/521570/
Undime. (2020). Ações das Secretarias Municipais de Educação durante a pandemia da Covid-19. [Web log post].
UNESCO. (2020). Consequências adversas do fechamento das escolas [Web log post]. Recuperado de https://pt.UNESCO.org/covid19/educationresponse/consequences
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Creative Commons Attribution License
Creative Commons Attribution License
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).