Editorial: Resultados de pesquisas sobre os (as) Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil

Autor/innen

  • Mônica Castagna Molina Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13419X

Abstract

Apresentamos aos leitores da RBEC o Dossiê “Resultados de pesquisas sobre os (as) Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil”, trazendo um precioso panorama sobre parte dos resultados alcançados pelos processos de institucionalização dessa política de formação docente.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Mônica Castagna Molina, Universidade de Brasília - UnB

Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação , da Universidade de Brasília. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Apoio à Reforma Agrária. Coordenou o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e o Programa Residência Agrária. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Transdisciplinaridade, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável. Possui Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), Especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(2013).

Literaturhinweise

Aires, H. Q. P., & Bezerra Neto, L. (2021). Perspectivas dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus Arraias/Tocantins. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12819. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12819.

Ângelo, A. A., & Kruppa, S. M. P. (2021). Egressas da Licenciatura em Educação do Campo: caminhos na mudança da forma escolar. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12756. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12756.

Anjos, H. P., & Cordeiro, D. R. (2021). Professoras de Educação do Campo e resistência: as brechas no habitus docente. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12921. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12921.

Bazzo, V., & Scheibe, L. (2019). De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Retratos da Escola, 13(27), 669-684. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1038.

Caldart, R. S. (2011). Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In Molina, M. C., & Sá, L. M. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (pp. 99-122). Belo Horizonte: Autêntica. Recuperado de http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/02/1033.pdf.

Carmo, N. C. C., & Martins, M. F. A. (2021). Mapeando a Educação do Campo em Minas Gerais: quem são e onde estão os egressos do LeCampo UFMG naturais do Vale do Jequitinhonha. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12931. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12931.

Dalmolin, A. M. T., Hoffmann, M. B., & Schirmer, S. B. (2021). O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e13322. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e13322.

Ferreira, M. J. L., Silva, L. B., & Freitas, G. M. C. (2021). Licenciatura em Educação do Campo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): arte e reflexões sobre o trabalho pedagógico de egressos (as). Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12970. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12970.

Freitas, L. C. (2010). A Escola Única do Trabalho: explorando os caminhos de sua construção. In Caldart, R. S. (Org.). Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo (Vol. 1) (pp. 155-175). São Paulo: Expressão Popular.

Freitas, L. C. (2020). Prefácio. In Uchoa, A. M. C., Lima, A. M., & Sena, I. P. F. S. (Orgs.). Reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública? (Diálogos críticos, Vol. 2) (pp. 9-10). Recuperado de https://3c290742-53df-4d6f-b12f-6b135a606bc7.filesusr.com/ugd/48d206_b5a8740a4b0a4ae0a58087199eefbc6a.pdf.

Frigotto, G. (2008). A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação - Rev. Unioeste, 10(1), 41-62. Recuperado de https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143/3188.

Frigotto, G. (2020). A educação e o avanço da nova (ou extrema?) direita no Brasil [Entrevista cedida a J. F. Hermida e J. Lira]. Roteiro, 45. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23215/14306.

Gonçalves, M. C., Medeiros, L. B., & Dias, E. F. S. (2021). Cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Piauí e a utopia que ajuda a caminhar. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12974. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12974.

Janata, N. E., Corrêa, A. J., & Stefanes, K. T. (2021). Desafios da inserção dos egressos e egressas da Licenciatura em Educação do Campo no trabalho docente. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12969. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12969.

Meneses, A. S., & Gomes, R. A. (2021). Deslocamentos sociais provocados pelo ensino superior: as ações e percepções de mediadores formados no curso Educação do Campo da Transamazônica e Xingu. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12939. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12939.

Molina, M. C. (2015). Expansão das Licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, 55, 145-166. Recuperado de https://www.scielo.br/j/er/a/qQMpZkcTFxbFDk59QJKpWmG/?format=pdf&lang=pt.

Molina, M. C. (2019). Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, 38(140), 587-609. Recuperado de https://www.scielo.br/j/es/a/57t84SXdXkYfrCqhP6ZPNfh/?format=pdf&lang=pt.

Molina, M. C., & Hage, S. (2019). Licenciaturas em Educação no Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão (2013-2017). Florianópolis: LANTEC /CED/UFSC.

Molina, M. C., & Martins, M. F. (2019). Formação de Formadores: reflexões sobre as experiências das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. 1ª. Edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, v.9).

Molina, M. C., Pereira, M. F. R., & Brito, M. M. B. (2021). A práxis de egressos (os) da LEdoC UnB na gestão das escolas do campo: caminhos para resistência à Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12965. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12965.

Paula, H. V. C., & Castro, A. G. (2021). A Licenciatura em Educação do Campo no estado de Goiás: olhares dos egressos sobre os múltiplos aprendizados na formação do educador do campo na UFG e UFCat. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e9057. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12971.

Santos, J. B. (2021). A questão agrária na prática pedagógica dos/as professores/as egressos/as da LEC/UFBA: o desafio de efetivar o projeto de escolarização da classe trabalhadora. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12940. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12940.

Sarmento, C. S., & Lopes, S. L. (2021). O processo formativo: história, memória e trajetória de egressos/as do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (LEDUCARR/UFRR). Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e13004. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e13004.

Silva, H. S. A., Anjos, M. P., Molina, M. C., & Haje, S. A. M. (2020). Formação de professores do campo frente às “novas/velhas” políticas implementadas no Brasil: r-existência em debate. Dossiê: “Consequências do bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil”. Revista Eletrônica de Educação, 14, 1-22, e4562146. Recuperado de http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4562/1067.

Silva, M. S., & Alves, M. S. (2021). A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12973. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12973.

Sousa, B. S., Augusto, S. O., Barbosa, J. S., Souza, E. N., & Santos, F. M. (2021). A organicidade dos egressos (as) da Licenciatura em Educação do Campo: uma construção em percurso. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12966.

http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12966.

Veröffentlicht

2021-11-13

Zitationsvorschlag

Castagna Molina, M. (2021). Editorial: Resultados de pesquisas sobre os (as) Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. Brazilian Journal of Rural Education, 6, e13419. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13419X

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Temático: Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil