Editorial: Resultados de pesquisas sobre os (as) Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13419XRésumé
Apresentamos aos leitores da RBEC o Dossiê “Resultados de pesquisas sobre os (as) Egressos (as) das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil”, trazendo um precioso panorama sobre parte dos resultados alcançados pelos processos de institucionalização dessa política de formação docente.
Téléchargements
Références
Aires, H. Q. P., & Bezerra Neto, L. (2021). Perspectivas dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus Arraias/Tocantins. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12819. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12819.
Ângelo, A. A., & Kruppa, S. M. P. (2021). Egressas da Licenciatura em Educação do Campo: caminhos na mudança da forma escolar. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12756. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12756.
Anjos, H. P., & Cordeiro, D. R. (2021). Professoras de Educação do Campo e resistência: as brechas no habitus docente. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12921. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12921.
Bazzo, V., & Scheibe, L. (2019). De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Retratos da Escola, 13(27), 669-684. https://doi.org/10.22420/rde.v13i27.1038.
Caldart, R. S. (2011). Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In Molina, M. C., & Sá, L. M. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (pp. 99-122). Belo Horizonte: Autêntica. Recuperado de http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/02/1033.pdf.
Carmo, N. C. C., & Martins, M. F. A. (2021). Mapeando a Educação do Campo em Minas Gerais: quem são e onde estão os egressos do LeCampo UFMG naturais do Vale do Jequitinhonha. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12931. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12931.
Dalmolin, A. M. T., Hoffmann, M. B., & Schirmer, S. B. (2021). O voo dos pássaros egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS: desafios e possibilidades na formação de professores de Ciências da Natureza. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e13322. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e13322.
Ferreira, M. J. L., Silva, L. B., & Freitas, G. M. C. (2021). Licenciatura em Educação do Campo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): arte e reflexões sobre o trabalho pedagógico de egressos (as). Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12970. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12970.
Freitas, L. C. (2010). A Escola Única do Trabalho: explorando os caminhos de sua construção. In Caldart, R. S. (Org.). Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo (Vol. 1) (pp. 155-175). São Paulo: Expressão Popular.
Freitas, L. C. (2020). Prefácio. In Uchoa, A. M. C., Lima, A. M., & Sena, I. P. F. S. (Orgs.). Reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública? (Diálogos críticos, Vol. 2) (pp. 9-10). Recuperado de https://3c290742-53df-4d6f-b12f-6b135a606bc7.filesusr.com/ugd/48d206_b5a8740a4b0a4ae0a58087199eefbc6a.pdf.
Frigotto, G. (2008). A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação - Rev. Unioeste, 10(1), 41-62. Recuperado de https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4143/3188.
Frigotto, G. (2020). A educação e o avanço da nova (ou extrema?) direita no Brasil [Entrevista cedida a J. F. Hermida e J. Lira]. Roteiro, 45. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23215/14306.
Gonçalves, M. C., Medeiros, L. B., & Dias, E. F. S. (2021). Cursos de Licenciatura em Educação do Campo no Piauí e a utopia que ajuda a caminhar. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12974. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12974.
Janata, N. E., Corrêa, A. J., & Stefanes, K. T. (2021). Desafios da inserção dos egressos e egressas da Licenciatura em Educação do Campo no trabalho docente. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12969. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12969.
Meneses, A. S., & Gomes, R. A. (2021). Deslocamentos sociais provocados pelo ensino superior: as ações e percepções de mediadores formados no curso Educação do Campo da Transamazônica e Xingu. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12939. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12939.
Molina, M. C. (2015). Expansão das Licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, 55, 145-166. Recuperado de https://www.scielo.br/j/er/a/qQMpZkcTFxbFDk59QJKpWmG/?format=pdf&lang=pt.
Molina, M. C. (2019). Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, 38(140), 587-609. Recuperado de https://www.scielo.br/j/es/a/57t84SXdXkYfrCqhP6ZPNfh/?format=pdf&lang=pt.
Molina, M. C., & Hage, S. (2019). Licenciaturas em Educação no Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão (2013-2017). Florianópolis: LANTEC /CED/UFSC.
Molina, M. C., & Martins, M. F. (2019). Formação de Formadores: reflexões sobre as experiências das Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. 1ª. Edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, v.9).
Molina, M. C., Pereira, M. F. R., & Brito, M. M. B. (2021). A práxis de egressos (os) da LEdoC UnB na gestão das escolas do campo: caminhos para resistência à Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12965. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12965.
Paula, H. V. C., & Castro, A. G. (2021). A Licenciatura em Educação do Campo no estado de Goiás: olhares dos egressos sobre os múltiplos aprendizados na formação do educador do campo na UFG e UFCat. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e9057. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12971.
Santos, J. B. (2021). A questão agrária na prática pedagógica dos/as professores/as egressos/as da LEC/UFBA: o desafio de efetivar o projeto de escolarização da classe trabalhadora. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12940. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12940.
Sarmento, C. S., & Lopes, S. L. (2021). O processo formativo: história, memória e trajetória de egressos/as do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (LEDUCARR/UFRR). Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e13004. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e13004.
Silva, H. S. A., Anjos, M. P., Molina, M. C., & Haje, S. A. M. (2020). Formação de professores do campo frente às “novas/velhas” políticas implementadas no Brasil: r-existência em debate. Dossiê: “Consequências do bolsonarismo sobre os direitos humanos, a educação superior e a produção científica no Brasil”. Revista Eletrônica de Educação, 14, 1-22, e4562146. Recuperado de http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4562/1067.
Silva, M. S., & Alves, M. S. (2021). A contribuição da Licenciatura em Educação do Campo UFCG para a formação docente e a prática pedagógica das escolas no Cariri paraibano: concepção dos egressos. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12973. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12973.
Sousa, B. S., Augusto, S. O., Barbosa, J. S., Souza, E. N., & Santos, F. M. (2021). A organicidade dos egressos (as) da Licenciatura em Educação do Campo: uma construção em percurso. Rev. Bras. Educ. Camp., 6, e12966.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).