Dossiê: Conhecimento e autonomia docente no campo do ensino das Áreas Curriculares

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19519

Abstract

No trecho acima, Madalena Freire Weffort (1996) nos apresenta algumas características do sujeito construtor do conhecimento, sujeito esse que se forma num misto de sentimentos e com base na adoção de um olhar pensante. Todavia, a autora nos indica que nem todos têm o domínio desse construto, ou seja,alguns são alijados do seu desejo, do seu fazer e de seu pensamento. Dessa constatação, duas palavras se tornam caras ao trabalho docente, são elas: conhecimento e autonomia, termos que se tornaram eixos da temática da VI edição da Exposição de Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino das Ciências (EXPOMATEC), organizada pelo Curso de Pedagogia do Centro de Educação Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e que agora origina o Dossiê: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do ensino das áreas curriculares.

O presente Dossiê configura-se a partilha de estudos, experiências, reflexões, análises, aprendizados e aprendizagens (De Paula, 2023) de docentes e discentes de ensino superior e da educação básica de diferentes localidades e regiões do Brasil, problematizando os múltiplos sentidos de ensinar as ciências na educação básica.

Trata-se de um compêndio de vinte e quatro artigos, selecionados a partir das comunicações orais e relatos de experiência apresentados na VI Expom@tec. As temáticas abordadas formam um mosaico discursivo envolvendo questões sobre educação ambiental; educação-cartográfica; aspectos do ensino sobre astrologia e astronomia; história, educação, materiais e saberes na cultura Apinajé; as contribuições, desafios e potencialidades do Programa Residência Pedagógica e de Projetos Universitários como o Ciclo de Leitura e  o GeminAR-te que incidem sobre a formação inicial e continuada de docentes da educação básica; as perspectivas teórico metodológicas no ensino de ciência e tecnologias digitais; a formação do leitor de aluno com deficiência visual; o ensino por investigação como promotor do letramento científico; a construção de brinquedos recicláveis para utilização no curso de Educação Física; a compreensão pedagógica de utilização do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e aspectos reflexivos sobre a ditadura civil-militar brasileira e história e memória da educação.

Os artigos que integram o presente dossiê, tem a construção do conhecimento do ensino das diversas áreas curriculares em sua diversidade teórico-metodológica como foco das discussões apresentadas, primando, pelo fortalecimento e consolidação da perspectiva de autonomia docente, ou seja, a garantia da existência do sujeito docente que deseja, pensa, problematiza e concretiza seu fazer pedagógico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arinalda Silva Locatelli, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

.

Andrey Patrick Monteiro de Paula, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

.

Jéferson Muniz Alves Gracioli , Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

.

References

De Paula, A. P. M. (2023). Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um Lesson Study Híbrido (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas.

Welfort, M. F. (1996). Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos. 2 ed. São Paulo: Espaço Pedagógico.

Published

2024-12-19

How to Cite

Locatelli, A. S., Paula, A. P. M. de, & Gracioli , J. M. A. (2024). Dossiê: Conhecimento e autonomia docente no campo do ensino das Áreas Curriculares. Brazilian Journal of Rural Education, 10, 19519 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19519

Issue

Section

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares

Most read articles by the same author(s)