Dossiê: Conhecimento e autonomia docente no campo do ensino das Áreas Curriculares
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19519Abstract
No trecho acima, Madalena Freire Weffort (1996) nos apresenta algumas características do sujeito construtor do conhecimento, sujeito esse que se forma num misto de sentimentos e com base na adoção de um olhar pensante. Todavia, a autora nos indica que nem todos têm o domínio desse construto, ou seja,alguns são alijados do seu desejo, do seu fazer e de seu pensamento. Dessa constatação, duas palavras se tornam caras ao trabalho docente, são elas: conhecimento e autonomia, termos que se tornaram eixos da temática da VI edição da Exposição de Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino das Ciências (EXPOMATEC), organizada pelo Curso de Pedagogia do Centro de Educação Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e que agora origina o Dossiê: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do ensino das áreas curriculares.
O presente Dossiê configura-se a partilha de estudos, experiências, reflexões, análises, aprendizados e aprendizagens (De Paula, 2023) de docentes e discentes de ensino superior e da educação básica de diferentes localidades e regiões do Brasil, problematizando os múltiplos sentidos de ensinar as ciências na educação básica.
Trata-se de um compêndio de vinte e quatro artigos, selecionados a partir das comunicações orais e relatos de experiência apresentados na VI Expom@tec. As temáticas abordadas formam um mosaico discursivo envolvendo questões sobre educação ambiental; educação-cartográfica; aspectos do ensino sobre astrologia e astronomia; história, educação, materiais e saberes na cultura Apinajé; as contribuições, desafios e potencialidades do Programa Residência Pedagógica e de Projetos Universitários como o Ciclo de Leitura e o GeminAR-te que incidem sobre a formação inicial e continuada de docentes da educação básica; as perspectivas teórico metodológicas no ensino de ciência e tecnologias digitais; a formação do leitor de aluno com deficiência visual; o ensino por investigação como promotor do letramento científico; a construção de brinquedos recicláveis para utilização no curso de Educação Física; a compreensão pedagógica de utilização do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e aspectos reflexivos sobre a ditadura civil-militar brasileira e história e memória da educação.
Os artigos que integram o presente dossiê, tem a construção do conhecimento do ensino das diversas áreas curriculares em sua diversidade teórico-metodológica como foco das discussões apresentadas, primando, pelo fortalecimento e consolidação da perspectiva de autonomia docente, ou seja, a garantia da existência do sujeito docente que deseja, pensa, problematiza e concretiza seu fazer pedagógico.
Downloads
References
De Paula, A. P. M. (2023). Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um Lesson Study Híbrido (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas.
Welfort, M. F. (1996). Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos. 2 ed. São Paulo: Espaço Pedagógico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Arinalda Silva Locatelli, Andrey Patrick Monteiro de Paula, Jéferson Muniz Alves Gracioli
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).