Dossiê: Conhecimento e autonomia docente no campo do ensino das Áreas Curriculares
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19519Resumen
No trecho acima, Madalena Freire Weffort (1996) nos apresenta algumas características do sujeito construtor do conhecimento, sujeito esse que se forma num misto de sentimentos e com base na adoção de um olhar pensante. Todavia, a autora nos indica que nem todos têm o domínio desse construto, ou seja,alguns são alijados do seu desejo, do seu fazer e de seu pensamento. Dessa constatação, duas palavras se tornam caras ao trabalho docente, são elas: conhecimento e autonomia, termos que se tornaram eixos da temática da VI edição da Exposição de Metodologias, Alternativas e Tecnologias para o Ensino das Ciências (EXPOMATEC), organizada pelo Curso de Pedagogia do Centro de Educação Humanidades e Saúde (CEHS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e que agora origina o Dossiê: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do ensino das áreas curriculares.
O presente Dossiê configura-se a partilha de estudos, experiências, reflexões, análises, aprendizados e aprendizagens (De Paula, 2023) de docentes e discentes de ensino superior e da educação básica de diferentes localidades e regiões do Brasil, problematizando os múltiplos sentidos de ensinar as ciências na educação básica.
Trata-se de um compêndio de vinte e quatro artigos, selecionados a partir das comunicações orais e relatos de experiência apresentados na VI Expom@tec. As temáticas abordadas formam um mosaico discursivo envolvendo questões sobre educação ambiental; educação-cartográfica; aspectos do ensino sobre astrologia e astronomia; história, educação, materiais e saberes na cultura Apinajé; as contribuições, desafios e potencialidades do Programa Residência Pedagógica e de Projetos Universitários como o Ciclo de Leitura e o GeminAR-te que incidem sobre a formação inicial e continuada de docentes da educação básica; as perspectivas teórico metodológicas no ensino de ciência e tecnologias digitais; a formação do leitor de aluno com deficiência visual; o ensino por investigação como promotor do letramento científico; a construção de brinquedos recicláveis para utilização no curso de Educação Física; a compreensão pedagógica de utilização do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e aspectos reflexivos sobre a ditadura civil-militar brasileira e história e memória da educação.
Os artigos que integram o presente dossiê, tem a construção do conhecimento do ensino das diversas áreas curriculares em sua diversidade teórico-metodológica como foco das discussões apresentadas, primando, pelo fortalecimento e consolidação da perspectiva de autonomia docente, ou seja, a garantia da existência do sujeito docente que deseja, pensa, problematiza e concretiza seu fazer pedagógico.
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Citas
De Paula, A. P. M. (2023). Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um Lesson Study Híbrido (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas.
Welfort, M. F. (1996). Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos. 2 ed. São Paulo: Espaço Pedagógico.
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Derechos de autor 2024 Arinalda Silva Locatelli, Andrey Patrick Monteiro de Paula, Jéferson Muniz Alves Gracioli
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