Editorial: Educação do Campo: Culturas e Territórios
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e20307Abstract
O dossiê Educação do Campo: culturas e territórios reúne reflexões, pesquisas e experiências que problematizam as múltiplas dimensões da vida e da formação nos espaços camponeses, em diálogo com as culturas, saberes e práticas que constituem os territórios do campo. Ao evidenciar a riqueza e a diversidade desses contextos, os artigos aqui reunidos contribuem para compreender a Educação do Campo como um projeto político e pedagógico que ultrapassa os limites da escola, que se articula às lutas sociais, às culturas coletivas e à construção de modos de vida específicos considerando a diversidade territorial presente em nosso país.
Downloads
References
Souza, A. R. de., Cunha, E. C. S., Müller, E. R. (2020). O Grupo de pesquisa “Culturas, parcerias e educação do campo”: Lutas e resistências coletivas. In E. Foerste (Org.), Culturas, parcerias e Educação do Campo (pp. 141–152). Appris.
Caliari, R. (2023). O pesquisador na relação com os espaços e lugares da sua pesquisa. In C. R. Brandão, E. Foerste, & J. Gerke (Orgs.), Metodologia da pesquisa e da formação na Educação do Campo (pp. 49–71). Appris.
Venturim, S. (2020). Formação do professor pela e na pesquisa: Conceitos e experiências em construção. In B. Fichtner et al. (Orgs.), Cultura, dialética e hegemonia: Pesquisas em educação (pp. 179–195). Appris.
Thum, C., & Foerste, E. (2020). Memórias e culturas: Extensão-formação-pesquisa. In E. Foerste (Org.), Culturas, parcerias e Educação do Campo (pp. 141–152). Appris.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ozana Luzia Galvão Baldotto, Maria Isabel Antunes Rocha , Charles Moreto, Erineu Foerste

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).




