Editorial: Educação do Campo: Culturas e Territórios

Auteurs-es

  • Ozana Luzia Galvão Baldotto Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Maria Isabel Antunes Rocha Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Charles Moreto Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Erineu Foerste Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e20307

Résumé

O dossiê Educação do Campo: culturas e territórios reúne reflexões, pesquisas e experiências que problematizam as múltiplas dimensões da vida e da formação nos espaços camponeses, em diálogo com as culturas, saberes e práticas que constituem os territórios do campo. Ao evidenciar a riqueza e a diversidade desses contextos, os artigos aqui reunidos contribuem para compreender a Educação do Campo como um projeto político e pedagógico que ultrapassa os limites da escola, que se articula às lutas sociais, às culturas coletivas e à construção de modos de vida específicos considerando a diversidade territorial presente em nosso país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ozana Luzia Galvão Baldotto, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

.

Maria Isabel Antunes Rocha , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

.

Charles Moreto, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

.

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

.

Références

Souza, A. R. de., Cunha, E. C. S., Müller, E. R. (2020). O Grupo de pesquisa “Culturas, parcerias e educação do campo”: Lutas e resistências coletivas. In E. Foerste (Org.), Culturas, parcerias e Educação do Campo (pp. 141–152). Appris.

Caliari, R. (2023). O pesquisador na relação com os espaços e lugares da sua pesquisa. In C. R. Brandão, E. Foerste, & J. Gerke (Orgs.), Metodologia da pesquisa e da formação na Educação do Campo (pp. 49–71). Appris.

Venturim, S. (2020). Formação do professor pela e na pesquisa: Conceitos e experiências em construção. In B. Fichtner et al. (Orgs.), Cultura, dialética e hegemonia: Pesquisas em educação (pp. 179–195). Appris.

Thum, C., & Foerste, E. (2020). Memórias e culturas: Extensão-formação-pesquisa. In E. Foerste (Org.), Culturas, parcerias e Educação do Campo (pp. 141–152). Appris.

Téléchargements

Publié-e

2025-12-22

Comment citer

Baldotto, O. L. G., Antunes Rocha , M. I., Moreto, C., & Foerste, E. (2025). Editorial: Educação do Campo: Culturas e Territórios . Brazilian Journal of Rural Education, 10, e20307. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e20307

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios