Prácticas pedagógicas de Educación Física en escuelas rurales desde una perspectiva liberadora

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DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19730

Resumen

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo concebir y profundizar la comprensión de las prácticas pedagógicas de la Educación Física en las escuelas del campo con una perspectiva libertadora, fundamentada en las contribuciones teóricas de Paulo Freire y Elenor Kunz. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação participante, entrevistas semiestruturadas e registros em diário de campo, involucrando cinco profesores de Educação Física das escolas do campo do município de Conceição do Castelo/ES. Nos pressupostos teóricos, delineia-se uma trama conceitual apoiada nas contribuições que orientam o estudo de Educação Física sob a perspectiva libertadora. Fica evidente um distanciamento entre las prácticas pedagógicas del Componente Curricular Educação Física y los saberes construidos pelos sujetos al contexto local. Observam-se pequenos avanços nas práticas; Sin embargo, todavía es necesaria una problematización crítica junto a los estudiantes acerca de las fragilidades y potencialidades que emergen en el cotidiano escolar. Diante disso, destaca la necesidad de promover estudios y acciones que contribuyan a caracterizar y fortalecer esa modalidad educativa en el territorio del campo, asegurando una educación transformadora, pautada en experiencias formativas que favorezcan la reflexión, el diálogo y la emancipación.

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Biografía del autor/a

Silvana Martins de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Mestre no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPGPE/CE/UFES, na Linha "Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar". Pós graduada em Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá e em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José em Cachoeiro de Itapemirim, atual Centro Universitário São Camilo, (2001). Experiência na área da Educação como professora do Núcleo Comum nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Componentes Curriculares Específicos nos Anos Finais e Ensino Médio. Experiência como Técnica Educacional (Pedagoga) nos Anos Finais do Ensino Fundamental e como Coordenadora Municipal de Programas Federais.

Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. É Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar, na linha de pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". Pesquisadora na área de Educação Popular na perspectiva de Paulo Freire, Educação do Campo e Movimentos Sociais do Campo. Atualmente é docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES) e é uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF - UFES). Atua como docente do Mestrado Profissional em Educação da UFES. Membro no Comitê Estadual de Educação do Campo do Espírito Santo (COMECES). Membro do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GT PAUA) na Associação de Docentes da UFES (ADUFES).

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Publicado

2025-12-22

Cómo citar

Martins de Carvalho, S., & Monteiro do Amaral, D. (2025). Prácticas pedagógicas de Educación Física en escuelas rurales desde una perspectiva liberadora. Revista Brasileña De Educación Rural, 10, e19730. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19730

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios